Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Fimmepe 99 / Mecânica Nordeste recebe mais de 8 mil visitantes

Foi um sucesso a quinta edição da Fimmepe‘99 / Mecânica Nordeste que aconteceu de 25 a 29 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco. A Feira, que teve aproximadamente 8 mil visitantes, reuniu mais de 200 expositores de todo o Brasil, cerca de 50% provenientes do Sul e Centro-Sul do país. Empresas como a Romi, Carnevalli, Gerdau, White Martins, Indústrias Renda e Brasinox aproveitaram o evento também para lançar produtos no mercado.

Segundo o empresário João Sandoval, presidente do Simmepe, órgão promotor da feira, os resultados obtidos superaram as expectativas.
   

Fimmepe 2000 já está confirmada

Como reflexo do êxito da Fimmepe’99 / Mecânica Nordeste, a maioria dos expositores manifestou interesse em participar do evento no próximo ano que já foi confirmado pela direção do Simmepe para o período de 23 a 27 de outubro de 2000.

O presidente do Sindicato afirmou que a meta será dobrar o número de participantes na próxima feira. Para isso, o Simmepe já iniciou a comercialização dos estandes com as empresas interessadas.

De acordo com Sandoval, a feira tem as condições ideais para atrair um número cada vez maior de expositores.

Cerca de 80% das pessoas que visitaram a feira eram compradores em potencial. Os universitários vêm como a segunda categoria mais significativa de visitantes, seguida de perto por representantes e técnicos interessados em descobrir as novidades em exposição.

O presidente do Sindicato destacou ainda o apoio recebido pelo Governo do Estado que, através da Secretária e Desenvolvimento Econômico, Secre taria da Fazenda e Empetur, deu uma importante contribuição para a realização do vento. Além disso, o Sebrae também deu apoio à Fimmepe subsidiando em até 30% o valor da área do estande para as pequenas empresas.

Lideranças prestigiam o evento

A solenidade de abertura da Fimmepe‘99 – Mecânica Nordeste contou com a participação de autoridades do Governo Estadual e do Poder Legislativo, lideranças empresariais e representantes diplomáticos de diversos países. Na ocasião, o presidente da Simmepe, João Sandoval, deu as boas-vindas aos participantes e visitantes, destacando a importância do evento para Pernambuco e para o Nordeste.

"A Fimmepe é mais do que uma feira, é um movimento que visa ao desenvolvimento de Pernambuco através da valorização da Indústria Eletro-metal-mecânica do Estado e da Região", assinalou.

Por sua vez, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, Deputado Federal Armando Monteiro Neto, ressaltou o trabalho do presidente do Simmepe, João Sandoval, para viabilização da feira nos últimos cinco anos. Para ele, o evento já está plenamente consolidado e já faz parte do calendário nacional de feiras do setor industrial.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Jaime Galvão, em seu discurso, elogiou a iniciativa do sindicato que vem contribuindo para divulgar Pernambuco além das suas fronteiras e tem contribuído para o intercâmbio entre as empresas do setor industrial do país.

Representando o vice-presidente, Marco Maciel, o deputado Federal Joel de Holanda parabenizou a diretoria do Simmepe pela realização da quinta versão da Fimmepe / Mecânica do Nordeste e reconheceu a sua importância para o setor industrial.

Entre os presentes à solenidade, estavam o embaixador da Polônia, Boguslaw Zakrzewski, cônsul geral do Japão, Tokuji Ikeda, cônsul geral da Argentina, Gustavo Adolfo van Gelderen, o presidente da Federação do Comércio Varejista, Josias Albuquerque, o deputado Federal José Chaves, entre outros.

Empresas promovem palestras

Além de expor seus produtos e equipamentos, empresas como Alcoa e Brasinox aproveitaram a Fimmepe‘99 / Mecânica Nordeste para realizar palestras e seminários sobre as novidades do mercado e as novas tecnologias empregadas em seus segmentos de atuação.

A Alcoa promoveu palestras para universitários sobre Manutenção Preditiva, O Alumínio na Contrução Civil, Alumínio e suas ligas, Confiabilidade. Também durante a Feira, a empresa promoveu o "Programa Alcoa de Seleção de Trainees" através do qual selecionou entre os participantes dos seminários candidatos dos cursos universitários de Engenharia Mecânica, Eletrônica, Elétrica, Megatrônica, Civel e Administração de Empresas.

A Brasinox, por sua vez, trouxe dos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, caravanas de nutricionistas, engenheiros e arquitetos para conhecerem as últimas novidades em equipamentos para cozinhas e lavanderias industriais.

Outro destaque da Fimmepe / Mecânica Nordeste, foi o estande instalado pela Governo da Polônia para divulgar os produtos daquele país e estimular o intercâmbio com empresários de Pernambuco e da região Nordeste.