Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Fimmepe comemora 10 anos

A Fimmepe 2004 – Mecânica Nordeste, que acontece entre 18 e 22 de outubro, comemora 10 anos de sucesso consolidada como o mais importante evento da indústria do Norte/Nordeste do País. O evento, que consagrou-se, ao longo dos anos, como um importante instrumento para modernização do parque industrial regional deverá registrar este ano um dos melhores resultados de sua história.

"Este ano, contamos com um número maior de empresas pernambucanas e ampliamos a participação de pequenas e médias empresas no evento, as quais vem se juntar aos grandes expositoreas nacionais e multinacionais que há vários anos prestigiam a Fimmepe", afirma Alexandre Valença, presidente do Simmepe, órgão promotor do evento.

O número de expositores e a variedade de produtos apresentados na Fimmepe têm sido fator de atração de milhares de visitantes de Pernambuco e estados vizinhos. Anualmente, o evento tem sido visitado por um fluxo cada vez maior de representantes de empresas e empreendedores interessados em adquirir novos equipamentos, produtos e serviços, além de universitários e técnicos buscando descobrir as últimas novidades em termos de tecnologia industrial.

Ao longo de uma década, o potencial de geração de negócios da Fimmepe 2004 tem sido reconhecido pelas centenas de empresas que já participaram como expositoras no evento. Para Onildo Ferraz, gerente de vendas da White Martins, empresa que já participou de oito edições do evento, a feira funciona como uma grande vitrine dos produtos e serviços, atraindo a atenção de empresários de outros estados.

"Além disso, a Fimmepe permite a apresentação dos últimos lançamentos, ampliando a oportunidade de negócios em novos mercados", afirma. Essa também é a opinião de Carla Roma, gerente administrativa da Penta Automação, que distribui os produtos da Siemens. "A expectativa é de aumentar a visibilidade da marca e divulgar os produtos para esse segmento", diz. A empresa participa pela segunda vez consecutiva da feira.

Para Mara Cristina Russo, assessora de Marketing da empresa paulista Alpina Equipamentos, a feira é uma boa oportunidade de conhecer o mercado e abrir novas frentes no Norte/Nordeste.

Segundo o diretor da Corepal, Vicente Simoni, a participação na feira garante a interação com novos clientes, principalmente do interior do estado. "A Fimmepe também possibilita a disseminação das novas tecnologias entre técnicos, engenheiros e estudantes", ressalta ele.

O diretor da Makita do Brasil, Marino Sérgio, acrescenta que, além de fortalecer o segmento eletro-metal-mecânico, o evento também traz resultados positivos para a economia do Estado. "A feira permite que empresários conheçam o potencial pernambucano, alargando a possibilidade da instalação de novos empreendimentos no Estado", afirma Sérgio.

Feira traz novidades para visistantes

A décima edição da Fimmepe – Mecânica Nordeste traz para a região as últimas novidades em produtos e serviços para o segmento eletro-metal-mecânico. Com a intensificação da divulgação do evento e os resultados apresentados nos anos anteriores, a maioria das empresas mantiveram seus estandes na feira e novos expositores vêm mostrar seus produtos para Pernambuco.

A empresa brasileira Weg, 4ª no ranking mundial de motores elétricos, vai lançar em parceria com seu distribuidor, a Corepal, inversores de freqüência, equipamentos de automação de última geração para controle de velocidade. Em exposição, também, uma chave de partida soft star, que evita partidas bruscas, como também paradas repentinas. Os dois produtos foram projetados para otimizar e diminuir o consumo de energia.

A Corepal também apresenta ,como novidade estratégica, descontos especiais para as compras efetuadas durante a Fimmepe. Outro lançamento é o barramento para quadros elétricos acompanhado de equipamentos que são fixados sob pressão, da indústria Holsc. Como não há perfuração, os barramentos podem ser aproveitados apenas com a troca dos equipamentos.

Com oito participações no evento, a White Martins lança máquinas de solda MIG e TIC, com sistema eletrônico avançado e controle digital, da linha Kemppi, com tecnologia finlandesa. Além de ser projetado para trabalhar 100% do tempo, esse equipamento reduz em 70% o consumo de energia.

Na Fimmepe, a White Martins também faz o lançamento de máscaras eletrônicas para soldas mig, com sistema arco voltaico. O equipamento escurece automaticamente, evitando que o operador tire a máscara durante o processo de soldagem.

Na feira, a empresa também apresenta oxicombustivel, reguladores, maçaricos, conjunto de solda portáteis (PPU Gás) e válvulas cortas-chamas, além de equipamentos de solda tradicional e conjunto de cortes com plasma.

A Penta Automação, que é distribuidora da Siemens do Brasil, vai apresentar o novo TIA – Sistema Totalmente Integrado. O sistema permite a integração desde o nível de chão de fábrica até os níveis de gerenciamento. "O mecanismo é projetado para atender às necessidades específicas de cada indústria", explica o engenheiro da Siemens, David Dolfovitsh.

A Nord Motoredutores, de São Paulo, que fabrica motorredutores e redutores de velocidade, traz para a feira a nova linha Unibloc, que são motorredutores compactos em alumínio com maior durabilidade.
A Makita também lança equipamentos de lavagem industrial, da MZ Bombas, para lavagem de pisos industriais e fachadas. As máquinas, com a parte hidráulica em rolamento, possuem sistema de pressão elétrica separada da parte mecânica. Com isso, a empresa conseguiu aumentar a vida útil do equipamento. Outro diferencial é que as lavadoras não vibram durante o funcionamento.

Outro lançamento da Makita é a linha de sopradores térmicos industriais de secagem rápida. Segunda diretora da Makita, Carla Patrícia, o sistema é feito sob encomenda para que possa ser utilizado em indústrias de segmentos diferentes. "Fazemos uma consultoria técnica para desenvolver projetos personalizados", conclui a diretora.

A empresa italiana Gierre lança ainda uma nova linha de escadas com tecnologia de ponta. "O produto tem travação de abertura automática e pode ser transformada, por exemplo, em um andaime.", explica o representante da Gierre no Nordeste, Durvalino Andreotti.

Solenidade marca 70 anos do Simmepe

O Simmepe comemorou 70 anos de fundação em grande estilo. A passagem do setuagésimo aniversário da entidade foi marcada por uma solenidade, seguida de jantar realizado no Buffet Blue Angel, no último dia 13 de setembro. O evento contou com a presença de lideranças empresariais e políticas, como o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente do Simmepe, Armando Monteiro Neto, o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Jorge Corte Real, e o prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva.

Na ocasião, foi apresentado um vídeo, mostrando a importância do segmento metal-mecânico e eletro-eletrônico para a economia de Pernambuco. O VT apresentou imagens históricas do sindicato e de seus dirigentes ao longo dos anos e ainda uma reportagem apresentada pela Rede Globo sobre o segmento.
Durante o evento, o atual presidente do Simmepe , Alexandre Valença, entregou aos ex-presidentes do sindicato placas comemorativas dos 70 anos. Foram homenageados in memoriam Euclides Pereira, Antídio Mendonça, Carlos de Oliveira Lima. Receberam a comenda Robert Mocock, Plínio Bezerra dos Santos, Mário Conte, Celso Batistella, João Sandoval e Armando Monteiro Neto.

O aniversário de 70 anos do Simmepe marca uma era de franca expansão do segmento eletro-metal-mecânica de Pernambuco, que, atualmente, reúne mais de 500 empresas, entre grandes indústrias multinacionais e microempresas, gerando cerca de 12 mil empregos diretos.

Ao longo dos anos, a trajetória da entidade foi marcada por realizações importantes em prol de suas empresas associadas e do desenvolvimento econômico de Pernambuco. Atualmente, o Simmepe situa-se entre os três grandes sindicatos patronais do Estado.

Isso, pela dimensão do quadro de seus associados, pelo grande espectro da representação, pela força propagadora das empresas, pela capilaridade espacial e setorial dos produtos e serviços da categoria econômica.

Uma história marcada pelo sucesso

Em seu discurso proferido na noite de comemoração dos 70 anos do Simmepe, o presidente Alexandre Valença destacou a trajetória vitoriosa da entidade, que ao longo dos anos consolidou-se como uma das mais importantes entidades representantes do setor produtivo de Pernambuco. Veja, a seguir, alguns trechos do discurso:

História de sucesso
Estamos reunidos para comemorar a história de sucesso de uma Entidade de Classe Empresarial pioneira, inovadora em todas as ações que buscou desenvolver, e fruto de um grupo de empresários vanguardistas e visionários. Empresários que escreveram – de modo competente – as primeiras páginas da história da organização empresarial do setor industrial de Pernambuco – o Leão do Norte.

Os dirigentes
Na década de 30, permeada de efervescência política e ambiente econômico em franca expansão, duas lideranças se inscrevem tendo seus nomes na linha de frente para o nosso preito de gratidão na passagem dos 70 anos. São os fundadores Tércio Carneiro e Euclides Pereira de Lucena. Ciosos dos tempos que viviam e com brilhante visão de futuro, estes homens legaram às gerações que se seguiram, e hoje estão em nossas mãos, um patrimônio de inestimável valor político-institucional, econômico e social. Outros nomes sucederam esses idealizadores e a eles igualmente cumpre-nos reconhecer e enaltecer o trabalho que realizaram, mantendo sempre acesa a chama do saber e da inteligência daqueles pioneiros.

Os parceiros
Fazendo parte de uma imensa rede de entidades locais, regionais e nacionais que defendem os interesses do setor, não poderíamos deixar de registrar, nesta oportunidade, nossa satisfação de poder contar com as parcerias dos que fazem o Sistema Fiepe (incluindo o Senai e o Sesi), o Sebrae, a Abimaq, os Sindicatos congêneres do Norte e Nordeste – que conosco formam a Coalizão Empresarial Norte e Nordeste – a Associação do Aço do Rio Grande do Sul – AARS, a Abinee, entre outros, aos quais manifestamos nossa satisfação e agradecimentos pelo trabalho conjunto. A construção dessas parcerias confere ao Simmepe espaço privilegiado e sem elas não teríamos tanto para contar e festejar.

Momento especial
O fato de estar à frente de uma Entidade com tanta pujança, e na ocasião das comemorações do seu septuagésimo aniversário, já seria, por si só, um grande privilégio para qualquer líder empresarial. Contudo, a nossa experiência reveste-se, ainda, de um caráter mais especial pelo fato de coincidir com um quadro perspectivo de um novo ciclo de expansão da indústria eletro-metal-mecânica de Pernambuco, graças à chegada de um número considerável de novas empresas e de empreendimentos estruturadores de grande porte. Esses novos projetos apontam para a consolidação e fortalecimento da indústria eletro-metal-mecânica como um dos mais importantes segmentos do setor industrial de nosso Estado e da Região e, certamente, virão fortalecer ainda mais o Simmepe, que, ao longo de sua história, sempre teve uma atuação destacada como representante da classe produtora que, hoje, engloba, em Pernambuco, cerca de 500 empresas e, aproximadamente, 12 mil trabalhadores diretos.

Consolidação
Ao presidente de um Sindicato como o Simmepe, compete, no essencial, liderar com seu grupo, por todos os meios e em todas as circunstâncias, ações que conduzam à consolidação de uma entidade, simultaneamente, próspera, solidária, responsável e criativa. A prosperidade é condição do atendimento das necessidades das empresas e dos empresários. Sem que perca de vista este princípio, o Simmepe, que, temos a honra de presidir, procura estar sempre presente, instigando, incentivando e reforçando iniciativas que levem a esse objetivo.

Solidariedade
Importa agir, de modo sinérgico, para que se instaure a solidariedade, não apenas como uma virtude ética, mas, sobretudo, como uma virtude política, identificada com princípios comprometidos com a construção de uma sociedade próspera, sólida, coesa e inquebrantável. Por tudo isto, estamos diuturnamente trabalhando, tanto no Simmepe, quanto na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado – para onde o destino nos levou – , a fim de que este novo momento seja profícuo e duradouro.

Novo referencial
A passagem do septuagésimo aniversário do Simmepe deve ser, portanto, capitalizada, não apenas como uma rara oportunidade de expor o memorial de suas grandes realizações, mas também – num gesto de compromisso com o futuro – como uma ocasião para o estabelecimento de um novo referencial com vistas à construção de uma renovada trajetória de atuação voltada ao progresso do setor industrial de Pernambuco.

"A prosperidade é condição do atendimento das necessidades das empresas e dos empresários."