Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco


O presidente Lula e o governador Eduardo Campos participaram do evento.

O Estaleiro Atlântico Sul, empresa associada do Simmepe, realizou, no último dia 11, a cerimônia do primeiro “Batimento de Quilha”. O evento marcou o início da construção do primeiro navio petroleiro Suezmax 1, do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro, e também o início das operações do dique seco.

A solenidade contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador Eduardo Campos. Também participaram do evento o presidente do Simmepe, Sebastião Pontes, o vice, Alexandre Valença, e o secretárioexecutivo, Girley Brazileiro.

Em abril de 2010, deverá ficar pronto o primeiro navio petroleiro. Também no próximo ano, serão entregues, no mês de agosto, os módulos do casco da plataforma P-55.

O Batimento de Quilha integra os rituais milenares da construção naval. Na cerimônia, um bloco da embarcação é colocado no Dique Seco na posição que irá ocupar no eixo central do casco do navio. No caso do Suezmax 1, será movimentado o bloco K-13, de 15 por 15 metros, dois metros de altura e 150 toneladas. O bloco foi posicionado com uma moeda no fundo do dique, seguindo a tradição de proteger a embarcação das forças sobrenaturais.

Além do Batimento de Quilha, dois outros eventos estão previstos no cronograma de construção do Suezmax 1. O próximo será o lançamento ao mar do petroleiro, no início de 2010. O último será a entrega do navio ao armador (a Transpetro) em abril do próximo ano.

Dique Seco

O Batimento de Quilha do Suezmax 1 marcou também a entrada em operação oficial do Dique Seco do EAS, principal estrutura do Estaleiro. O dique terá 400 metros de extensão, 73 metros de boca e 12 metros de profundidade, quando estiver concluído. Essas dimensões permitem a produção de embarcações com até 500 mil toneladas de porte bruto.

O estaleiro

O Estaleiro Atlântico Sul, com capacidade de processamento de 160 mil toneladas de aço por ano e um terreno de 160 hectares, envolve investimentos de R$ 1,4 bilhão e será a maior e mais moderna planta de construção naval do hemisfério sul quando estiver operando plenamente. Com equipamentos similares aos existentes nos mais avançados estaleiros do mundo, o Atlântico Sul integra o seleto time da quarta geração da indústria naval. Atualmente, 75% do EAS estão construídos e o número de postos de trabalho é de três mil. Até o final de 2010, esse número tem previsão de chegar a 5 mil. Outros 25 mil empregos indiretos serão gerados pelas empresas que irão constituir o futuro cluster naval de Pernambuco.

Codistil fornecerá tanques para a Refinaria

A empresa é a maior do Norte/Nordeste no segmento de caldeiraria

A Codistil Nordeste, empresa associada ao Simmepe, produzirá cerca de 25 tanques dos 61 que serãofornecidos para a Refinaria Abreu e Lima, por meio do Consórcio TAG. O acordo, no valor de R$ 14 milhões, foi assinado durante a segunda etapa do 1º Encontro de Negócios, promovido pela Petrobrás em parceria com o Codistil fornecerá tanques para a Refinaria Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, no dia 20 de agosto, no stande da Petrobras, nas instalações da Fiepe.

De acordo com o gerente geral da Codistil, Luiz Augusto Figueiredo, o fornecimento dos tanques, queserão produzidos pela empresa pernambucana, está associado diretamente com a valorização que a Petrobras,

em conjunto com o Fiepe e o Sebrae, tem depositado nas empresas locais. Ele também destaca o empenho do Consórcio TAG, por meio do seu diretor Mário Sidrim, que acreditou na capacidade da Codistil para a fabricação dos equipamentos.

Para a construção dos tanques, serão utilizadas 6 A mil toneladas de aço, o que corresponde a mil placasde 12 metros de comprimento. Os taques maiores chegarão a 70 metros de diâmetro e osmenores a quatro metros. “Devido às suas grandes dimensões, os equipamentos maiores serão levados desmontados à Refinaria”, conta Figueiredo.
Além dos tanques, a Codistil, maior empresa de caldeiraria do Norte/Nordeste e pertencente ao Grupo Dedine S.A. Indústrias de Base, também fabrica cervejarias, destilarias de álcool, refinarias de açúcar, vasos de pressão, colunas de destilação, plantas de biodiesel e equipamentos de caldeiraria, entre outros produtos.
Segundo o gerente geral, além deproduzir tanques para a Refinaria Abreu e Lima, a empresa também está preparada para fornecer produtos para o Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A Codistil, que possui 410 funcionários, tem capacidade deprodução de 70 mil horas/homens por mês. A empresa opera 24 horas por dia.

Investimentos em Pernambuco atraem expositores para a Mecânica Nordeste

As indústrias de bens de capital que planejam ampliar seus mercados no Nordeste terão muitas oportunidades de negócios na Feira Mecânica Nordeste – Fimmepe 2009, que será realizada de 27 a 30 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A Fimmepe, feira destinada às indústrias metal-mecânicas e eletro-eletrônicas, é o mais importante evento destinado ao segmento industrial do Norte/Nordeste. Na edição de 2009, o evento contará mais uma vez com a participação do estaleiro Atlântico Sul, que estará com estande no pavilhão de exposição com o objetivo de captar fornecedores de produtos e serviços para o empreendimento. Além disso, técnicos da Refinaria Abreu e Lima estarão proferindo palestras, durante o evento, sobre como se tornar um fornecedor.

O evento também contará com a participação das principais indústrias de máquinas, equipamentos e ferramentas do País, que planejam aproveitar o momento de expansão vivido pelo mercado nordestino em razão da implantação dos grandes projetos, como o estaleiro e a refinaria.

 “O Nordeste é um mercado em expansão. O seu potencial em médio e curto prazo é enorme, sobretudo em função dos altos investimentos que estão sendo Seminário marcará comemoração de 75 anos do indicato Sindicato de Manaus associa-se à Coalizão Empresarial N/NE Atlântico Sul realiza cerimônia de primeiro “Batimento de Quilha” feitos na Região”, diz o representante da Deb’Maq para o Nordeste, inícius Santana. Segundo ele, o volume de máquinas vendidas na região tem crescido significativamente, inclusive de máquinas de maior porte. “Participar da Fimmepe é estar em contato com empresas de toda a Região”.

A White Martins já está participando de todos os grandes empreendimentos que estão se instalando em Pernambuco. De acordo com o gerente de desenvolvimento e vendas do Norte/Nordeste, Onildo Ferraz, a Fimmepe tem sido um importante instrumento de divulgação dos produtos da empresa. “Temos fechado muito negócios por conta dos contatos que são feitos durante a Mecânica Nordeste”.

A Metal Cym, empresa fabricante de equipamentos para jateamentos, também já está com espaço garantido na feira. De acordo com o diretor Gustavo Cominato, a Fimmepe é a ferramenta ideal para ampliar a capacidade de venda da empresa no Nordeste. Para ele, o mercado da região é muito grande e tende a se ampliar mais ainda. “As expectativas são maravilhosas com a implantação do Estaleiro Atlântico Sul e das refinarias no Nordeste. Por isso, acreditamos no incremento de vendas”.

Contando com a participação a mais de 300 expositores, a feira, que completa 15 anos em 2009, sempre recebe a visita de um público qualificado composto por empresários, engenheiros e técnicos. “Isso significa oportunidades concretas de fechamento de negócios”, afirma Sebastião Pontes, presidente do Simmepe, entidade realizadora do evento.

A feira deste ano traz ainda uma novidade importante para os visitantes, que é o Salão da Indústria Eletro-Eletrônica – SIEE. Trata-se de uma área específica, onde as empresas do segmento irão concentrar seus estandes.






Simmepe propõe programa ao BNDES

Proposta visa ao apoio ao Polo Naval que está sendo criado com a instalação do estaleiro

O Simmepe vai apresentar ao BNDES uma proposta para criação de um programa especial para apoiar o desenvolvimento dos Pólos Naval e de petróleo e gás que estão surgindo em Pernambuco, com foco oegmento da Indústria Eletro-Metal- Mecânica. A idéia principal é capacitar as empresas locais a fim deque as mesmas possam integrar as novas cadeias produtivas que têm como base a implantação de estaleiros e da refinaria de petróleo.

No último dia 10 de setembro, em reunião com diretores do BNDES realizada na sede do banco, no Rio de Janeiro, o vice-presidente do Simmepe, Alexandre Valença, e o secretário-executivo, Girley Brazileiro, fizeram uma exposição de motivos detalhada sobre a importância do setor e seu potencial de desenvolvimento. Eles destacaram, ainda, a necessidade da disponibilização de linhas de crédito destinadas especialmente para financiar a modernização tecnológica das empresas, a capacitação dos empresários e especialização de técnicos de nivel superior, já que os empregados de nivel básico vêm tendo assistência e capacitação, por meio de outros programas especificos.

Segundo Alexandre Valença, os executivos do BNDES mostraram-se bastante receptivos à ideia e solicitaram a ormulação de uma proposta objetiva para que a ela seja analisada pela diretoria do Banco.

“Esta é mais uma ação do Simmepe que tem se empenhado em criar oportunidades JANEIRO | FEVEREIRO 2009 Simmepe propõe programa ao BNDES de capacitação, a fim de que suas empresas associadas possam participar desse importante momento de crescimento e desenvolvimento do setor metal-mecânico de Pernambuco”, disse Girley Brazileiro.

Linhas de crédito do BB

O superintendente regional do Banco do Brasil, Humberto Miguel Freire, fará uma palestra para empresários e executivos de empresas associadas do Simmepe com o objetivo de apresentar as linhas de crédito da instituição. A data do evento será divulgada em breve. “Nossas alternativas de crédito podem constituir um importante instrumento para as empresas alcançarem seus objetivos”, afirmou Freire. Segundo ele, os financiamentos oferecidos pelo BNDES, como o Finame e o Cartão BNDES, estão com taxas de juros bastante atrativas e podem ser muito úteis para as empresas interessadas em investir na modernização.

RM Eólica se instala no Complexo de Suape

Paulo Cavalcante e Moacir Queiroz

Até março de 2010, será inaugurada, no Complexo Industrial e Portuário de Suape, a RM Eólica Pernambucana, fabricante de torres para geradores de energia eólica. A indústria, que já se associou ao Simmepe, terá, na primeira fase de implantação, uma capacidade para produzir até 200 torres por ano e vai empregar 120 funcionários. A RM pertence ao grupo espanhol Gonvarri, que atua na área de centro de serviços e distribuição de aço. A sede é em Madri, e a filial brasileira instalada no Paraná. O gerente de Desenvolvimento Organizacional da Gonvarri, Paulo Cavalcante, e o executivo Moacir Queiroz visitaram o Simmepe no último dia 2 de setembro, onde foram recebidos pelo vice-presidente Alexandre Valença e o secretário executivo Girley Brazileiro.

Seminário comemora 75 anos do Simmepe

Discutir a importância histórica e atual da cadeia industrial eletro-metal-mecânica para o desenvolvimento econômico do Estado de Pernambuco, sua contribuição para o complexo industrial regional do Nordeste e perspectivas para as próximas décadas é a proposta do Seminário “75 anos Trabalhando por Pernambuco”, que marcará o Jubileu de fundação do Simmepe.
Também como parte das comemorações do aniversário do Simmepe, será realizado, no dia 28 de setembro, um jantar solene para convidados.

Presidente da refinaria quer divulgar Suape

Mário Conte, Raimundo Ferreira, Alexandre Valença, Marcelino Gomes, Girley Brazileiro e André Mozetic

O presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Gomes, convocou o Simmepe para participar ativamente do esforço de divulgar o potencial do Estado de Pernambuco para receber investimentos. Para ele, o setor eletro-metal-mecânico pode exercer um papel de grande importância no processo de atração de novos empreendimentos. “Suape é ainda muito desconhecido. Precisamos correr o mundo e promover o local. A vez é agora. Se deixarmos
para depois, corremos o risco de perder a oportunidade”, ressaltou. A afirmação do presidente da refinaria foi feita no último dia 19 de agosto, durante reunião com uma comitiva do Simmepe realizada na sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro.

A comitiva, que visitou o presidente da refinaria para convidá-lo a participar do Seminário comorativo dos 75 anos do Simmepe, foi integrada pelo vice-presidente Alexandre Valença; o diretor Mário Conte; o secretário- executico Girley Brazileiro e o empresário Raimundo Ferreira (Arclima).

Navalshore

Sindicato de Manaus adere à  Coalizão Empresarial

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus -SIMMMEMA é o mais novo associado da Coalizão Empresarial do Setor Eletro-Metal-Mecânico do Norte/Nordeste.A adesão ocorreu na última reunião da entidade, realizada na capital do Amazonas no dia 7 de agosto. Na ocasião, os representantes do Sindicato da Indústria da Construção Naval de Manaus também manifestaram interesse em integrar o movi- mento, o que deverá acontecer na próxima reunião, que ocorrerá, no Recife, em outubro.encontro teve como anfitriões o Sindicato de Manaus adere à Coalizão Empresarial presidente do sindicato local e o vicepresidente da FIEAM, Athaydes Mariano Felix e contou com a participação

de lideranças dos sindicatos de Pernambuco, Bahia, Ceará e Pará. O Simmepe foi representado pelo vice-presidente, Alexandre Valença, e pelo secretárioexecutivo, Girley Brazileiro.
Como parte da programação, os empresários tiveram a oportunidade de conhecer o distrito industrial da Zona Franca de Manaus, visitando a fábrica de motos Yamaha e a de componentes no polo naval do município.