Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Fimmepe lançada em São Paulo

A edição 2005 da Fimmepe – Mecânica Nordeste foi lançada no último dia 27 de julho, na sede da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em São Paulo. O evento contou com a participação do presidente do Simmepe e secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Alexandre Valença, o presidente da Abimaq, Newton de Mello, e aproximadamente 100 empresários e executivos do segmento eletro-metal-mecânico de todo o Brasil.

Na oportunidade, Luiz Fernando Pereira, diretor da Greenfield, empresa responsável pela comercialização da feira, destacou as inovações adotadas na Fimmepe 2005, que objetivam incrementar a interação entre os expositores e os compradores de todas as regiões do País.

A Fimmepe – Mecânica Nordeste será realizada nos próximos dias 24 a 28 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. A expectativa é de que seja registrado um crescimento de 50% no número de expositores.

Durante o encontro, o secretário executivo do Simmepe, Girley Brazileiro, fez uma exposição sobre as oportunidades de negócios que Pernambuco oferece. Ele apresentou ainda os principais projetos que estão sendo implantados no Estado, ressaltando que o Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) já contabilizou em torno de R$ 11 bilhões em projetos industriais e agroindustriais aprovados de 1999 ao primeiro semestre de 2005.

"Pernambuco, para nós, representa hoje um Estado com grandes oportunidades de negócios e estamos extremamente atentos", afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Newton de Mello.

Executivos da Abimaq, Simmepe e Greenfield.

Feira é apresentada em Pernambuco

No dia 6 de julho, no Arcádia Boa Viagem, foi apresentada às principais lideranças empresariais e executivos de todo o Nordeste a nova edição da Fimmepe-Metal Mecânica. Um dos destaques foi o potencial que a feira representa para a economia e principalmente o setor industrial de Pernambuco e Região Nordeste.
Os executivos da Greenfield destacaram que em 2005, a Fimmepe ganha uma importância ainda maior, principalmente pelo crescente aumento de produtividade gerada com a expansão das exportações e crescimento da demanda interna.

No lançamento, foi realizada uma apresentação dos empreendimentos que estão sendo implantados no porto de Suape e que serão responsáveis pela abertura de diversas oportunidades para fornecedores de bens de capital, componentes industriais e serviços de manutenção, logística e suprimentos.

Outro ponto-chave para o sucesso do evento é a localização estratégica da feira. A cidade do Recife reúne excelentes condições de hospitalidade aos profissionais de todo o país, dispondo de uma ampla rede de hotéis e gastronomia de ótima qualidade. Além disso, o Aeroporto Internacional dos Guararapes permite o acesso aos principais pólos produtivos do Nordeste.

Empresários e executivos no Recife

Estaleiro busca fornecedores em PE

Com o apoio do Simmepe, o grupo Camargo Corrêa, que lidera o consórcio que está implantado um estaleiro no porto pernambucano de Suape, iniciou os contatos com empresas locais com o objetivo de identificar fornecedores de produtos e serviços para o empreendimento. "Estamos dando prioridade às empresas de Pernambuco", afirmou o superintendente regional do Grupo, Marco Antônio Costa.

Segundo o gerente de engenharia do projeto, Décio Lourenço, quanto maior for o número de fornecedores localizados dentro do estado, melhores serão as condições de competitividade do estaleiro. Em razão disso, o trabalho de base está sendo realizado apenas em Pernambuco.

O primeiro encontro com potenciais fornecedores locais foi realizado dia 17 de agosto com empresas associadas do Simmepe que atuam nos segmentos de tubos, estruturas metálicas e tratamento de superfície. Na ocasião foram prestadas informações sobre o projeto e suas demandas de produtos e serviços para que as empresas possam se preparar para atuarem como parceiras do empreendimento. Em um segundo momento, serão realizadas visitas às empresas.

O secretário executivo do Simmepe, Girley Brazileiro, fez ainda uma exposição sobre outros empreendimentos que estão sendo implantados em Pernambuco, os quais também demandarão fornecedores locais. A indústria Galvaniza, por exemplo, já está prestando serviços nas obras de instalação do Pólo de Poliéster do grupo Mossi & Guisolfi.
   

Durante a feira Mecânica Nordeste – Fimmepe 2005, que acontecerá no período de 24 a 28 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, o Grupo Camargo Correa, estará cadastrando empresas de todo o Brasil que poderão ser parceiras do projeto como fornecedoras de produtos e serviços.

Décio Lourenço, da Camargo Corrêa.

Simisa expande produção em 20%

A Simisa, empresa associada do Simmepe com unidades industriais em Pernambuco e no interior de São Paulo, exporta 30% da sua produção para mais de vinte países na Europa e também para os Estados Unidos. Para este ano, como resultado dos diversos investimentos realizados na compra de novos equipamentos e qualificação dos seus funcionários, a meta da empresa é aumentar a produção em 20% até o fim de 2005 e expandir as exportações, afirma Antônio Balau, diretor de operações da unidade de Pontezinha, em Pernambuco.

No Estado, a Simisa está instalada em um parque industrial de 44 mil m², com 18 mil m² de área construída, na Região Metropolitana do Recife, estrategicamente a 30 quilômetros do Porto de Suape e junto à rodovia BR 101, facilitando a logística para exportação. Com um sistema de moldagem manual em cura a frio, a empresa tem capacidade de produção de 10 mil toneladas/ano de peças de aço-carbono, baixa liga e ferro fundido cinzento e nodular, com peso máximo de 16 toneladas para aço e 20 toneladas para ferro fundido.

A Simisa oferece peças fundidas e usinadas como grande diferencial e atende a clientes nos setores de mineração, automobilístico, siderurgia, hi-drogeração, usinas de açúcar e álcool, máquinas e equipamentos no Brasil e no exterior. A unidade de Pernambuco é responsável por toda a produção que supre a Região Nordeste e também que segue por via marítima para outros paises.

Em 1982, a Usina São Geraldo (USG) criou, no município de Sertãozinho, interior de São Paulo, uma pequena oficina para oferecer manutenção para suas moendas.Naquele momento, a família Simioni não imaginava que estava iniciando uma das maiores indústrias mecânicas da América Latina. A excelente performance da USG encorajou os acionistas a criarem a Simisa-Simioni metalúrgicas, em 1986. A nova empresa iniciou suas operações fornecendo peças de reposição para a indústria de açúcar e álcool.

Em setembro de 1992, a Simisa adquiriu a Cia. Siderúrgica do Nordeste (Cosinor) e realizou grandes investimentos em máquinas, recursos humanos, tecnologia, programas de gestão da qualidade e, dezenove anos depois, transformou-se em uma das principais indústrias mecânicas da América Latina. Hoje, a empresa possui 440 funcionários nas unidades de Sertãozinho e de Pernambuco.

A empresa produz peças fundidas e usinadas.

Presidente do Simmepe recebe medalha

Em solenidade realizada no último mês de junho, na Casa da Indústria, o empresário Alexandre Valença Marques, presidente do Simmepe e secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, foi agraciado com a Medalha do Mérito Industrial. A comenda é concedida pela Federação das Indústrias em reconhecimento a empresários, instituições e personalidades pernambucanas que se destacaram na promoção do desenvolvimento do Estado.

Estiveram presentes, na ocasião, o vice-governador de Pernambuco, Mendonça Filho; os secretários estaduais de Tecnologia e Meio Ambiente, Cláudio Marinho; Infra-Estrutura, Fernando Dueire; da Fazenda, Maria José Briano, além de lideranças empresariais do Estado.

Ao receber a medalha, Alexandre Valença mostrou-se bastante emocionado com a condecoração. Em seu discurso, relembrou sua trajetória profissional, quando em 1968, engenheiro recém-formado, iniciou sua carreira nos quadros da Indústria local do Grupo Matarazzo, onde permaneceu até 1995. A partir dali, fundou, ao lado de sua esposa e filhos, a empresa Utipec – Utilidades Agropecuárias.

Valença ressaltou a importância de estar exercendo o segundo mandato como presidente do Simmepe. "Após assumir diferentes cargos de direção, dessa entidade de classe, cumpro o segundo mandato de presidente, buscando sempre defender teses e causas que visem a benefícios e progresso do setor industrial em nosso Estado".

EXPANSÃO

Na Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, na qual assumiu o cargo de secretário no inicio de 2003, Valença afirmou que os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos objetivam impulsionar o quadro econômico de Pernambuco, notadamente o seu aparelho produtivo industrial. "Estamos vivenciando um quadro perspectivo de um novo ciclo de expansão da indústria de Pernambuco, graças à chegada de um número considerável de novas empresas e de empreendimentos estrutu-radores de grande porte são projetos que apontam para a consolidação e fortalecimento da indústria do nosso Estado e da Região". concluiu.

Valença também dedicou boa parte do seu discurso para manifestar a sua gratidão. Inicialmente à comissão da Federação, liderada pelo presidente da entidade, Jorge Corte Real, que o incluiu entre os agraciados deste ano, e também aos demais empresários do setor industrial, que sempre se revelam solidários e amigos na tarefa da construção do novo Pernambuco.

A propósito de um novo Pernambuco, ele agradeceu ainda ao Governo do Estado, na pessoa do governador Jarbas Vasconcelos, que o convidou para fazer parte de sua equipe, confiando-lhe o cargo de titular da pasta do Desenvolvimento Econômico do Estado. "Reconheço ter sido isso um dos principais motivos da homenagem que hoje recebo", enfatizou.

Valença revelou ainda seu reconhecimento àqueles que, de modo mais próximo, o acompanham e o ajudam no dia-a-dia. "Essas pessoas, das maneiras mais diversas, contribuíram de forma significativa para que eu saísse daqui, nesta noite, ostentando esta representativa láurea. Por isso, dedico a elas – do mais simples ao mais graduado – grande parte do mérito que, aqui, me conferem", revelou.

Alberto Bitencourt, Celso Muniz, Jorge Corte Real, Alexandre Valença e Renato Celso.

Começa a negociação da Data Base anual

Simmepe deu início a Campanha de negociação salarial 2005 em Assembléia Geral Extraordinária realizada na sede do sindicato no último dia 16 de agosto. Na ocasião, foram analisadas as reivindicações dos trabalhadores, instituída a taxa assistencial e constituída a comissão patronal de negociação. Para a comissão foram eleitos representantes das seguintes empresas: Com mais de 500 empregados : Alcoa, Acumuladores Moura, Musashi e Gerdau Açominas (suplente). Entre 151 e 499 empregados : TCA, Phoenix do Brasil, MPN e Soprano (suplente). Com até 150 empregados : Polifrio, Philips, Kronorte e Microlite (suplente).





Oficializada Agrishow no Semi-árido

Durante o evento na sede da Abimaq, em São Paulo, foi oficializada a criação da Agrishow Semi-árido, que terá a sua primeira edição em maio de 2006, em Petrolina (PE), a 770 quilômetros do Recife. A cidade é um dos principais pólos de irrigação do Vale do São Francisco. Com o lançamento, o Sistema Agrishow – que tem como principal evento a Agrishow Ribeirão Preto, maior feira de agronegócio da América Latina, passa a ter dois eventos no Nordeste. O outro é a Agrishow Nordeste, no município de Luís Eduardo Magalhães (BA).

Pernambuco destaca-se pelo fato de a Vale do São Francisco ter se consolidado como a "Califórnia do Nordeste", sendo responsável por mais de 90% das exportações de uvas do País, além de ser a segunda região produtora de vinhos finos do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

A região também é bem-sucedida na produção de manga, goiaba, coco, cana-de-açúcar e hortaliças e o envasamento de água-de-coco, fortemente voltado para os mercados do Sudeste e outros países.

Nilton de Mello, Alexandre Valença e Newton Araújo

Simmepe volta a ter escritório da Abimaq

Pernambuco voltará a ter uma regional da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Com previsão de instalação a partir de agosto, a unidade irá funcionar na sede do Simmepe. Fundada em 1975, a Abimaq atua em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor e realizando ações nas instâncias políticas e econômicas.

A entidade ainda estimula o comércio e cooperações internacionais, contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia e capacitação de recursos humanos. Com sede em São Paulo, a associação possui, atualmente, nove regionais, todas localizadas no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. as quais estão distribuídas no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

A Abimaq representa 90% das empresas do segmento no Brasil. São 1,4 mil empresas associadas, que faturaram R$ 40 bilhões em 2004. Essas empresas geram 210 mil empregos diretos e em torno de 1 milhão de postos de trabalho indiretos.

De acordo com o presidente da Abimaq, Newton de Mello, a reabertura da regional no mercado nordestino demonstra o interesse da entidade em se aproximar da Região Nordeste e também facilitar a realização de negócios com os empresários do setor. "O Estado de Pernambuco tem previsão de diversos investimentos, como a construção do estaleiro da Camargo Corrêa e do Pólo de Poliéster da empresa italiana Mossi & Chisolf", disse.

Em Pernambuco, o pólo eletrometalmecânico é formado por aproximadamente 500 empresas, responsáveis pela geração de aproximadamente 12 mil empregos diretos. "Temos muitos associados com interesse nos grandes investimentos que serão realizados em Per-nambuco", ressalta Mello.

"A reativação é extremamente emblemática da importância que o Nordeste, e particularmente Pernambuco, passa a ter para o setor de bens de capital", analisa o presidente do Simmepe e secretario de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Alexandre Valença.

A regional da Abimaq vai funcionar na sede do Simmepe em agosto.

A regional da Abimaq vai funcionar na sede do Simmepe em agosto.