Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Apesar da crise, Simmepe comemora realizações importantes

Desde o início, 1999 prometia ser um ano de dificuldades. O resultado terminou não sendo dos mais desastrosos como anunciado, permitindo ao SIMMEPE realizar importantes feitos.

Logo no início do ano, após da posse do governador Jarbas Vasconcelos, acreditando no potencial de expansão da indústria eletro-metal-mecânica de Pernambuco, o SIMMEPE fez chegar ao Palácio do Campo das Princesas uma proposta visando ao desenvolvimento industrial local.

Além de sugerir uma urgente definição de uma política industrial para o Estado, a proposta apresentava um elenco de projetos específicos do segmento, tais como: Central de Serviços e Estamparia; Pólo de auto-peças e Pólo da linha branca.

ICMS – Também no primeiro trimestre, o Simmepe obteve uma conquista importante com a renovação do decreto estadual que prevê o crédito presumido sobre o ICMS devido para indústrias que usam o aço plano como matéria prima adquirida fora do estado, normalmente oriundo das siderúrgicas do sudeste.

O presidente do Simmepe, João Sandoval, destaca a sensibilidade do estado, na pessoa do governador Jarbas Vasconcelos, que através dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Cadoca Pereira, e da Fazenda, Jorge Jatobá, atenderam prontamente ao pleito do SIMMEPE, que, finalmente, viabiliza a própria sobrevivência do ramo metalúrgico em Pernambuco.

No mês de maio, dando continuidade a programação anual de trabalho e com o apoio do Sebrae, o SIMMEPE, como faz todos os anos, organizou mais uma comitiva de pequenos e médios empresários associados a Entidade, para uma visita a Feira Internacional de Máquinas e Ferramentas – Feimafe, certame anual que ocorre no pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Trata-se de uma ação das mais relevantes pelas possibilidade que abre aos participantes de travar um intercâmbio de conhecimentos nas áreas de novos produtos e tecnologia de ponta.

Perfil – Ciente do seu papel de representar a classe empresarial do segmento eletro-metal-mecânico e como forma de contribuir, de modo efetivo, com o governo estadual no esforço para atrair a nova montadora de veículos que terminou optando pela Bahia, o SIMMEPE, fez levantamento do perfil da indústria metal-mecânica e eletro-eletrônica de Pernambuco que, pelo seu alto grau de diversidade, alto nível tecnológico e mão-de-obra qualificada, poderia constituir-se em um importante fornecedor de insumos e componentes para o empreendimento.

O esforço, embora o resultado final adverso, valeu a pena pela reflexão que foi feita no âmbito do estado. Preocupada com a especialização da mão-de-obra para as indústrias do segmento metal-mecânico, a diretoria do Simmepe firmou um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai a inclusão, nos programas de capacitação profissional, de projetos voltados a suprir as necessidades existentes no mercado de trabalho local.

Ainda na área de recursos humanos, destacou-se o trabalho do Grupo Consultivo de Recursos Humanos – formados por executivos de recursos humanos das associadas – que cumpriu, durante o ano, um programa de debates e visitas às empresas associadas ao sindicato com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos na área de gestão de RH, qualidade e processos industrias. Os encontros foram realizados, alternadamente, na sede do SIMMEPE e em diferentes empresas, entre as quais a Alcoa, Motogear – atual Musachi – TCA, Philips e Gerdau.

Procompe – Coerente com as atuais preocupações da classe empresarial local e, particularmente da Fiepe, o SIMMEPE participou do Procompe’99 – Programa de Competitividade que em suas prioridades inclui o projeto de implantação de uma laminadora a frio de aços planos ao carbono, no Estado; Na vertente política, o SIMMEPE participou, durante o ano inteiro, através dos seu presidente, João Sandoval, de inúmeros encontros, marcando posições importantes em defesa dos interesses do setor eletro-metal-mecânico de Pernambuco. Entre os vários eventos, são lembrados com destaque os almoços/reuniões promovidos pela Fiepe.

Reinvindicações – Junto ao presidente do BNDES, professor Andrea Calabi, por exemplo, Sandoval reivindicou que os mesmos benefícios que foram concedidos para a instalação da Ford na Bahia, fossem estendidos para a consolidação da indústria de autopeças existente em Pernambuco.

Da mesma forma, Sandoval também defendeu, em reunião com o presidente da comissão especial da reforma tributária, deputado Germano Rigotto, a diminuição da carga tributária sobre as indústrias de bens de capital como forma de incentivar o desenvolvimento do setor no Nordeste.

Outras reivindicações foram apresentadas pelo presidente do Simmepe ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Ele sugeriu a revisão da sistemática de aplicação de recursos do Finor para que fosse criada um linha de crédito para a recuperação de indústrias com projetos paralisados ou com dificuldade de conclusão. Sandoval também aproveitou a passagem pelo Recife do ministro do Desenvolvimento, Celso Lafer e do presidente da Câmara Federal, Michel Temer para reivindicar a criação de uma política industrial para o Nordeste e a agilização da reforma tributária como meio de estimular a retomada de crescimento do País e reduzir as taxas de desemprego.

Em outubro, o SIMMEPE, realizou com grande êxito a quinta edição da Fimmepe’99 – Mecânica Nordeste, repetindo assim o sucesso dos anos anteriores. A Feira, que teve cerca de 8 mil visitantes, reuniu mais de 200 expositores de todo o Brasil – cerca de 50% proveniente da região centro-sul. Foram cinco dias de intenso movimento no Centro de Convenções de Pernambuco, no qual foram expostas as mais modernas tecnologias do segmento.

O empresário local, bem como visitantes das mais diversas origens, tiveram oportunidade de interagir com importantes produtores de máquinas e equipamentos modernos. O evento provou uma vez mais sua viabilidade e consolidou sua participação no calendário oficial brasileiro dos eventos do gênero.

Assistência – Este ano, o SIMMEPE, mais uma vez, obteve êxito na campanha de negociação da Data Base de 1999. O processo, que transcorreu de forma tranqüila e sem riscos de greve, se estendeu por aproximadamente 60 dias, resultando em ganhos positivos para ambas as partes. Outro importante feito, foi o lançamento, em agosto, da Home-page do Sindicato que, em apenas quatro meses, foi visitada cerca de 500 vezes.

Por fim, o SIMMEPE ofereceu permanente assistência às empresas associadas nas questões trabalhistas e jurídicas em geral através de sua equipe de advogados, resultando no atendimento de 336 consultas, uma média mensal de 28 atendimentos, com 60 casos de tribunal e 33 causas resolvidas a contento do associado.

Planejando o Ano 2000

O presidente do Simmpe, João Sandoval da Silveira, acredita que o país a atrevessou a fase mais difícil e se prepara agora para entrar em um período de retomada do desenvolvimento a partir do a partir do segundo trimestre do ano 2000, com a inflação controlada. No âmbito estadual, Sandoval também demonstra otimismo. Para ele, a privatização da Celpe vai injetar um grande volume de recursos na economia através de obras de infra-estrutura e atrairá novos empreendimentos. Tudo isso vai favorecer a ampliação dos negócios no Estado.

Procurando ampliar sua atuação na defesa dos interesses das indústrias do segmento eletro-metal-mecânico pernambucano, o Simmepe planeja para o ano 2000 uma série de realizações que vão desde a efetiva interiorização das atividades do sindicato, tarefa já iniciada em 1999, até a promoção de missões nacionais e internacionais visando ao intercâmbio tecnológico e comercial entre as empresas de Pernambuco e de outros estados e países.

No primeiro semestre, o Simmepe estará, no âmbito do Programa de Competitividade – Procompe, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, apresentando uma proposta técnica a ser submetido à Câmara de Competitividade Industrial, para implantação, no Estado, de uma planta para processamento de laminados a frio de aços plano ao carbono.

Alavancar – O projeto, constantemente defendido pelo Simmepe junto a governos anteriores, prevê sua implantação no Complexo Industrial Portuário de Suape e representará um avançado passo estrutural para alavancar a indústria de bens de capital de Pernambuco e da região Nordeste.

Além disso, viabilizará outros importantes projetos também defendidos pelo Sindicato, destacando-se o Pólo de Autopeças e o da Linha Branca, além de uma Central de Serviços associada a uma unidade de estamparia que não só fornecerá matéria-prima para pequenas indústrias, como também será um fator de atração de novos empreendimentos do segmento metal-mecânico.

Como forma de gerar subsídios indispensáveis para potenciais investidores e também para respaldar ações governamentais de incentivo ao desenvolvimento industrial, o Simmpe estará atualizando, no próximo ano, o diagnóstico do setor eletro-metal-mecânico, relativo ao fim do século XX.

O estudo fará uma radiografia do segmento, mostrando a dimensão que ocupa na economia estadual, além de apontar suas potencialidades e necessidades. Resultará, assim, num documento histórico e referencial para o futuro. Esse trabalho também servirá de base para um programa de ampliação do quadro de associados e recuperação de empresas que tenham se afastado do Sindicato.

Visando a prestar uma melhor assistência às indústrias que operam no interior do Estado e constituem importante parcela do segmento, o Simmepe finalizará a implantação, em 2000, dos escritórios de representação nos municípios de Caruaru e Petrolina.

Esforços – Também como parte das iniciativas visando a defesa dos legítimos interesses das indústrias do segmento eletro-metal-mecânico, o Sindicato renovará os esforços no sentido conseguir, junto ao governo do Estado, a reedição do Decreto que prevê o crédito presumido sobre o ICMS devido para indústrias que usam como matéria-prima aço plano comprado das siderúrgicas do sudeste, como forma de compensar os altos custos do frete.