Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Festa de confraternização de 1999

Como acontece todo final de ano, o Simmepe, tendo à frente o Presidente João Sandoval da Silveira, realizou um Jantar de Confraternização, reunindo dirigentes da Casa, representantes das empresas associadas, presidente da FIEPE e dos sindicatos congêneres, autoridades e convidados especiais.

O encontro teve lugar no novo Arcádia Recepções de Boa Viagem, que foi especialmente preparado para a oportunidade, resultando numa noite das mais agradáveis para os que compareceram.

No único discurso da noite, o Presidente Sandoval teve a oportunidade de relatar os principais feitos da Entidade, durante o ano que terminou, destacando a renovação do decreto estadual que concede o crédito presumido sobre o ICMS devido pelas indústrias metal-mecânicas que compram aços planos, das siderúrgicas do sudeste; o sucesso da negociação da Data Base de 1999; o grande sucesso da V Fimmepe/Mecânica Nordeste e a abertura da home-page do Sindicato na Internet.

Dentre as personalidades presentes, destacaram-se os deputados federais José Chaves e Armando Monteiro Neto, este último também Presidente da Fiepe; os vereadores recifenses Celso Miranda e Sílvio Costa; a Delegada Regional do Trabalho, senhora Inês Avelar; senhores Geraldo Blauth, (delegado do Ministério da Agricultura em Pernambuco) e Rodolfo Moreira (presidente da Assemp). Também presentes os senhores José Heimer, Mário Conte, Ronald Tavares de Melo, Marcos Esteves, Oscar Rache Ferreira, além dos Presidente e Secretário Executivo do Simmepe, Sandoval da Silveira e Girley Brazileiro, respectivamente, que estiveram, a todo tempo, atentos ao sucesso do encontro.

Contribuição sindical é recolhida em janeiro

Como acontece todos os anos, janeiro é o mês em que todas as empresas devem realizar o recolhimento da Contribuição Sindical destinada ao sindicato representativo do seu segmento, independente da condição de associada ou não à entidade. A taxa deve ser paga até o dia 31 de janeiro, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal – CEF, sob pena de autuação por parte do Ministério Trabalho, com aplicação de multa pecuniária e juros.

Como forma de facilitar o recolhimento e ao mesmo tempo alertar para os riscos das penalidades previstas em Lei, o Simmepe expediu carta-circular a quase mil indústrias do segmento eletro-metal-mecânico estadual, anexando uma guia de recolhimento já preenchida, facilitando assim o recolhimento da contribuinte. Há 65 anos o Simmepe é o único representante do segmento, possuindo direitos exclusivos na defesa dos interesses da categoria, bem como na titularidade do recolhimento e crédito das contribuições.

Os valores a serem recolhidos podem ser observados na tabela progressiva para o cálculo da contribuição, encaminhada juntamente com a circular. A contribuição é aplicável aos empregadores industriais (inclusive no setor rural) e agentes ou profissionais autônomos organizados em firma ou empresa de atividade industrial.

Conquista de novos associados

O Simmepe está deflagrando uma campanha no sentido de ampliar seu quadro de associados. Para isso, a diretoria está procurando alertar as indústrias do setor eletro-metal-mecânico sobre a importância da filiação ao sindicato, que é o legítimo representante das empresas do segmento no Estado.

O Simmepe não só representa os interesses dos empresários nas discussões geradas por ocasião da celebração periódica da Convenção Coletiva de Trabalho, mas também realiza importantes ações no sentido de apoiar suas associadas no desenvolvimento de novos mercados, acesso a novas tecnologias, além de oferecer assessoramento nas questões tributárias e trabalhistas.

Nesse sentido, o Simmepe tem promovido missões a feiras internacionais e intercâmbio com empresas de diversos países. Além disso, promove anualmente a Fimmepe – Feira Mecânica Nordeste que atrai expositores de vários estados do Brasil, ampliando assim as oportunidades de negócios para as indústrias do setor em Pernambuco.

Na parte de assessoramento jurídico, o sindicato vem garantindo permanente assistência, sobretudo nas oportunidades de conflitos trabalhistas. Só em 99, concedeu 336 consultas, das quais apenas 60 foram levadas a Juízo ou à DRT, com resultados satisfatórios para o associado. Além disso, foram expedidas , durante o ano, sete importantes circulares, divulgando, entre os associados, informações e orientações sobre mudanças no plano das Instruções, Normas e Legislação Trabalhista.

Entre as ações do Simmepe também está a defesa, junto aos diferentes níveis de governo, de políticas que favoreçam a competitividade da indústria nacional, particularmente a local. O Sindicato apoia ainda as iniciativas que favoreçam a implantação em Pernambuco de projetos estruturadores, capazes de alavancar o desenvolvimento econômico e social do Estado
   
     
 

Simmepe: 65 anos fazendo história

No ano de 1999 o Simmepe completou 65 anos de fundação. Nesse período, o sindicato marcou presença importante no cenário econômico estadual defendendo os legítimos interesses de suas empresas associadas e colocando-se à frente nas lutas em prol do desenvolvimento de Pernambuco. Sua história começou em 5 de setembro de 1934, quando foi fundada a Associação Profissional dos Proprietários de Officinas Metallurgicas de Recife. A entidade, que teve como primeiro presidente o sr. Euclides Pereira de Lucena, atuou como associação durante quatro anos. Em fevereiro de 1939, a associação se transforma no Sindicato dos Proprietários das Indústrias Metalúrgicas de Recife.

A constituição da nova entidade ocorreu em uma assembléia presidida pelo então presidente da recém-fundada Federação das Indústrias de Pernambuco – Fiepe, sr. Joseph Turton, no intuito de reforçar a entidade maior da classe industrial do estado. Na mesma ocasião foi realizada a eleição da diretoria do Sindicato para o biênio 1939/40, permanecen-do como presidente o senhor Euclides Pereira de Lucena. Ainda nesta mesma assembléia, foram aprovado os Estatutos, o Regulamento Interno e deliberada sua filiação à Fiepe.

No dia 17 de outubro de 1941 o sindicato foi reconhecido como representante das categorias econômicas designadas em sua denominação. No mesmo ato baixado pelo ministro de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, foram também aprovados os estatutos do Sindicato. Contudo, somente em 29 de outubro de 1962 a entidade assumiu a denominação de Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Recife, visando representar todas as categorias econômicas integrantes do  14º Grupo do Plano da Confederação Nacional da Indústria.

Ao longo dos anos, registrou-se uma progressão setorial com a exclusão de algumas categorias que obtiveram seus próprios sindicatos. Paralelamente a isto, o Sindicato também evoluiu em termos de abrangência geográfica pois, até o ano de 1969, a sua base física de atuação compreendia o Recife e alguns municípios mais próximos. A partir de 19 de dezembro de 1980, um novo despacho do titular do Ministério do Trabalho fixou a base territorial do sindicato como sendo todo o território do Estado de Pernambuco em função do crescimento e da interiorização da indústria estadual, ocasião em que passou a adotar a atua denominação.

Atualmente o Simmepe tem participação efetiva ou mantém intercâmbio direto com diversas associações e entidades de âmbito estadual, macro-regional e nacional, entre as quais estão a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe, as Associações das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da região Nordeste – Asimec, a Associação Brasileira da Indústria Eletro-Eletrônica – Abinee, do Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas – Sindimaq e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas – Abimaq.
   

Fimmepe 2000 será recorde

O Simmepe se prepara para realizar a maior feira da indústria eletro-metal-mecânica de todos os tempos. Será a Fimmepe 2000 – Mecânica Nordeste. A meta é atrair mais de trezentos expositores de vários estados do país para o evento que já se consolidou como a maior vitrine de produtos do setor eletro-metal-mecânico da região. O evento será realizado em outubro no pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco e deverá registrar um recorde de público e de negócios.

Em sua sexta versão, o evento promete atrair ainda mais indústrias importantes do Centro-Sul e do Nordeste. Boa parte das empresas expositoras no ano passado já demonstraram interesse em participar da Fimmepe 2000 – Mecânica Nordeste.

Segundo o empresário João Sandoval da Silveira, presidente Simmepe, órgão promotor do evento, a feira realizada em Pernambuco possui as condições ideais para atrair um número cada vez maior de expositores. Por isso o sindicato está intensificando a divulgação do evento este ano com o objetivo de despertar a atenção de novos expositores de outras regiões para o potencial do mercado nordestino.

Sandoval revela ainda que o Simmepe também trabalhará no sentido de atrair indústrias de Pernambuco que ainda não participam da feira. Para isso, o sindicato irá deflagrar uma campanha de conscientização do empresário local sobre a importância das feiras como veículo de divulgação de produtos e de realização de negócios imediatos ou a curto e médio prazos.

Prorrogado o crédito presumido do ICMS até 2014

O Governo Estadual baixou o decreto de No 21.985 de 30.12.99 que garante até 2014 o prazo de vigência de todos benefícios fiscais concedidos pelo  Estado, inclusive o que concede crédito presumido do ICMS às indústrias que compram aços planos em outras unidades da Federação.

Ao mesmo tempo, em outro decreto estadual, o de No 21.968 de 29.12.99, foram revistos alguns artigos do atual instrumento legal, equiparando-o a de outros estados da Federação, no tocante a ampliação dos benefícios às empresas atacadistas que mantém, conjugadamente, algum processo industrial, acrescida da possibilidade de cumulatividade do benefício.

O Simmepe tem, assim, motivos especiais para comemorar essa conquista, à medida que, com essa decisão do Governo Estadual, ficam preservadas inúmeras empresas Do segmento metal-mecânico do Estado, particularmente aquelas que compram aços planos oriundos das usinas do sudeste.