Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Estaleiro captará fornecedores na Feira Mecânica Nordeste

Segundo o presidente do EAS, a empresa já conta com encomendas de 22 navios o que garante a utilização de 100% de sua capacidade de produção até 2015. Essas embarcações, conforme explicou, necessitam ter pelo menos, 65% de componentes nacionais. “Em razão disso, consideramos importantes contarmos com fornecedores locais. Estamos sempre abertos a realizar novos contatos e a prestar todas as informações que sejam úteis para que as empresas possam se qualificar para atender às nossas demandas”, afirma Bellelis.

Ele ressaltou ainda que a Mecânica Nordeste será uma boa oportunidade para as empresas interessadas fazerem contato com o estaleiro. “Estaremos na feira com o nosso pessoal de compras para atender os possíveis fornecedores”, revela.

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que está sendo implantado no Complexo Industrial e Portuário de Suape, estará concluído até o final deste ano. Já em abril de 2010, será entregue o primeiro navio petroleiro Suezmax. Também no próximo ano, serão entregues, no mês de agosto, os módulos do casco da plataforma P-55.

A implantação do projeto tem contribuído para o fortalecimento e a expansão da indústria eletro-metal-mecânica do Nordeste.

Atualmente, o EAS já conta com mais de 30 fornecedores da região e a tendência é que esse número se mantenha em crescimento. “Inicialmente, implantamos uma estrutura de produção bastante verticalizada, mas depois que o estaleiro estiver em plena atividade nós deveremos reestudar isso a fim de identificar as operações e serviços que poderão ser terceirizados”, afirmou.

“Este é um momento muito importante para a indústria eletro-metalmecânica. Por isso, as empresas da região precisam estar atentas às oportunidades que estão surgindo e buscar a capacitação necessária para não ficar fora do processo de expansão que o setor está experimentando a partir da criação do polo naval”, afirma Sebastião Pontes, presidente do Simmepe.





Feira atrai principais indústrias do País

As principais indústrias do Brasil do segmento de bens de capital estarão participando da 15ª Feira Mecânica Nordeste – Fimmepe 2009, que será realizada de 27 a 30 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento é direcionado para os empresários do setor eletro-metal-mecânico interessados em ampliar ou modernizar sua indústria e, inclusive, preparar sua empresa para integrar as cadeias produtivas dos setores naval e petrolífero que estão sendo criadas em Pernambuco.

A Fimmepe é também a oportunidade para as empresas ampliarem a visibilidade de suas marcas no Norte/Nordeste, uma vez que é considerada a maior e mais importante feira da região em seu segmento. A cada ano, o número de expositores e a quantidade de produtos apresentados têm atraído milhares de visitantes de Pernambuco e de outros Estados para conhecer os últimos lançamentos em tecnologias destinadas ao setor industrial.

O parque industrial do Nordeste tem se apresentado como um mercado em contínua expansão. Uma prova disso são os projetos estruturadores, como o Estaleiro Atlântico Sul e a Refinaria de Petróleo Abreu e Lima, que estão se instalando em Pernambuco. Em função desse crescimento, as indústrias da região têm investido cada vez mais na modernização e ampliação de seus parques fabris, a fim de não ficarem fora desse surto expansionista. “De olho nessa realidade, muitas indústrias de bens de capital estão aproveitando a Feira Mecânica Nordeste para conquistar esse mercado em crescimento”, afirma Sebastião Pontes, presidente do Simmepe, promotor do evento. Segundo ele, a feira recebe a visita de um público qualificado composto por empresários, engenheiros e técnicos. “Isso significa oportunidades concretas de fechamento de negócios”, afirma.

Uma das novidades da Fimmepe, este ano, será o Salão da Indústria Eletro-Eletrônica – SIEE. Trata-se de uma área específica onde as empresas do setor irão concentrar seus estandes como forma de facilitar a visitação do público.

Entre os setores industriais representados na feira, estarão os segmentos de engenharia industrial, manutenção industrial, material elétrico, automação industrial, peças de reposição, lubrificantes e equipamentos em geral. “Tudo isso vai garantir aos visitantes da Fimmepe um ambiente propício à realização de negócios, além de proporcionar uma variada gama de soluções adequadas para seus empreendimentos”, afirma André Mozetic, diretor da Greenfield Business Promotion, empresa responsável pela comercialização do evento.





Sindicato organiza missão a Angola

O Simmepe, atendendo à demanda de empresas associadas, está organizando uma missão empresarial a Angola, país que atualmente se encontra em franca expansão econômica devido a um amplo programa de reconstrução iniciado após anos de guerra civil. “Vamos em busca de identificar oportunidades de negócios em um mercado bastante promissor. Inúmeras empresas pernambucanas já atuam com sucesso em Angola, onde o produto brasileiro é bem aceito”, afirma Girley Brazileiro, secretário-executivo do Simmepe e coordenador técnico da missão.

Doze empresas se inscreveram para participar da missão. São elas: Agira, Máquinas Piratininga, Utipec, Polifrio, Metalgil, Almec, Elevadores Wollk, Oásis Industrial, Metalmor, Aerotec, Kronorte e Expocenter.

A formatação do projeto tem requerido diversas articulações e reuniões envolvendo os candidatos a integrante da missão, representantes diplomáticos no Brasil e em Angola e entidades apoiadoras (SEBRAE, IEL, CIN e Fiepe).

Em reunião realizada em São Paulo, o secretário-executivo do Sindicato, Girley Brazileiro, entregou o material promocional das empresas participantes ao representante comercial da Embaixada de Angola, ministro Mateus Barros.

Na ocasião, ficou definido que serão articulados encontros com representantes dos ministérios angolanos do Comércio, da Indústria e da Agricultura. Também está programado um seminário com a presença de representantes da Câmara de Comércio e Indústria, Associação Industrial e Agência Nacional das Instituições Privadas de Angola.

No Recife, Brazileiro reuniu-se com o embaixador Isnard Penha Brasil, do Escritório das Relações Exteriores no Nordeste – ERENE, a fim de solicitar apoio para a missão em Angola. Como resultado desse encontro, a representação do Itamaraty no Nordeste garantiu que a Embaixada do Brasil em Luanda, capital de Angola, estará de prontidão para dar o suporte institucional aos empresários pernambucanos.





Simmepe comemora 75 anos em 2009

O sindicato foi fundado em 1934

No próximo mês de setembro, o Simmepe completará 75 anos de existência como entidade representante dos legítimos interesses da indústria metal-mecânica e eletro-eletrônica de Pernambuco. Como parte das comemorações do aniversário, será lançado um livro sobre a história da entidade. A festa que marcará a passagem da data será realizada no mês de dezembro.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco – Simmepe foi fundado em 5 de setembro de 1934, sob a denominação de Syndicato dos Proprietários de Officinas Metallúrgicas em Recife. Pela dimensão do seu quadro de associados, o Simmepe, atualmente, situa-se entre os três grandes sindicatos patronais de Pernambuco. Sua importância decorre, sobretudo, da contribuição dos setor eletro-metal-mecânico para o conjunto da atividade econômica industrial do Estado.

Moura faz história da indústria brasileira

Edson Mororó Moura: Uma trajetória brilhante

Este ano, Pernambuco despediu-se de um grande nome da sua história empresarial. Edson Mororó Moura, diretor presidente da Empresa Acumuladores Moura S.A. e vice-presidente do Simmepe, desenvolveu, ao longo de sua vida, uma trajetória brilhante no setor industrial de Pernambuco e do Brasil.

Sua empresa, fundada no quintal de uma casa em Belo Jardim, no ano de 1957, época em que apenas um carro circulava pela cidade, transformou-se na maior indústria de baterias do País. Seus produtos equipam metade dos carros que são produzidos nacionalmente. Ao todo, são quatro milhões de baterias produzidas por ano pela Moura, que também são exportadas para Argentina, Porto Rico, Reino Unido, Paraguai, Uruguai e países do Caribe.

Além de cinco fábricas, a empresa possui atualmente um escritório em Jaboatão dos Guararapes, uma assistência em Belo Horizonte e 65 pontos de distribuição no Brasil e outros países. Quem conheceu Edson Mororó Moura diz que trabalho era seu nome. Cerca de dois mil funcionários vivem hoje dos frutos de um sonho cultivado por ele ao longo de sua vida.

Nos últimos anos, a Moura diversificou produtos e ampliou seu portfólio. Para veículos automotivos, existe a Bateria Inteligente. Para aplicações náuticas, a Linha Moura Boat. Para telecomunicações, nobreaks e reserva de energias alternativas, a Linha Moura Clean e para atender à demanda do mercado logístico, a Moura lançou a linha Log. São três produtos diferentes para equipar veículos movidos a diesel, tracionários, empilhadeiras e máquinas elétricas de pequeno, médio e grande porte.

Edson Mororó tinha 79 anos quando morreu em janeiro deste ano. Seu funeral ocorreu no Cemitério de Belo Jardim, após uma missa na capela do colégio Diocesano. Um dia antes, dezenas de políticos, empresários, amigos e familiares despediram-se de Mororó na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

“Moura deixou uma contribuição inestimável para o fortalecimento da indústria eletro-metal-mecânica de Pernambuco. Sua trajetória será sempre uma referência para os empreendores de Pernambuco e do Brasil. Sua ausência deixa uma grande lacuna no nosso sindicato”, afirma o presidente do Simmepe, Sebastião Pontes.

Prevenção é sinônimo de qualidade e inovação

A empresa dispõe de campo de treinamento na área de combate a incêndio

A Prevenção Industrial, que atua no mercado desde 1980, iniciou o processo de certificação em 2007. No inicio deste ano, obteve a Certificação ISO 9001:2000 como resultado dos investimentos e dos esforços visando oferecer produtos e serviços de qualidade.

Atualmente, a empresa, além da certificação de sistema de qualidade, possui outras seis certificações de produtos: Fabricação de Extintores; Fabricação de Porta Corta-Fogo; Fabricação de Pó Químico; Manutenção em Extintores; Requalificação em Cilindros de GNV e Teste Hidrostático em Cilindros de Alta Pressão.

Este ano, a Prevenção, que faz parte do quadro de associadas do Simmepe, lançou no mercado a Porta Corta-Fogo (PCF) para Saída de Emergência. O produto possui como mecanismo de abertura um eixo vertical e é constituído por duas bandejas com núcleo de manta cerâmica, que atende às características da norma NBR 11742, impedindo ou retardando a propagação do fogo e calor de um ambiente para outro.

A empresa também realiza serviços de instalação e manutenção em sistemas de iluminação de emergência, de detecção e alarme, de instalação, manutenção e automação de bombas de incêndio; de testes hidrostáticos em cilindros para mergulho, ar respirável e oxigênio, além de serviços de elaboração de projetos de combate a incêndio. Com instrumentos para a realização de cursos de capacitação profissional, a empresa dispõe de sala de aula com show room e campo para treinamento na área de combate a incêndio.

A Prevenção é credenciada pelo Inmetro – Certa Qualidade, CREA e Corpo de Bombeiro de Pernambuco e também faz parte do projeto Prometal 2. O programa, desenvolvido pela Federação das Indústrias de Estado de Pernambuco – Fiepe/ Instituto Euvaldo Lodi – IEL, em parceria com o Simmepe e o Sebrae, tem como objetivo fortalecer o setor industrial, as entidades sindicais e a cultura de associativismo, além de melhorar a qualificação de mãodeobra por meio de cursos de capacitação, modernizar a gestão das empresas e ampliar o acesso a mercados locais, nacional e internacional.

Novo 1º secretário

O empresário Miguel Medeiros, que estava como 2º secretário na diretoria do Simmepe, assumiu o cargo de 1º secretário. Ele ocupa o posto em substituição ao diretor Breno Albuquerque, que solicitou desligamento por motivo de transferência para os Estados Unidos. A Breno, todos os que fazem a diretoria do Simmepe, desejam muito sucesso nos novos desafios de sua carreira empresarial.

Estande na Feimafe

Durante a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura – FEIMAFE, que será realizada de 18 a 23 de maio, em São Paulo, o Simmepe estará com um estande de divulgação da Mecânica Nordeste – Fimmepe 2009, que servirá também como ponto de apoio para os associados do Sindicato que estiverem visitando a feira para conhecer as novidades do setor metal-mecânico.