Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Sindicatos do Norte/Nordeste instalam Coalizão Empresarial

Foi oficialmente instalada, no último dia 24 de outubro, na sede do Simmepe, a Coalizão Empresarial com a presença de presidentes dos sindicatos da indústria eletro-metal-mecânica do Norte/Nordeste. O movimento reúne as entidades patronais visando fortalecer o segmento na luta em defesa de políticas que estimulem o crescimento da cadeia produtiva e favoreçam o desenvolvimento econômico regional. O Simmepe foi eleito coordenador temporário e Secretaria Executiva do movimento pelo período de um ano. Presentes ao ato de instalação Alexandre Valença (SIMMEPE), Juvenil Oliveira (SIMMEB/BA), Valdelírio Soares (SIMEC/CE), José Carlos Lyra (SIMETAL/AL) e Guálter Parente Leitão (SIMEPA/PA), empresários da região como Fernando Cirino Gurgel (Vice-presidente da CNI) e Jorge Corte Real (Presidente da Fiepe).  

“Cada vez mais os governos estão deixando de exercer o papel de agentes indutores do desenvolvimento. Em razão disso, vimos a necessidade de organizar o setor privado regional visando garantir a sobrevivência das empresas já existentes e também estimular novos investimentos”, afirma Alexandre Valença, presidente do Simmepe.

Ele cita como exemplo o fato de que, historicamente, o segmento metal-mecânico regional sempre enfrentou dificuldades em concorrer com as indústrias do Centro-Sul em virtude do fato das siderúrgicas, principais fornecedoras de matéria–prima, estarem localizadas naquela região. Para ele, esse é um dos problemas que não pode ser enfrentado isoladamente por cada empresa ou Estado. “Unindo as forças regionalmente teremos muito mais condições de reivindicar um tratamento adequado para que as empresas do Norte-Nordeste não sejam prejudicadas”, destaca.

Outra frente de batalha da coalizão será a de promover fortalecimento da cadeia produtiva da indústria eletro-metal-mecânica. “Esse segmento tem como característica a não verticalização. Isto é, tanto adquirimos, como produzimos componentes e matérias-primas para outras indústrias.”, explica Valença. Segundo ele, esse grande vínculo de complementaridade entre as fábricas são fatores competitivos que devem ser valorizados pela Coalizão não só para atração de novos investimentos para a região, mas também para orientar a concessão de benefícios fiscais e gastos em pesquisas e projetos.

O presidente do Simec (CE), Valdelírio Soares, destaca o papel da Coalizão junto aos governos. “Devemos interagir na formulação de propostas de políticas industrial e de incentivos que venham a fortalecer não só o segmento industrial, mas também estimular o desenvolvimento econômico regional”, afirma.

Segundo ele, a liderança do movimento também vai trabalhar no sentido de garantir a participação das indústrias eletro-metal-mecânicas nas grandes obras de infraestrutura realizadas na região. “Em muitos casos, os órgãos públicos importam equipamentos e componentes que poderiam ser produzidos no Norte/Nordeste”, explica o dirigente.

Fimmepe 2002 supera expectativas

Foi um sucesso a Fimmepe 2002 – Mecânica Nordeste. Realizada no Centro de Convenções, de 21 a 25 de outubro, o evento apresentou máquinas, equipamentos, componentes e ferramentas para quem planeja modernizar sua empresa ou abrir um novo negócio. O evento contou com cerca de 150 expositores e recebeu aproximadamente 10 mil visitantes entre empresários e técnicos industriais. A feira também foi visitada por lideranças políticas e empresarias como o vice-governador José Mendonça Filho, Armando Monteiro Neto, presidente da CNI e o presidente da Fiepe, Jorge Corte Real.

Segundo Alexandre Valença, presidente do Simmepe, órgão promotor do evento, a Fimmepe consolida-se a cada ano como a maior e mais importante feira de produtos industriais da região. Para ele, a quantidade de produtos oferecidos fazem da Fimmepe uma boa oportunidade para grandes, médias, pequenas e micro empresas terem acesso, em um só lugar, às últimas novidades lançadas no segmento industrial.

O movimento de público especializado da Fimmepe superou as expectativas dos expositores. Flávio Camargo, diretor da Ogramac do Nordeste Ltda, que participou pela primeira vez da feira, afirma que o resultado foi além do esperado. “Recebemos muitas visitas, inclusive, de novos clientes de diversas partes do país”, destaca.

Já Raimundo Silton, diretor da Gazil, afirma que o evento deste ano superou os anteriores promovidos pelo Simmepe. “Os clientes foram diferenciados, estavam interessados nos produtos expostos”, frisa. Ele acrescenta ainda que os objetivos foram atingidos. “Realizamos contatos com empresas de várias regiões que vão nos render bons negócios”.

O potencial de geração de negócios da Fimmepe 2002 também é reconhecido pelas centenas de empresas que já participaram como expositoras no evento. Segundo Romero Rego, gerente de vendas da Koblitz, que participa desde a primeira edição da feira, em 1995, a Fimmepe traz benefícios não só para expositores e visitantes, mas também para a própria economia do Estado. “A feira coloca Pernambuco como referência nacional para o setor metal-mecânico do País,” afirma.

Essa também é a opinião de Mariana Vizioli, do setor de Promoção e Propaganda da Gerdau. “A expectativa é de aumentar a visibilidade da marca e divulgar os produtos para esse segmento”, afirma.

Outro que se entusiasmou com a Fimmepe é Augusto César de Araújo, diretor comercial da Coresolda. Para ele, o resultado é garantido pelo grande número de empresas que participam do evento. “A feira é uma grande vitrine onde podemos alcançar um número significativo de clientes no Nordeste do país”, destaca.

Para José Luiz Nobre, gerente de vendas da empresa baiana Durit, que participa todos os anos da Fimmepe, a feira representa a oportunidade de aumentar a venda de produtos do Nordeste. “Com a apresentação de produtos de altíssima qualidade e precisão, as empresas ganham espaço no mercado nacional e mostram que também desenvolvem produtos com tecnologia de ponta”, frisa.

FACILIDADES

O BNDES e o Banco do Nordeste, mais uma vez, estiveram presentes com estandes na Fimmepe para dar informações sobre seus produtos e serviços, além de oferecer assistência aos empresários interessados em obter financiamento para adquirir os produtos da feira. Os visitantes que se interessaram em adquirir máquinas e equipamentos expostos na feira contaram com as linhas de crédito do BNDES-Finame oferecidas através do Banco do Nordeste. Os financiamentos puderam ser obtidos para aquisição de máquinas e equipamentos de qualquer valor. Os empréstimos também foram direcionados para empresas grandes, médias, pequenas e microempresas.

Outro importante estímulo oferecido às empresas pernambucanas que participaram da Fimmepe, foi o incentivo da Secretaria da Fazenda do Estado. Esse incentivo proporcionou ao expositor um prazo de 90 dias para recolher o ICMS gerado nos negócios realizados durante o evento. O Sebrae também deu o seu apoio disponibilizando recursos financeiros para que o sindicato pudesse subsidiar a participação de micro e pequenas empresas na Fimmepe 2002.

Abimaq confirma apoio ao Simmepe

O Simmepe recebeu, no último dia 22 de outubro, a visita do vice-presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Pastoriza, que veio ao Recife visitar a Fimmepe atendendo ao convite do presidente do Simmepe, Alexandre Valença. Em reunião com os diretores do sindicato, Pastoriza, ratificou os compromissos da entidade com o Simmepe no sentido de reativar o escritório da Abmaq no Recife, apoiar a Fimmepe – Feira Metal Mecânica 2003 e de promover, em Petrolina, a Agrishow, feira de máquinas e equipoamentos para o setor agropecuário que já vem sendo realizada nos Estados do Centro-Sul. Na semana anterior, o presidente do Simmepe, Alexandre Valença, e diretores do Sindicato estiveram em São Paulo, onde reuniram-se com o presidente da Abimaq, Delben Leite, a fim de tratar desses assuntos.

Durante a visita ao Recife, Pastoriza falou sobre a pesquisa realizada pela Abimaq sobre a participação das indústrias nacionais no mercado interno de máquinas e equipamentos. Os dados levantados pela entidade mostram que a compra de máquinas no mercado externo caiu 13,6% de janeiro a agosto de 2002 em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, a participação dos fabricantes nacionais no mercado brasileiro passou de 40% para 60% este ano.

Integração com empresas italianas

A diretora da Promos no Brasil, agência de fomento da Câmara de Comércio de Milão, Giana Bressan, esteve no Recife, nos dias 23 e 24 de outubro. Sua visita teve como objetivo dar continuidade às negociações iniciadas durante a missão do Simmepe à Itália, em maio último, visando à formação de parcerias entre empresas pernambucanas e italianas.

No Recife, a representante italiana visitou a Fimmepe e conheceu a sede do Simmepe, onde realizou exposição sobre o trabalho da Promos para os dirigentes sindicais que formam a Coalizão Empresarial Norte/Nordeste da Indústria Eletro-Metal Mecânica. A próxima etapa do trabalho será o cadastramento das empresas interessadas em participar dos intercâmbios com os italianos e buscar, entre estes, oportunidades de negócios. “Essa interação vai favorecer o desenvolvimento tecnológico do setor”, destaca Alexandre Valença, presidente do Simmepe. Em sua estada, Giana Bressan também visitou a sede do Sebrae e da Fiepe.   

Durante a missão a Itália, a Promos recebeu a comitiva brasileira, promoveu um seminário na sede em Milão para empresários italianos e diretores de entidades italianas, além de agendar visitas a empresas da região da Lombardia. Marco Agionni, encarregado de Negócios com o Brasil, foi o coordenador dos trabalhos realizados naquele país. A Promos possui escritórios em todo o mundo, inclusive em São Paulo.