Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Oportunidades de negócios na Mecânica Nordeste 2008

As últimas novidades em máquinas, equipamentos e ferramentas para o setor industrial estarão em exposição na 14ª Feira Mecânica Nordeste – Fimmepe 2008, que será realizada de 20 a 24 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento é direcionado para os empresários do setor eletro-metal-mecânico interessados em ampliar ou modernizar sua indústria e, inclusive, preparar sua empresa para integrar as cadeias produtivas dos setores naval e petrolífero que estão sendo criadas em Pernambuco.

A Fimmepe é também a oportunidade de as indústrias de bens-de-capital ampliarem a visibilidade de suas marcas no Norte/Nordeste, uma vez que é considerada a maior e mais importante feira da região em seu segmento. A cada ano, o número de expositores e a quantidade de produtos apresentados têm atraído milhares de visitantes de Pernambuco e de outros Estados para conhecer os últimos lançamentos em tecnologias destinadas ao setor industrial. Este ano, os organizadores esperam contar com mais de 300 expositores e receber um público de 18 mil pessoas. A expectativa de geração de negócios é de cerca de R$ 90 milhões.

O parque industrial do Nordeste tem se apresentado como um mercado em contínua expansão. Uma prova disso são os projetos estruturadores, como o Estaleiro Atlântico Sul e a refinaria de petróleo Abreu e Lima, que estão se instalando em Pernambuco. Em função desse crescimento, as indústrias da região têm investido cada vez mais na modernização e ampliação de seus parques fabris, a fim de não ficarem fora desse surto expansionista. “De olho nessa realidade, muitas indústrias de bens-de-capital estão aproveitando a Feira Mecânica Nordeste para conquistar esse mercado em crescimento”, afirma Sebastião Pontes, presidente do Simmepe, promotor do evento.

Entre os setores representados na feira, estarão os segmentos de engenharia industrial, manutenção industrial, material elétrico, automação industrial, peças de reposição, lubrificantes e equipamentos em geral. “Tudo isso vai garantir aos visitantes da Fimmepe um ambiente propício à realização de negócios, além de proporcionar uma variada gama de soluções adequadas para seus empreendimentos”, afirma André Mozetic, diretor da Greenfield Business Promotion, empresa responsável pela comercialização do evento.





Empresas do Prometal na feira

O Simmepe está subsidiando a participação das empresas participantes do Programa de Capacitação Prometal II, na Mecânica Nordeste 2008. Um espaço especial foi reservado para a exibição dos produtos com o objetivo de criar oportunidades de novos negócios para essas empresas associadas. A localização da Galeria Prometal é privilegiada, em frente ao estande do Simmepe, do lado do auditório de conferências e do estande do SENAI. O Prometal é um projeto desenvolvido no âmbito do Procompi – Programa de Apoio a Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias, da Fiepe, em convênio com a CNI e Sebrae Nacional.

Presidente da refinaria vem ao Simmepe

O presidente da Refinaria de Petróleo Abreu e Lima, Marcelino Guedes Gomes, estará no Simmepe, em data ainda a ser definida, para um encontro com empresários associados do Sindicato. O objetivo do encontro será discutir a possibilidade de inserção das indústrias pernambucanas na cadeia produtiva do pólo de petróleo e gás que surgirá no Estado a partir da instalação da refinaria.

Guedes virá ao Recife atendendo ao convite feito pelo vice-presidente do Simmepe, Alexandre Valença, durante missão empresarial promovida pelo sindicato ao Rio de Janeiro, em setembro passado.

Também fez parte do programa da missão a visita à Rio Oil & Gás Expo, onde os empresários puderam observar as novas tendências do mercado do setor de petróleo e gás no Brasil e no mundo. A Feira, de caráter internacional, reuniu mais de 400 expositores.

Além disso, o grupo também esteve no Estaleiro Ilha S.A. EISA, localizado na Ilha do Governador. Na oportunidade, os empresários reuniram-se com o diretor do estaleiro, Milton Branquinho Monteiro, para discutir a possibilidade da formação de parcerias de negócios no setor de navipeças com empresas do setor eletro-metal-mecânico do Nordeste, que planejam integrar o pólo de indústria naval que está se instalando no Complexo Industriual e Portuário de Suape, em Pernambuco.

Ainda como parte das ações no sentido de inserir as indústrias do Estado na cadeia produtiva do pólo naval, o Simmepe irá promover, este ano, uma rodada de negócios das empresas associadas com representantes do estaleiro Atlântico Sul, a fim de identificar empresas potenciais fornecedoras.





NOTA | Associação de fabricantes de placas

Durante reunião na sede do Simmepe, no mês de setembro, foi fundada a Associação Pernambucana dos Fabricantes de Placas de Identificação Veicular – Apfapv. Na ocasião, o diretor do Simmepe e também presidente de honra da Associação Nacional, Miguel Medeiros, foi escolhido como presidente provisório. Estiveram presentes no encontro o presidente da Anfapv, Cláudio Roberto Martins, e dirigentes de vários Estados. Os principais objetivos da associação estadual é defender os legítimos interesses das empresas do setor com o Detran e os demais órgãos públicos. Em dezembro será realizada nova eleição para formação da diretoria completa.

NOTA | Doação de AutoCAD

A Autodesk, fabricante do programa de computação gráfica AutoCAD, fará uma doação de 75 licenças do software. A Codistil, empresa do grupo Dedine e associada do Simmepe, está indicando, por solicitação da Autodesk, as três instituições que serão contempladas no Nordeste: Senai de Alagoas, Senai de Pernambuco e a ONG Centro de Trabalho e Cultura (CTC) do Recife. Cada instituição receberá um total de 25 licenças. A doação contribuirá para formar profissionais na área de projetos e contribuirá na qualificação da mão-de-obra dos dois Estados.

Seminário sobre oportunidades de negócios

Identificar as oportunidades de negócios no setor petroleiro e naval foi o objetivo dos mais de cem empresários presentes no Seminário “Oportunidades para o Segmento Eletro-Metal-Mecanico – Uma mobilização Setorial”, realizado pelo Simmepe em parceria com Sebrae/PE, IEL, Senai, Sesi e Prominp.

No evento, os empresários do setor eletro-metal-mecânico tiveram acesso a informações sobre os caminhos que as empresas locais devem trilhar a fim de integrarem as novas cadeias produtivas da Indústria Naval e de Petróleo e Gás que estão se implantando em Pernambuco.

Para apresentar o assunto, foram convidados o consultor do Sebrae (RJ) e especialista na área de petróleo e gás,Glauco Nader; Marcelo Jezier, empresário fornecedor da Petrobrás na Bahia e o consultor econômico do IEL-PE, Cláudio Marinho. O secretário-executivo do Simmepe, Girley Brazileiro, foi o mediador das palestras e também falou sobre o tema em questão.

Girley iniciou o seminário falando do novo cenário da economia pernambucana, que se encontra em franca expansão, abrindo as portas para a expansão e modernização da indústria, geração de emprego e renda, entre outros benefícios. Lembrou ainda aos empresários que, para acompanhar o ritmo das mudanças e fazer parte delas, sefaz necessário estar capacitado e atento às oportunidades que estão surgindo.

Por sua vez, Glauco Nader, consultor do Sebrae (RJ), destacou o momento extremamente positivo vivido pela indústria petroleira nacional, que, segundo ele, devecontribuir para um novo salto econômico do País. Para ele, o Brasil, que em 2006 alcançou a auto-suficiência em produção de petróleo, necessita agora realizar pesados investimentos na área de refino, uma vez que ainda é dependente da importação de derivados. “Os investimentos em refinarias vai criar inúmeras oportunidades de negócios”, salienta. Ele observa, no entanto, a carência de mão-de-obra qualificada como sendo um dos principais desafios a serem vencidos pelas empresas do setor.

Em sua apresentação, Marcelo Jezier, que já fornece à Petrobrás, citou algumas das exigências para se tornar um fornecedor. Segundo ele, é necessário estar altamente qualificado e atualizado sobre normas e técnicas para garantir a qualidade de produtos e serviços que a empresa irá oferecer. Isso viabiliza a conquista de certificações importantes concedidas pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esses são passos importantes para garantir uma boa projeção no momento de concorrer com empresas globais durante o processo de licitação da Petrobrás.

Enfocando a indústria naval, outro grande espaço para os empresários pernambucanos, Cláudio Marinho, consultor econômico do IEL-PE, mostrou ao público os possíveis caminhos para se inserir nessa cadeia produtiva. Empresas do ramo de luminárias, aquecedores, ventiladores, guindastes, cozinhas industriais e tratamento de superfícies metálicas podem se tornar fornecedores diretos e indiretos de produtos e serviços. Marinho reafirmou o compromisso do IEL-PE, juntamente com o Simmepe, de apoiar a inserção das empresas associadas e preparar aquelas que ainda não se adequaram às exigências do mercado.

Um ponto que chamou a atenção na fala de todos os palestrantes foi a obrigatoriedade de qualificação e disposição para inovar e acompanhar as mudanças tecnológicas, necessárias às empresas. Outro ponto importante, segundo os consultores, é a necessidade de o empresário auto-avaliar seus serviços e produtos e acompanhar o cronograma das obras para identificar em que momento é possível fazer parte da rede de produção do grandes empreendimentos.

Programa vai capacitar empresários

“Depois do sucesso da realização do seminário Oportunidades para o Segmento Eletro-metal-mecânico – Uma Mobilização Setorial, o Simmepe foca agora os esforços no desenvolvimento de um grande programa de capacitação dos empresários associados ao sindicato a fim de preparálos pra integrar a cadeia produtiva naval e petrolífera”, afirma o vice-presidente do Simmepe, Alexandre Valença.

O programa contará com o apoio das entidades parceiras Fiepe, Senai, Sesi, IEL, Sebrae/PE, Itep e Prominp. Segundo Valença, as ações prevêem a realização de seminários, workshops, visitas técnicas, consultorias, missões empresariais e rodadas de negócios. Os trabalhos terão recursos financeiros da CNI, Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento. Uma das primeiras ações a ser realizada será uma rodada de negócios com representantes do Estaleiro Atlântico Sul com o objetivo da identificação de potencias fornecedores.

A Simisa se destaca como indústria de base

Alexandre Valença, do Simmepe e Antônio Cardoso Balau, da Simisa

Atuando nos mercados de produtos fundidos, usinagem pesada, além de equipamentos e peças de reposição para a agroindústria sucroalcooleira, a Simisa – Simioni Metalúrgica Ltda, localizada no município de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, é uma indústria de fundamental importância na cadeia produtiva do segmento metal-mecânico do Nordeste.

Por ser uma indústria de base, a empresa constituí-se numa alimentadora de indústrias de diversos segmentos do arranjo produtivo metalúrgico e mecânico. Usando tecnologia de ponta em fundição e usinagem sob encomenda, a Simisa, a partir de Pernambuco, atende clientes em todo o Brasil. Além disso, seus produtos também são exportados regularmente para os Estados Unidos e Europa.

No mercado de produtos fundidos a empresa tem seu foco no fornecimento de peças de aço, com pesos entre 600kg e 22ton, que podem ser fornecidas apenas desbastadas ou completamente usinadas. Com sede no município de Sertãozinho (SP), a Simisa chegou a Pernambuco em 1992 por meio da aquisição da siderúrgica Cosinor. A empresa surgiu a partir de uma pequena oficina criada para dar manutenção as moendas da Usina São Geraldo, em 1982, no município paulista. Com a evolução dos negócios, foi criada a Simisa em 1986.

No próximo dia 23 de outubro, a empresa será visitada por empresários integrantes da Coalizão Empresarial da Industrial Eletro-metal-mecânica do Nordeste, que estarão no Recife para participar da reunião regular da entidade e para visitar a Feira Mecânica Nordeste. No último dia 14, a empresa recebeu a visita do vice-presidente do Simmepe, Alexandre Valença e do Secretário-executivo Girley Brazileiro.

Penta Automação executou mais de 2 mil projetos

Luiz Fernando Valgueiro, diretor-geral da empresa

Atuando nas áreas de engenharia e automação industrial, com mais de 2 mil projetos executados, a Penta Automação é uma das maiores empresas do Nordeste nesse segmento. Para atender à crescente demanda, a empresa, sediada no Recife, investiu cerca de R$ 600 mil em reformas de sua infra-estrutura física.

De acordo com o diretor-geral da empresa, Luiz Fernando Valgueiro Cantarelli, os investimentos foram realizados não só na melhoria da estrutura física do local, mas também na linha de fabricação de painéis e no treinamento dos funcionários. “O nosso intuito é dar uma melhor apresentação à nossa unidade e nos preparar para atender de forma satisfatória nossos antigos e futuros clientes que podem chegar com os projetos estruturadores que estão sendo instalados em Pernambuco”, observou ele.

Há 10 anos no mercado, a Penta desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, acionamento com conversores AC/DC e automação de máquinas industriais. Entre seus clientes estão importantes grupos como: Votorantim, Gerdau, Ambev, Baterias Moura, Coca-Cola e as estatais Chesf e Vale.

A Penta Automação foi visitada pelo secretário-executivo do Simmepe, Girley Brazileiro, cumprindo o cronograma do ciclo de visitas às associadas. O dirigente esteve na empresa com o objetivo de estreitar o relacionamento do Sindicato com seus executivos e ouvir sugestões quanto ao aperfeiçoamento dos serviços prestados.

 

Atlântico Sul desenvolve programas ambientais

Equipe coleta espécimes para monitoramento

O desenvolvimento sustentável é um compromisso assumido pelo Estaleiro Atlântico Sul desde a sua fase de implantação. Trata-se de uma preocupação que concilia, na prática, o crescimento econômico, o respeito ao meio ambiente e a responsabilidade social. O resultado disso é a melhoria da qualidade de vida das pessoas no presente, com a mesma garantia para as futuras gerações.

A fim de trabalhar dentro das normas e exigências dos órgãos ambientais competentes, o Estaleiro Atlântico Sul desenvolve sete programas ambientais envolvendo os diversos aspectos de gestão de segurança ambiental.

Na área de gerenciamento de resíduos, o lixo é separado de acordo com o tipo (comum, entulho, tintas e óleos) e descartado em locais adequados, para não trazer riscos ao meio ambiente. O material reciclável é destinado ao reaproveitamento. Por sua vez, a qualidade da água é monitorada por meio da medição da quantidade de sedimentos em águas superficiais e subterrâneas.

Para verificar os impactos das operações do estaleiro para a fauna, alguns animais são coletados e catalogados em laboratório, o que viabiliza o monitoramento da sobrevivência das espécies.

No que se refere a educação ambiental, o Atlântico Sul desenvolve uma série de atividades com as comunidades próximas e seus próprios funcionários, todas com foco na importância do respeito ao meio ambiente.

Na área de responsabilidade social, a empresa se destaca pela construção da escola profissionalizante Nascedouro de Talentos (Ipojuca) e do Centro de Treinamento Engº Francisco C. E. Vasconcelos, no Complexo Industrial Portuário de Suape, ambos já em operação.