Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Palestra sobre a economia do Nordeste na Feira Internacional

Durante a Feira Mecânica Internacional de São Paulo, que será realizada de 11 a 15 de maio, no Parque Anhembi, o Simmepe irá promover uma palestra sobre o tema: “A Economia do Nordeste o Desenvolvimento de Pernambuco e a Feira Mecânica Nordeste  – Fimmepe 2010”. O evento acontecerá às 16h, da quinta-feira, dia 13 de maio, no estande da Abimaq. Após a palestra, estarão sendo comercializados, em condições especiais, os estandes da Feira Mecânica Nordeste, que acontecerá de 18 a 22 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco. O Simmepe também estará com um estande na Feira Internacional, na Rua A – Nº 24, com o objetivo de divulgar a Fimmepe e também dar apoio aos executivos de empresas associadas que estiverem visitando o evento.
Realizada há 16 anos, a Mecânica Nordeste – Fimmepe tem atraído indústrias de bens de capital de todo o Brasil. O evento é direcionado para os empresários do setor eletro-metal-mecânico interessados em ampliar ou modernizar sua indústria e, inclusive, preparar sua empresa para integrar as cadeias produtivas dos setores naval e petrolífero que estão sendo criadas no Nordeste.
A Fimmepe é também a oportunidade para as empresas ampliarem a visibilidade de suas marcas no Norte/Nordeste, uma vez que é considerada a maior e mais importante feira da região em seu segmento. A cada ano, o número de expositores e a quantidade de produtos apresentados têm atraído milhares de visitantes de Pernambuco e de outros Estados para conhecer os últimos lançamentos em tecnologias destinadas ao setor industrial.
O parque industrial do Nordeste tem se apresentado como um mercado em contínua expansão. Uma prova disso são os projetos estruturadores, como o Estaleiro Atlântico Sul e a Refinaria de Petróleo Abreu e Lima, que estão se instalando em Pernambuco. Em função desse crescimento, as indústrias da região têm investido cada vez mais na modernização e ampliação de seus parques fabris, a fim de não ficarem fora desse surto expansionista. “De olho nessa realidade, muitas indústrias de bens de capital estão aproveitando a Feira Mecânica Nordeste para conquistar esse mercado em crescimento”, afirma Sebastião Pontes, presidente do Simmepe, órgão promotor do evento. Segundo ele, a feira recebe a visita de um público qualificado composto por empresários e técnicos. “Isso significa oportunidades concretas de fechamento de negócios”, afirma.
Entre os setores industriais representados na feira, estarão os segmentos de engenharia industrial, manutenção industrial, material elétrico, automação industrial, peças de reposição, lubrificantes e equipamentos em geral. “Tudo isso vai garantir aos visitantes da Fimmepe um ambiente propício à realização de negócios, além de proporcionar uma variada gama de soluções adequadas para seus empreendimentos”, afirma André Mozetic, diretor da Greenfield Business Promotion, empresa responsável pela comercialização do evento.

Missão para Itália e Espanha

A capacitação empresarial e prospecção de negócios, o Simmepe está realizando mais uma missão internacional para representantes de suas empresas associadas. Desta feita, os empresários vão visitar a Feira Lamiera, em Bolonha, na Itália, de 12 a 15 de maio e a Navalia – Feira da Indústria Naval de Vigo, na Espanha, de 18 a 20 de maio.
Em ambos os eventos, além de conhecer as inovações tecnológicas, os empresários vão manter contatos com produtores de outros países objetivando a formação de parcerias e a realização de negócios. Na Espanha, o Simmpe irá firmar um acordo de cooperação técnica com a Associação do Cluster del Naval Gallego (Aclunaga), visando a viabilização de investimentos conjuntos de empresas pernambucanas e espanholas no setor de navipeças dos dois países.
Os entendimentos para isso foram iniciados no último dia 25 de março, durante reunião realizada na sede do Simmepe entre a diretoria do sindicato e uma comitiva de empresários da região da Galícia, Espanha. Eles vieram a Pernambuco com planos de desenvolver um programa de cooperação técnica entre empresas locais para realização de investimentos conjuntos no polo naval que se forma em Suape.
A missão espanhola à Pernambuco foi coordenada pelo gerente da Aclunaga (Associação do Cluster del Naval Gallego), Tomás Casquero Cimadevila. Participaram da comitiva a representante da Autoridade Portuária do Porto de Vigo, Dolores Rois Orza e o promotor da Navalia. Os executivos foram recebidos pelo vice-presidente do sindicato, Alexandre Valença, pelo diretor Mário Conte e pelo secretário executivo Girley Brazileiro.
 

João Sandoval recebe medalha

O vice-presidente do Simmepe, João Sandoval da Silveira, presidente do Grupo Brasinox/Wicon Inox, será agraciado com a Ordem do Mérito Industrial, comenda conferida seletivamente a personalidades de destaque no mundo empresarial nacional, pela Confederação Nacional da Indústria – CNI. Uma comitiva de associados do Simmepe deverá prestigiar a solenidade de entrega, que acontecerá em Brasília, no dia 25 de maio, na sede da própria CNI. A indicação do nome de Silveira partiu do presidente da Confederação, Deputado Federal Armando Monteiro Neto, que, em suas justificativas para o pleito, argumentou as relevantes contribuições à indústria e ao desenvolvimento econômico de Pernambuco e da região realizadas pelo líder empresarial de Pernambuco.
 

PIB do Estado cresce mais que o nacional

Apesar dos efeitos da crise econômica, o Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu mais do que o nacional em 2009.  O índice registrou alta de 3,8%, enquanto que a economia do País registrou queda de 0,2%, de acordo com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem.
Segundo a coordenadora das contas regionais da Agência, Cláudia Pereira, o crescimento do PIB estadual foi conseqüência dos investimentos em projetos estruturadores que estão sendo realizados em Pernambuco. “Em 2009, a crise afetou todo o país. Mas em Pernambuco, setores como os da indústria e da metalurgia não caíram tanto quanto era esperado. Isso se deve, especialmente, aos investimentos que estão sendo feitos no Complexo Industrial e Portuário de Suape”, afirma. Para ela, isso fez com que o Estado não sentisse de forma agressiva a crise instalada nacionalmente.
Os principais empreendimentos que estão se instalando em Suape são a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul e o polo petroquímico. O local também está recebendo investimentos em infraestrutura. Outras obras que também influenciaram positivamente no desempenho da economia estadual foram a duplicação da BR-101 e as obras da transposição de águas do Rio São Francisco.
O resultado positivo do PIB estadual em 2009 foi favorecido principalmente pelo crescimento de 5,4% registrado no quarto trimestre, na comparação com mesmo período do ano anterior. A indústria cresceu 6,5% com uma participação significativa da Construção Civil que registrou alta de 15,5% no último trimestre. O setor de serviços cresceu 5,3%, enquanto que a arrecadação de impostos, 6.3%. Já o setor agropecuário ficou em 0,1%
De acordo com Cláudia as perspectivas para 2010 são de mais crescimento. “O PIB de Pernambuco continua crescendo, inclusive acima do nível nacional, uma vez que os setores afetados estão se recuperando. Isso nos dá um bom alicerce para acreditar no  crescimento do Produto Interno Bruto estatal”.
 

Indústria metal-mecânica se destaca

Entre janeiro e fevereiro, Pernambuco foi o estado que registrou o maior crescimento no índice da produção industrial: 11%, segundo pesquisa do IBGE. Na comparação com fevereiro de 2009, o estado também apresentou resultado expressivo com uma taxa de crescimento de 24,7%, índice mais de seis pontos percentuais acima da média nacional que ficou em 18,4%.
Segundo a análise do instituto, a maior contribuição para esse crescimento foi o segmento de metalurgia básica que apresentou uma alta na produção de nada menos do que 122,7%. Segundo o secretário executivo do Simmepe, Girley Brazileiro, esse resultado é reflexo, principalmente, da expansão na produção aços longos ao carbono da associada Siderúrgica Gerdau e de fundidos para produção de bens de capital produzidos pela empresa Simisa. “As duas empresas se recuperam, após dificuldades sofridas, por ocasião da crise econômico-financeira mundial, do ano passado”, lembra Brazileiro.
No geral, a pesquisa mostrou que os índices regionais da produção industrial ajustados sazonalmente avançaram em 7 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE. Além de Pernambuco, com 11%, destacaram-se no comparativo fevereiro 2010 / fevereiro 2009 os estados de Goiás (8,3%), Rio de Janeiro (2,3%), São Paulo (2,2%) e Minas Gerais (2,0%), que também cresceram acima da média nacional (1,5%). Entre as sete áreas que reduziram a produção, nesse confronto, Rio Grande do Sul (-5,3%) e Amazonas (-3,9%) registraram as quedas mais elevadas.
Na comparação com fevereiro de 2009, todos os locais pesquisados apresentaram crescimento na produção, refletindo não só a maior produção neste início de ano mas também a baixa base de comparação decorrente dos efeitos da crise econômica internacional.

Estaleiro Atlântico Sul lança primeiro navio

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), empresa  associada ao Simmepe, lançou ao mar, no último dia 7 de maio, o casco do primeiro navio construído em Pernambuco. Batizado de João Cândido, homenagem ao marinheiro negro João Cândido, que liderou a Revolta da Chibata no Rio de Janeiro, em 1910, o navio é um petroleiro do tipo Suezmax com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo.
A solenidade de lançamento ao mar, ritual mais importante do processo de construção de um navio, contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Eduardo Campos. Após o lançamento ao mar, foi iniciada a fase dos serviços de acabamento interno da embarcação. Este é o primeiro navio petroleiro produzido no Brasil a ser entregue ao Sistema Petrobras em mais de 13 anos, período em que a indústria naval brasileira praticamente desapareceu, após ser a segunda maior fabricante mundial nos anos 1970.
A partir do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), os estaleiros nacionais se modernizaram e novas unidades de produção surgiram no País. Hoje, o Brasil já possui a quinta maior carteira de navios petroleiros do mundo. Em Pernambuco, a instalação do Atlântico Sul tem contribuído para o fortalecimento e a expansão da indústria eletro-metal-mecânica do Nordeste por meio da formação de um pólo regional de navipeças.
“O lançamento ao mar do primeiro navio do Promef é um fato histórico. Atravessamos uma verdadeira epopéia para chegarmos a esse ponto. Quando iniciamos o programa, a desconfiança era enorme. Mas este ano, com os primeiros navios sendo lançados, veremos a prova real do acerto e da força do Promef, que entra agora em uma nova etapa, inclusive porque já estamos trabalhando para lançar a sua terceira fase”, afirma o presidente da Transpetro, Sergio Machado.
O Promef já gerou 15 mil empregos diretos, dos quais, mais de 3 mil só em Pernambuco. Segundo a Transpetro, este número deverá chegar a 40 mil em todo o País. Em suas duas primeiras fases, o programa prevê a construção de 49 navios no Brasil, dos quais 33 já foram contratados. Os 16 restantes estão fase final de contratação.
O Estaleiro Atlântico Sul tem capacidade de processamento de 160 mil toneladas de aço por ano. Com um investimento total de cerca de R$ 1,4 bilhão, será uma das mais modernas plantas de construção naval do hemisfério sul quando estiver operando plenamente no final deste ano.  Além disso, conta com equipamentos similares aos existentes nos mais avançados estaleiros do mundo e integra o seleto time da quarta geração da indústria naval.
 

Lançado catálogo de navipeças na Fiepe

Foi lançado o Catálogo de Navipeças na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). Criado pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ele serve como portal de divulgação e relacionamento entre os fornecedores da indústria naval. O catálogo coloca na prateleira as empresas capacitadas a oferecer os mais diversos tipos de bens e serviços utilizados na construção de uma embarcação, que demanda entre 2 mil a 3 mil itens.
Para as empresas que desejarem ter acesso ao catálogo, só é preciso se cadastrar, gratuitamente, no portal www.onip.org.br/navipecas e enviar documentação que comprove sua capacidade de fornecimento. O próximo passo é a análise do material, sob o ponto de vista técnico e jurídico, pela Comissão de Avaliação de Empresas (CAE). Depois de aprovada, a companhia passa a figurar no catálogo. Atualmente, pelo menos 70% das peças para embarcações são fabricadas no Brasil.
O lançamento do catálogo de Navipeças vêm sendo realizado em road shows nos estados. Em Pernambuco, o lançamento ocorreu no dia 31 de março, com a participação do diretor de transportes da Transpetro, e do vice-presidente executivo da Sinaval, Franco Papini