Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Empresários debatem ProMetal II amanhã

Representantes das empresas associadas ao Simmepe terão a oportunidade de apresentar e discutir propostas de projeto para o ProMetal II, terça-feira (6), às 18h, na sede do sindicato. No encontro, promovido pelo Simmepe e Compi – Núcleo de Competitividade Industrial, da Fiepe, também serão apresentados os objetivos do Programa e metodologia. Os interessados devem confirmar presença pelo telefone: 34128397.

Obras para Agrishow são iniciadas

Abimaq busca oportunidades para associadas

Com o objetivo de avaliar a possibilidade de participação das empresas associadas na construção da refinaria Abreu e Lima, o vice-presidente regional da Abimaq – Associação das Indústrias de Máquinas e Equipamentos, Sebastião Pontes, participou, no dia 28 de novembro, no Senai, do “Workshop para Mobilização da Indústria de Pernambuco”. O evento foi realizado dentro das ações do Prominp – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural. Segundo Pontes, a Abimaq, em apenas um mês de funcionamento, está em ritmo acelerado na conquista de novas associadas. Entre as empresas que estão se associando à entidade estão as pernambucanas Polifrio, Máquinas Piratininga e Dânica, além da Texas Turbinas, de Maceió (AL).

PIB industrial de PE deve superar 5,2% em 2006

Em 2006, o crescimento do PIB industrial de Pernambuco deverá superar os 5,2% registrados este ano, que já foi quase 50% maior do que o índice registrado pela industria nacional. A opinião é de Alexandre Valença, secretário de Desenvolvimento de Econômico de Pernambuco e presidente do Simmepe.

A razão disso, segundo ele, é que, em 2006, Pernambuco viverá a fase de implantação e consolidação dos projetos estruturadores que foram anunciados em 2005, como o estaleiro, a refinaria de petróleo e o pólo de poliéster. “Será um ano de muito trabalho voltado, principalmente, para a formação de mão-de-obra e a busca da interação das indústrias locais com os grandes empreendimentos que estão chegando”, afirma Pontes.

Nesse cenário, as indústrias do segmento eletro-metal-mecânica de Pernambuco terão uma grande oportunidade de ampliar seus negócios. “Além do estaleiro, que demandará permanentemente de um significativo volume de produtos e serviços, todos os outros empreendimento, pelos menos em sua fase de implantação, poderão ter como fornecedores em presas locais. Pra a isso, no entanto, o Governo do Estado e o Simmepe estão unindo esforços no sentido de estimular as empresas a se estruturarem a fim de terem condições de atender as exigências dos mercados internacionais.

Crescimento econômico apenas no 2° semestre

Com relação ao cenário nacional, o vice-presidente do Simmepe, Sebastião Pontes, afirma que, apesar do anúncio de altos investimentos em obras estruturadoras por parte do Governo Federal e a tendência de quedas de juros, a expectativa não é animadora para o primeiro semestre.

Isso porque, segundo ele, essas medidas, que serão tomadas em função das eleições e devido ao clamor do mercado por um crescimento econômico maior, só deverão apresentar reflexos positivos apenas no segundo semestre. Além disso, devido ao mau desempenho do setor industrial nacional em 2005 e a baixa do câmbio, as empresas deverão iniciar o ano com cautela.

“Esperamos que, em 2006, a crise política continue não contaminando a economia, a fim de que, as expectativas quanto aos resultados positivos no segundo semestre possam se concretizar”, afirma Pontes.

Confraternização foi sucesso

Foi um sucesso a tradicional festa de fim-de-ano do Simmepe. O evento foi prestigiado pelos líderes empresariais do segmento eletro-metal-mecânico e autoridades do estado. Entre eles, o presidente do Porto de Suape, Matheus Antunes.

A festa contou ainda com as presenças de jornalistas, como o repórter especial, Jamildo Melo e o editor de Economia, Saulo Moreira, ambos do Jornal do Commercio, além da colunista de Economia da Folha de Pernambuco, Carla Seixas.

Os convidados foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento e presidente do Simmepe, Alexandre Valença, e pelo vice-presidente do sindicato Sebastião Pontes. A festa foi animada com música ao vivo.