Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Governador recebe proposta para implantação de laminadora em Suape

A proposta do empresário João Sandoval da Silveira, atual presidente do Simmepe, para implantação de uma laminadora a frio de aços planos ao carbono em pernambuco, já está nas mão do governador Jarbas Vasconcelos.

 

O ante-projeto, constantemente defendido pelo presidente do Simmepe junto a Federação das Indústrias de Pernambuco e a governos anteriores, foi entregue ao governador pelo presidente da Fiepe, ArmandoMonteiro Neto. A proposta fez parte de um documento, assinado por 13 entidades de classe empresariais, contendo sugestões de ações em prol do desenvolvimento econômico do Estado.

 

Segundo João Sandoval, a implantação de uma laminadora juntamente com uma central de serviços processadora de aços planos vai viabilizar outros importantes projetos também defendidos pelo Simmepe, como o pólo da Linha Branca e o pólo de Autopeças. Além disso a unidade seria um fator importante para estimular a recuperação de inúmeras indústrias de Pernambuco e do Nordeste , além de atrair novos empreendimentos do segmento metal-mecânico para o Estado.

 

A laminadora também fez parte da proposta técnica submetida à Câmara de Competitividade Industrial no âmbito do Procompe – Programa de Competitividade da Federação das Indústrias de Pernambuco.

 

Sandoval destaca que esse projeto tem uma forte componente de parceria com o Governo do Estado, em razão do seu importante papel como indutor do desenvolvimento.

 

No documento entregue ao governador Jarbas Vasconcelos figura, ainda, proposta para implantação de projetos nos mais diversos segmentos econômicos englobando os setores da indústria e do comércio.

 

Governo baixa medidas para agilizar processos na Justiça do Trabalho

O Governo Federal baixou importantes medidas visando a desafogar a Justiça do Trabalho e, desse modo, proporcionar condições para uma prestação de serviço mais ágil e qualificada. Essas medidas, regulamentadas por decretos, são o Procedimento Sumariíssimo na Justiça do Trabalho e a formação de Comissão de Conciliação Prévia.

 

Com a regulamentação do "Procedimento Sumaríssimo" serão agilizados os processos que não excedam de 40 salários mínimos, hoje equivalentes a R$ 5.440,00 (cinco mil, quatrocentos e quarenta reais). A grande maioria dos processos submetidos à Justiça do Trabalho não supera esse valor. Em razão disso, será de grande importância o conhecimento das regras especiais, aplicáveis ao novo tipo de procedimento.

 

Já as "Comissões de Conciliação Prévia" têm a missão de proporcionar às partes litigantes um mecanismo através do qual elas possam conciliar seus conflitos em uma instância que antecede ao processo judicial.

 

A Lei nº 9.957, de 12.01.2000, que disciplina o "Procedimento Sumaríssimo" na Justiça do Trabalho foi publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de janeiro e entrou á em vigor no dia 13 de março de 2000. Já a Lei nº 9.958, de 12.01.2000 (DOU de 13.01.2000), que criou as "Comissões de Conciliação Prévia", entra em vigor a partir do dia 12 de abril de 2000.

 

Essas mudanças na legislação forão o tema da primeira reunião este ano do Grupo Consultivo de Recursos Humanos GCRH, formado por executivos de recursos humanos de empresas associadas ao Simmepe.

 

O encontro foi realizado no último dia 23 na sede da Açonorte (Grupo Gerdau), no Curado, e se revestiu da maior produtividade por haver contado, inclusive, com a participação do Consultor Jurídico do Simmepe, José Otávio Patrício de Carvalho.

 

Como resultado prático, o Grupo aprovou a sugestão do Consultor para programação de um debate sobre o assunto com representantes do sindicato dos trabalhadores. Para isso deverá ser marcado um novo encontro, provavelmente para a segunda quinzena de abril, no qual também deverão ser definidas as primeiras providências no sentido de por em prática o novo dispositivo da comissão de conciliação.

 

Manifestando a intenção de iniciar de forma efetiva o processo de implantação de uma Comissão de Conciliação, o secretário executivo do Simmepe, economista Girley Brazileiro, comprometeu-se em coordenar as ações entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores.

 

   

 

Acumuladores Moura recebe prêmio da Ford

A indústria Acumuladores Moura, atual líder na produção de baterias automotivas do país, com sede no estado de Pernambuco, recebeu em fevereiro o principal prêmio de qualidade da Ford, o Q1. A entrega do prêmio ocorreu em dois momentos. O primeiro na fábrica-sede da Moura, em Belo Jardim, interior do Estado. O seguinte aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, onde o Vice-governador José Mendonça Filho recebeu os diretores da indústria Moura, o diretor de compras para a América Latina da Ford, Ivan Witt e o diretor de assuntos Institucionais, Célio Batalha.

 

A solenidade contou ainda com a participação do empresário João Sandoval da Silveira que apresentou os cumprimentos como presidente do Simmepe e também como presidente do Grupo Brasinox – Imosa.

 

Na ocasião houve agradecimentos à Ford por mais esse incentivo e também pelo suporte estratégico e de estímulo ao desenvolvimento do estado de Pernambuco.

 

O Q1 é o maior prêmio oferecido pela Ford aos seus fornecedores e vinculado a parâmetros de qualidade internacionais, desde que a montadora estruturou sua estratégia de ação global.

 

Atualmente, é referência obrigatória e necessária aos fabricantes de autopeças de todo o mundo, interessados em fornecer à Ford. Para a Moura, a certificação oficial vem consolidar a sua participação como única fornecedora de baterias para todos os veículos Ford produzidos, hoje, no Brasil e na Argentina.

 

Cursos e Seminários

Refis

 

A Fiepe promoveu um importante seminário para esclarecimento sobre o Programa de Recuperação Fiscal – Refis, que foi regulamentado em janeiro e tem como limite para adesão o próximo dia 31. As empresas associadas que não estiveram presentes ao evento poderão obter informações ou tirar suas dúvidas no encontro que será promovido pelo Simmepe, na sede do Sindicato, em data ainda a ser divulgada.

 


Logomarca

 

O Simmepe vai lançar nos próximos meses um concurso para escolha da nova Logomarca do sindicato. O concurso será aberto a estudantes e a profissionais de todas as áreas que sentirem o desejo de participar.

 

Seminário

 

O sindicato se prepara para promover uma série de cursos e seminários destinados a representantes e funcionários de empresas associadas. Entre os temas que serão abordados estão Qualidade Total, Custos Industriais e Formação de Preços.

 

Indústrias confirmam participação na Fimmepe 2000 Mecânica Nordeste

Empresas de Pernambuco e de outros estados brasileiros, particularmente do Sudeste, já confirmaram participação na Fimmepe 2000 – Mecânica Nordeste que promete ser a maior feira da indústria eletro-metal-mecânica de todos os tempos.

 

O evento, que será realizado no período de 23 a 27 de outubro no pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, já conta com o apoio do Governo do Estado, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco-Fiepe e da Associação Brasileira e Sindicato das Industrias de Máquinas Abimaq/Sindimaq.

 

O material de divulgação da feira, como folders e cartazes serão distribuídos para todos os estados do País. O Simmepe, órgão promotor do evento, espera para este ano um número bem superior de expositores e maior volume de negócios.

 

Esta será a sexta versão da Fimmepe que já faz parte do calendário nacional de feiras do setor industrial do Brasil. No ano passado, o evento recebeu cerca de 8 mil visitantes entre representantes de empresas interessadas em adquirir novos equipamentos, além de universitários e técnicos da área interessados em descobrir as últimas novidades em termos de tecnologia industrial.