Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Do Simmepe para a CNI

Um ex-dirigente do Simmepe deverá ocupar o cargo máximo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) a partir de agosto deste ano. Além de ser o atual vice-presidente da Confederação, Armando Monteiro Neto é presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), deputado federal e está disputando em chapa única a presidência da CNI. O prestígio do empresário foi comprovado pelos presidentes das federações industriais de vários estados, que por unanimidade deram apoio à sua candidatura.

“Armando Monteiro Neto reúne todas as qualidades para comandar uma CNI que na sua gestão será moderna e altamente profissionalizada. Temos certeza que, como ex-dirigente do nosso Simmepe, ele saberá fortalecer ainda mais os mecanismos de participação empresarial em nosso país”, diz o presidente do sindicato, Alexandre Valença.

Formado em administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas (RJ) e em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o industrial iniciou a trajetória sindical ao assumir o posto de diretor secretário do Simmepe, de 1986 a 1989. Voltou ao sindicato em 1992, como diretor-presidente, e no mesmo ano veio a ser presidente da Fiepe, sendo reeleito em 1995 e 1999. Na CNI, entrou como vice-presidente em 1995 e foi reeleito em 1999, ano em que também começou o mandato de deputado federal.

Simmepe ingressa na Feira Internacional de Mecânica

A Feira Internacional de Mecânica, que acontecerá entre os dias 6 a 11 de maio no Anhembi, em São Paulo, contará com um estande do Simmepe e seus associados. Com produção da Alcântara Machado – a mesma empresa responsável pela Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação (Fiee), que ocorreu em março, a Feira Internacional é a maior do gênero da América Latina e traz todas as novidades do setor metal-mecânico.
O Sindicato enviou, via e-mail e fax, uma circular para convidar os associados a tomarem parte do evento. A circular descreve em detalhes a programação do Sindicato: o dia 7 de maio seria para o vôo de Recife a Guarulhos (SP) e alojamento no hotel, enquanto os dias 8, 9 e 10 seriam utilizados para a visita à feira. A comitiva retorna ao Recife no dia 10 de maio. Há vagas para 25 empresas associadas que estejam com suas obrigações sociais em dia e as opções de pacotes são duas: R$ 897 (Hotel Nóbilis) e R$ 935 (Hotel Interative Flat). Ambas não incluem a taxa de embarque por pessoa e podem ser divididas em 1 + 4 vezes com cheques.

“A presença dos nossos industriais é vital para que eles se atualizem com o que há de mais moderno em termos de maquinaria”, explica o presidente do Simmepe, Alexandre Valença. Os associados poderão encontrar mais informações sobre a Feira Internacional de Mecânica no site www.mecanica.com.br.

Avaliação do Simmepe sobre a FIEE é positiva

De 18 a 22 de março, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco (Simmepe) participou da Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação (FIEE), evento que ocorreu no Parque Anhembi, em São Paulo. A direção do Simmepe resumiu a ida ao evento como bastante positiva, pois dentre as ações do Sindicato, destacou-se a visita do presidente Alexandre Valença à Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e o contato com a comitiva do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Estado do Ceará (Simec).

Durante a visitação à sede da Abimaq, o presidente do Simmepe, Alexandre Valença, discutiu a possibilidade da entidade reabrir seu escritório em Pernambuco, estendendo seus benefícios aos associados do Sindicato.

A Abimaq é a maior associação do segmento de máquinas industriais do Brasil. Valença ofereceu o espaço físico e logístico da própria sede do Simmepe para a vinda da associação.

O presidente atual do Simec, Gil Brasil, retomou outro assunto importante para o setor industrial junto à comitiva do Simmepe: a abertura de uma associação regional que englobaria todos os sindicatos do Nordeste no setor eletro-metal-mecânico. Brasil ainda afirmou que, assim como o Simmepe, pretende comparecer às futuras edições da FIEE.

Dedicada aos expoentes do setor eletro-eletrônico nacional e internacional, a FIEE apresentou um bom desempenho nos nichos de automação e energias alternativas. “Fontes de energia pouco usadas hoje, como a solar, eólica e a diesel, receberam mais atenção por causa da dificuldade atual de se obter os suprimentos convencionais. Esse campo serve para o nosso setor tanto para a fabricação de novos equipamentos quanto para sermos usuários dessas energias”, analisa Valença.   

O estande do Simmepe também divulgou folders para a Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico de Pernambuco e Feira da Mecânica do Nordeste (Fimmepe) deste ano, que é organizada pelo Sindicato e acontecerá de 21 a 25 de outubro no Recife. Cerca de 55% das empresas que poderão estar na Fimmepe são paulistas e também marcaram presença na FIEE. Portanto, o evento serviu para reiterar o convite do Sindicato a essas empresas.

Itália é a próxima meta dos industriais de Pernambuco

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco (Simmepe) conclui nas próximas semanas o cronograma da visita de empresários pernambucanos do setor eletro-metal-mecânico à Itália, prevista para maio. O presidente do Simmepe, Alexandre Valença, viajou no começo do mês a São Paulo para acertar os últimos detalhes com o embaixador do Brasil em Roma, Andrea Matarazzo.

A viagem tem como objetivo possibilitar joint-ventures Brasil/Itália e apresentar aos industriais locais um pouco da tecnologia e do design das máquinas e equipamentos europeus. Uma das etapas da programação a ser confirmada é uma visita a Lamiera, uma importante feira do setor eletro-metal-mecânico de Bolonha. A feira tem seu próprio site: www.lamiera.com.

Toda a missão deve durar aproximadamente 10 dias e o Simmepe espera levar cerca de 20 associados, entre eles os representantes da Polifrio, F. Conte, Galvaniza, Máquinas Piratininga, Kronorte, Ghel’ Plus, Utipec, Iane, Almec e Ferroalumínio. O deputado federal Carlos Eduardo Cadoca e o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Armando Monteiro Neto, pretendem acompanhar a visita.

Alexandre Valença, acredita que a Itália é uma espécie de vitrine das tendências industriais da Europa, o que desperta o interesse dos industriais pernambucanos. “Vamos realizar rodadas de negócios, encontros empresariais e visitas às indústrias italianas para que a nossa presença seja bem sucedida no país”, define Valença.

ISO 14001 é a mais recente conquista da TCA

A TCA, empresa de cabos elétricos para automóveis, tem na sua fábrica em Jaboatão dos Guararapes o mais recente motivo de orgulho: o certificado de gestão ambiental ISO 14001, obtido no fim do ano passado. A fábrica é a primeira do grupo multinacional argentino Pescarmona a obter o certificado, graças a um extenso planejamento interno que levou cerca de dois anos.

A meta de qualidade ambiental veio do acionista majoritário, o empresário argentino Enrique Pescarmona. “Ele solicitou em carta aberta, há três anos, que as filiais TCA providenciassem a certificação”, disse o diretor executivo da empresa em Pernambuco, Laércio Zaratin. A partir daí, o investimento da fábrica foi em três frentes: educação ambiental de seus funcionários, conhecimento da legislação específica e a reciclagem do lixo e resíduos.

Através de cartilhas e aulas, os funcionários aprenderam desde conceitos ambientais universais – preservação do ar, da água e do solo – até aspectos mais significativos como coleta seletiva e tratamento dos afluentes sanitários. “Da diretoria ao último empregado, todos possuem responsabilidades para com a gestão”, afirmou o coordenador de gestão ambiental, Evandro Azevedo. Quanto à legislação aplicável do meio ambiente, a TCA recebeu dicas de um consultor de Minas Gerais, pois “em Pernambuco não há advogados exclusivos nessa área”, explica Azevedo. Por fim, a fábrica abriu uma central de resíduos para devolver às fornecedoras os restos de papel, metal e outros materiais para que sejam devidamente reciclados. “Mas só devolvemos às empresas autorizadas pelo CPRH”, esclarece.

A TCA nasceu na Argentina em 1964 e é hoje o maior fabricante de chicotes elétricos automotivos da Argentina e segundo maior do Brasil e Mercosul. Atua em outras áreas como a fabricação de autopeças, comunicações por satélite, fibra óptica, tecnologias de Internet, data center e seguros. Dentre as fábricas em San Juan (Argentina), Ponta Grossa (PR) e Jaboatão dos Guararapes, esta última é a maior da empresa, com 20 mil metros quadrados. A unidade ainda obteve, em setembro do ano passado, o certificado de qualidade das montadoras, o ISO TS 16949.