Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Mecânica Nordeste 2006 supera expectativas

A 12ª edição da Mecânica Nordeste  Fimmepe 2006 superou as expectativas de expositores e visitantes. As empresas de todo o País que apresentaram seus produtos e serviços se surpreenderam com o fluxo de pessoas registrado nos quatro dias de feira. “Um público qualificado, composto por empresários, engenheiros, técnicos e estudantes garantiram a conquista de novos clientes e abriram oportunidades concretas de negócios futuros”, afirmou Alexandre Valença, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Simmepe.

Para os visitantes, a Fimmepe mostrou-se, mais uma vez, como uma oportunidade única no Norte-Nordeste de se entrar em contato com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para o segmento da indústria eletro-metal-mecânica.

Como acontece todos os anos, a feira registrou um público recorde, que compareceu ao Centro de Convenções de Pernambuco, no período de 25 a 28 de setembro, atraído pela diversidade e qualidade das máquinas, equipamentos, ferramentas e componentes em exposição. Outra atração de destaque foi o programa de seminários promovidos pelo Simmepe sobre “Os projetos estruturadores que estão se implantando em Pernambuco e as oportunidades de negócios”.

Este ano, o Simmepe, cumprindo seu papel como agente apoiador do desenvolvimento de Pernambuco, também realizou, durante a Fimmepe, o cadastramento de empresas com potencial para serem fornecedoras de máquinas e componentes para o estaleiro que está sendo implantado no Complexo Industrial e Portuário de Suape. Nesses últimos dois anos, a Mecânica Nordeste tem estado alinhada ao movimento de expansão industrial da região.

“Dessa forma, procuramos criar alternativas para que as empresas nordestinas possam modernizar seus parques industriais para atender à demanda de produtos, serviços e tecnologias para os novos empreendimentos”, afirma o vice-presidente do Simmepe, Sabastião Pontes.

Segundo André Mozetic, diretor da Greenfield Business Promotion, empresa responsável pela comercialização do evento desde 2005, a Fimmepe já está consolidada como uma plataforma de muita qualidade para que as empresas possam mostrar a força de suas marcas e o desempenho de seus produtos e serviços.
“O resultado disso é a satisfação dos expositores graças às condições criadas para o efetivo fechamento de negócios em todos os segmentos participantes da feira”, destaca.

Investimentos em PE atraem fornecedores

O Estado de Pernambuco estará recebendo, nos próximos 5 anos, investimentos de aproximadamente R$ 11 bilhões em projetos industriais e agroindustriais. Entre os quais se destacam o estaleiro que está sendo implantado no Porto de Suape pelo consórcio integrado pelos grupos Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Aker Promar e Sansung, o pólo de poliéster da italiana Mossi & Guisolfi, a refinaria da Petrobras em parceria com a companhia venezuelana de petróleo PDVSA, além do novo parque de moagem de trigo do Grupo Bunge.

Pela sua tradição, importância e capacidade estratégica, a Mecânica Nordeste – Fimmepe vem sendo, cada vez mais, identificada como um instrumento de acesso a toda a cadeia produtiva associada aos grandes projetos estruturadores que estão se implantando em Pernambuco. Isso pode ser constatado pelo grande número de empresas que, este ano, estiveram presentes à feira e demonstraram interesse em candidatar-se a fornecedoras desses empreendimentos. “Esses projetos têm atraído o interesse das empresas porque demandarão altos investimentos na aquisição de máquinas, equipamentos e componentes em geral.”, afirma Alexandre Valença, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Simmepe.

No caso do estaleiro, 42 empresas revelaram interesse formal em participar do projeto como fornecedoras por meio da adesão ao cadastro realizado pelo Simmepe durante o evento. Por meio do preenchimento de um formulário, essas empresas forneceram informacões sobre produtos, serviços e tecnologias disponíveis. “Os dados serão agora processados e encaminhados ao Camargo Corrêa, grupo que lidera o consórcio de empresas responsável pela implantação do estaleiro”, disse Sebastião Pontes, vice-presidente do Simmepe.

Projetos estruturadores são tema de seminários

Na Feira Mecânica Nordeste, o Simmepe promoveu um programa de seminários sobre “Projetos estruturadores que estão se instalando em Pernambuco e as Oportunidades de Negócios”. O objetivo foi informar empresários e técnicos da indústria sobre as condições exigidas para as empresas que planejam ser fornecedoras dos grandes projetos estruturadores que estão se instalando em Suape, como estaleiro, refinaria de petróleo e pólo de poliéster.

“O trabalho serviu para chamar a atenção das empresas para a importância de se prepararem para poder se inserir nessa nova fase da indústria eletro-metal-mecânica do Nordeste”, disse Sebastião Pontes, vice-presidente do Simmepe.  “Muitas empresas terão que se reciclar, modernizando seus equipamentos e capacitando sua mão-de-obra”, completou.

No terceiro dia, “Construção Naval: Requisitos Industriais para o Atendimento da Demanda de Componentes” foi o tema da palestra promovida pela Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, proferida por Ricardo Rios, diretor da ONIP-Organização Nacional da Indústria do Petróleo. O último tema foi: “Os Investimentos Estruturadores: Integração Industrial e Requisitos de Capacitação de Empresas e Trabalhadores”, apresentado por  Antônio Sotero, secretário-executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural  Prominp.

Gasparini do Brasil

Pela primeira vez expondo no Nordeste, a Gasparini do Brasil obteve resultados surpreendentes na Fimmepe 2006. “O Nordeste está em pauta, a indústria está em expansão. Estamos tentando conquistar uma fatia desse mercado”, informou o representante da, Edilson Moreira Ernandes. A Gasparini é uma empresa de São José dos Pinhais, no Paraná, que produzmáquinas para conformação de chapas. “O trabalho é todo computadorizado, a máquina desenvolve tudo sozinha, o trabalho de dobra, planificação; ela escolhe a melhor seqüência, procurando sempre ganhar tempo e simplificar o trabalho. O que uma máquina convencional levaria 10 minutos para concluir ela faz em 1 minuto”, explica Edilson Moreira Ernandes. Ainda de acordo com ele, a Gasparini pretende voltar no ano que vem para a próxima Fimmepe.

Kabel Schlepp

A Kabel Schlepp é uma empresa alemã, fabricante de equipamentos e acessórios para máquinas Operatrizes e Ferramentas. O carro-chefe de sua produção são as Esteiras Porta Cabos.  No Brasil, a Kabelschlepp está representada pela empresa Porta Cabos, que distribui parte da produção alemã para a América do Sul. Em sua segunda participação na Fimmepe, a Porta Cabos obteve os melhores resultados. O diretor da empresa, Rubens Vaiarre, definiu essa edição como uma agradável surpresa. “Em 2005, fizemos uma participação de última hora, a localização do estande prejudicou a visitação.

Este ano, o perfil do público superou as expectativas, o nível de perguntas sobre os equipamentos foi o mesmo de qualquer outra região do País”, avaliou Rubens e complementou: “A participação no próximo ano já está praticamente garantida”.

MetalPlan

A primeira participação da MetalPlan na Fimmepe significou uma superação de expectativas. “A feira foi um sucesso e com certeza estaremos aqui no próximo ano”, entusiasma-se o gerente nacional de vendas, José Carlos dos Santos. Sediada em São Paulo, a MetalPlan trabalha com equipamentos de ar comprimido; compressores  e linha de  tratamento de ar comprimido.

Fluidinâmica

Com certo know how de Fimmepe, Paulo Gude, diretor da Fluidinâmica, cujos serviços estão direcionadas para automação industrial, hidráulica e pneumática, detectou um acréscimo de 20% no número de visitantes deste ano em relação ao ano passado.
“O número de expositores cresceu. Isso reflete a intenção das empresas de voltarem seu foco para o Nordeste”, afirmou Paulo. A participação para o próximo ano já foi confirmada.

Brasinox

Então podemos dizer que ela continua sendo um sucesso”, afirmou o empresário que, há 12 anos, como presidente do Simmepe, idealizou e implantou a Fimmepe.

Serpaf

Toda a parte de ferramentas, equipamentos de proteção individual solda e toda a linha de suplementos  para indústria compõem o rol de atuação da Serpaf. Foi isso que a empresa apresentou na Fimmepe 2006. “O objetivo é levar ao cliente o que existe de melhor para o trabalho e manutenção da indústria”, explica Raimundo Almeida, representante da Serpaf no evento. Na opinião de Raimundo, a feira cresceu em organização. “Acho que a participação de expositores também foi ampliada”, avalia Raimundo e complementa: “Para nós, é, particularmente, importante a oportunidade de contactar com clientes tradicionais e de mostrar nossa cara para novos clientes.