Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Mecânica Nordeste 2008 recebe público qualificado

A 14ª edição da Fimmepe 2008 – Mecânica Nordeste trouxe resultados bastante positivos para expositores e visitantes. Os representantes das empresas expositoras de todo o País se surpreenderam com o fluxo de pessoas registrado nos cinco dias de feira. “Um público qualificado, composto por empresários, engenheiros, técnicos e estudantes, garantiu a conquista de novos clientes e abriu oportunidades concretas de negócios futuros”, afirmou Sebastião Pontes, presidente do Sindicato das Indústrias Eletro-Metal-Mecânicas de Pernambuco (Simmepe), entidade realizadora do evento. A feira também recebeu a visita de autoridades governamentais e líderes empresariais como o presidente da Agência de Desenvolvimento do Governo do Estado (AD-Diper), Jenner Guimarães; o presidente da Federação das Indústrias (Fiepe), Jorge Corte Real, e o representante da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Newton Silva Araújo.

A Fimmepe mostrou-se, mais uma vez, como uma oportunidade única no Norte-Nordeste de se entrar em contato com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para o segmento da indústria eletro-metal-mecânica. Os visitantes puderam encontrar motores elétricos, sistemas de automação, componentes e máquinas para trabalhar metal, além de ferramentas e uma série de outros equipamentos direcionados tanto para as áreas de produção quanto para manutenção da industrial.

Este ano, um público de aproximadamente 15 mil pessoas compareceu ao Centro de Convenções de Pernambuco, no período de 20 a 24 de outubro, atraído pela diversidade e qualidade dos produtos em exposição. A estimativa é de que foram realizados cerca de R$ 90 milhões em negócios.

Além disso, várias empresas aproveitaram a Fimmepe para realizar palestras e seminários sobre as novidades do mercado e as novas tecnologias empregadas em seus segmentos de atuação.

Uma das participações de destaque na feira deste ano foi a do Estaleiro Atlântico Sul, em implantação em Pernambuco. Mais uma vez, a empresa, por meio do seu estande instalado na feira, realizou um trabalho de aproximação com a indústria eletro-metal-mecânica com o objetivo de identificar potenciais fornecedores de produtos e serviços para sua linha de produção de navios e plataformas petrolíferas.

Segundo André Mozetic, diretor da Greenfield Business Promotion, empresa responsável pela comercialização do evento, no próximo ano a Mecânica Nordeste terá ampliadas às áreas destinadas aos setores de manutenção industrial e de estruturas, a fim de atender à demanda de novos fornecedores que chegam atraídos não só pelo estaleiro, mas também pela Refinaria de Petróleo Abreu e Lima. Além disso, devido ao grande sucesso registrado este ano, os expositores de produtos destinados à indústria eletro-eletrônica ganharão, em 2009, um salão específico para os produtos desse segmento.

O BNDES e o Banco do Nordeste estavam com estandes na Fimmepe 2008 para prestar informações sobre os seus produtos e serviços, além de assistência aos empresários interessados em obter financiamento para aquisição de produtos expostos na feira. As linhas de crédito destinavam-se à aquisição de máquinas e equipamentos de qualquer valor. Os empréstimos também estavam disponíveis para empresas de todos os portes.













Expositores comemoram resultados da feira

A mecânica Nordeste – Fimmepe atraiu expositores de vários Estados do País. Indústrias metal-mecânicas e eletro-eletrônicas de segmentos diversificados aproveitaram a feira para divulgar suas marcas e realizar negócios.

No depoimento de empresários e executivos, pode-se constatar a força da Fimmepe como importante instrumento de apoio no processo de comercialização de produtos e serviços industriais.

Visando ampliar a clientela no mercado nordestino, a Fluir Automação esteve pela primeira vez na Fimmepe e aprovou a organização do evento. A empresa, fabricante de cilindros e válvulas elétricas, comercilaiza também filtros e lubrificadores para ferramentas pneumáticas. “Nossa empresa ainda não era conhecida na cidade. Foi uma ótima oportunidade de fazer muitos contatos. Muita gente ficou interessada na representação e distribuição”, afirma Carlos Beltrami, diretor comercial.

A participação da Deb’Maq na Fimmepe já é tradição e não diferiu dos anos anteriores, pois as expectativas foram atendidas. O investimento para a feira tem sido lucrativo, de acordo com Edson Moraes, supervisor de vendas. A Deb’Maq, que produz furadeira radial, serra de fita, tornos universais e fresadora, tem representações em todos os Estados brasileiros e, pensando em ampliar o atendimento à indústria local, já garante participação na feira do próximo ano.

Durante a Fimmepe, o Sindileq apresentou os produtos e serviços dos seus associados, especialmente para as construtoras e indústrias que estão se instalando em Pernambuco. Para Paulo César, presidente sindicato, é importante aproveitar o momento em que o Estado está recebendo investimentos estruturadores e realiza grandes obras. “O principal ganho para nós é a visibilidade que a feira proporciona para as empresas associadas, mostrando os equipamentos disponíveis e fortalecendo a marca também do Sindileq”, acrescenta ele.

A empresa paulista Acústica Ambiental também se fez presente entre os estandes da Fimmepe para apresentar ao público nordestino seus serviços. A empresa, que tem clientes no Brasil e no exterior, dispõe de isolamento e tratamento acústico interno para máquinas, geradores e compressores, além de tratamento térmico para água quente e gelada. Na opinião do diretor técnico, Fábio Batista, a primeira participação no evento valeu a pena. “Fomos bem-recebidos e gostamos muito. Não esperávamos fazer vendas no evento, apenas prospectar clientes. Por isso, posso dizer que os resultados foram muito positivos”.

A Atlas Copco dispõe de produtos e serviços que abrangem equipamentos de ar e gás comprimido, geradores e ferramentas industriais. Há 130 anos no mercado, a experiente empresa foi mais uma das expositoras naMecânica Nordeste que saiu satisfeita com o padrão de organização da feira e a visitação que recebeu durante os quatro dias do evento. De acordo com André Brito, gerente de linha de negócios, os resultados foram positivos: “Vendemos algumas máquinas e, principalmente, fizemos bons contatos”.

Expondo pelo segundo ano consecutivo, a Nortel, que comercializa materiais elétricos, rolamentos, painéis e ferramentas, comemora o sucesso dos cinco dias do evento: “A feira estava mais organizada, foi muito bem divulgada e, conseqüentemente, a visitação foi maior. Estamos satisfeitos”,revela o gerente Tarcísio Pereira, que contabiliza um lucro final em torno de cem mil reais. Ele conta ainda que a empresajá garante a presença no evento em 2009.

"Achamos a estrutura maravilhosa e recebemos muitos clientes interessados. Vamos embora com a perspectiva de muitas vendas futuras”. Com essas palavras, Christian Witzke, diretor da Witzke Gravações Industriais, define a participação da sua empresa na Feira Mecânica Nordeste 2008. Há mais de dez anos no mercado, a fábrica produz máquinas para gravação de marcas sob encomenda e fornece seus produtos para as principais indústrias do País.

Empresa focada em soluções de energia confiável, a CP Eletrônica, presta consultoria e fornece equipamentos para empresas que não podem sofrer interrupções no fornecimento de energia. Em sua estréia na Metal Mecânica, o coordenador comercial, Luiz Daitx, faz uma boa avaliação ao final dos cinco dias do evento. “A intensão foi conhecer o público nordestino, apresentar nosso produto e serviços e aproximar nossa fábrica do consumidor. Os investimentos nessa participação atenderam nossas expectativas. Já estamos pensando em participar no próximo ano”, afirma ele.

A Fraend, organismo de treinamento reconhecido pela Associação Brasileira de Ensaios Não-Destrutivos e Inspeções – ABENDE – apresentou ao público da Fimmepe os cursos de inspeção de soldagem em diversas modalidades de que dispõe. As capacitações são destinadas às empresas de fabricação e montagem industrial e aos estudantes que desejam uma inserção nesse mercado.
João Batista, diretor da empresa, afirma que foi uma grande satisfação receber os visitantes e divulgar os serviços. Além disso, elogiou a estrutura da feira. “A organização não deixou nada a desejar. Com certeza estaremos aqui no próximo ano e com um estande ainda maior”, enfatiza ele.

Há 15 anos no Brasil, a Pro Energy é fornecedora de compressores e plantas de nitrogênio. O executivo Raphael Souza elogia a organização do evento e conta que, para a empresa, foi bastante proveitosa a participação, tanto que a Pro Energy já garantiu a presença em 2009.

“Saímos com perspectivas de grandes negócios”. Esse é o balanço que Kleber Almeida, diretor da Ferrusi, faz da participação na feira. A empresa fornecedora de ferramentas de usinagem, da marca Mitsubish, já passou pela feira mais de cinco vezes.















Empresas aderem ao programa de capacitação

Dezoito empresas já aderiram ao programa de capacitação para pequenos e médios empresários desenvolvido em execução pelo Simmepe. O objetivo é prepará-los para integrar as cadeias produtivas naval e de petróleo e gás que estão sendo criadas em Pernambuco a partir da implantação do Estaleiro Atlântico Sul e da Refinaria de Petróleo Abreu e Lima.

As empresas assinaram um termo de adesão durante encontro realizado na sede do Sindicato, no dia 3 de novembro, com o objetivo de colher sugestões para formatação de programa de capacitação.

O próximo passo será a realização de um diagnóstico para identificar as etapas que cada empresa necessitará cumprir para estar apta a se tornar fornecedora do Estaleiro. Esse trabalho será realizado por consultores do Sebrae-PE e não terá custos para os empresários.

Atividades

De acordo com o resultado dos diagnósticos, serão realizadas diversas atividades visando atender às necessidades das empresas. Entre elas estão seminários, workshops, visitas técnicas, consultorias e missões empresariais a feiras e pólos industriais dos setores naval e petrolífero. Segundo o presidente do Simmepe, Sebastião Pontes, o programa ainda está aberto à adesão de novas empresas.

A reunião para formatação do programa contou com a participação do consultor do IEL, Cláudio Marinho, que coordenou os trabalhos. Também participaram representantes do Senai, Sesi e Itep, instituições parceiras do Simmepe no desenvolvimento do projeto de capacitação empresarial. O programa também contará com recursos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Demandas

No caso específico do estaleiro, Pontes destaca que serão demandados inúmeros produtos e serviços da indústria eletrometal-mecânica. Entre eles figuram tubos,barras metálicas, perfis metálicos, ferramentaria, material elétrico em geral, conexões, caldeiraria e galvanização. “As empresas do Estado precisam estar atentas às oportunidades que estão surgindo e buscar a capacitação necessária para não ficar fora do processo de expansão que o setor está experimentando”, afirma o presidente do Simmepe.

Além disso, está rogramado um encontro, na sede do sindicato, entre o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes Gomes, e empresários da indústria local. O objetivo será discutir a possibilidade de inserção das empresas do Estado na cadeia produtiva do pólo de petróleo e gás.






Coalizão Empresarial reúne-se no Recife

Representantes dos sindicatos da Bahia e Ceará estiveram no Recife nos dia 23 e 24 de outubro para mais uma reunião da Coalizão Empresarial do setor eletro-metalmecânico para o Norte e Nordeste. Como parte das programações, o grupo, acompanhado por integrantes da diretoria do Simmepe, visitou, no dia 23, a Siderúrgica Simisa, o Estaleiro Atlântico Sul e o Terminal de Contêineres do Complexo Industria e Portuário de Suape.

Participaram da comitiva Sebastião Pontes, presidente do Simmepe; Alexandre Valença, vice-presidente; Ricard Pereira, presidente do Simec (CE); Patrick Chevre, diretor do Simec; Alberto Canovas, presidente do Simmeb (BA); Sandoval Silveria, vice-presidente do Simmepe; Mário Conte, diretor do Simmepe, e Girley Brazileiro, secretário-executivo do Simmepe.






Governo atende reivindicação da CNI

Os participantes do 3º ENAI, realizado de 28 a 29 de outubro, consolidaram o documento Recomendações e Propostas, contendo diagnósticos e sugestões nas áreas de tributação, inserção internacional das empresas, infra-estrutura, inovação, legislação trabalhista e meio ambiente. Entre as propostas, estava a ampliação do prazo de recolhimento dos tributos.

Durante a cerimônia de encerramento do evento, o documento foi entregue pelo presidente da CNI, deputado federal Armando Monteiro Neto, ao vice-presidente da República, José Alencar, aos ministros Fernando Haddad, da Educação, e Carlos Luppi, do Trabalho, aos presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-SP).
No último dia 6 de novembro, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a ampliação dos prazos de recolhimento do IPI, do PIS, da COFINS, do Imposto de Renda Retido na Fonte e da Contribuição Previdenciária. Todos esses tributos terão seus prazos de recolhimento ampliados entre cinco e dez dias.

A ampliação do prazo de recolhimento dos tributos é uma medida importante para melhorar o nível de liquidez das empresas. Na avaliação da CNI, a ampliação poderia ter sido maior, em especial no caso do PIS e da COFINS, estendendo-se para o último dia útil do mês subseqüente ao de apuração dos fatos geradores. Como o recolhimento dos tributos envolvidos permanece no mesmo mês em que ele ocorreria com a regra atual, a dilatação do prazo não tem impacto sobre o resultado fiscal do governo.

Veja o que muda para as empresas

• Atualmente, o IPI é recolhido no dia 15. Com a ampliação, o recolhimento passará a ocorrer no dia 25 de cada mês.
• No caso do PIS e da COFINS, salvo algumas exceções, a maior parte das empresas realiza o recolhimento no dia 20. Com a ampliação, os tributos passarão a ser recolhidos no dia 25 de cada mês.
• Com relação à Contribuição Previdenciária e Imposto de Renda Retido na Fonte, o recolhimento, que é feito no dia 10, passará a ser realizado no dia 20 de cada mês.