Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Grandes oportunidades de negócios na Fimmepe 2000 Mecânica Nordeste

As indústrias dos setores eletro-metal-mecânico e de plásticos do Brasil terão mais uma oportunidade de realização de grandes negócios na Fimmepe 2000 – Mecânica Nordeste que será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco durante o período de 23 a 27 de outubro de 2000. Em sua sexta versão, o evento já se consolidou como a maior vitrine de produtos do setor industrial da região.

A indústria do Nordeste passa atualmente por uma profunda reestruturação para se adequar aos novos tempos do mundo globalizado. O processo vem ocorrendo com base na aquisição de tecnologias e equipamentos mais modernos que não são produzidos na região. Esse fato tem transformado as indústrias nordestinas em um mercado importante a ser atendido pelos fornecedores de bens de capital do Sul e Sudeste do Brasil e do exterior.

"O mercado do Nordeste vem atraindo cada vez mais o interesse das indústrias produtores de máquinas e componentes de todo o País em virtude de ser atualmente um mercado em franca expansão", explica o empresário João Sandoval da Silveira, presidente do Simmepe (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Pernambuco), órgão promotor do evento.

VANTAGENS

Segundo o presidente do Simmepe, o fato da feira ser realizada em Pernambuco traz inúmeras vantagens para os seus participantes. Como exemplo, ele cita a localização geográfica estratégica do Estado. "Num raio de 800 quilômetros, a partir do Recife, encontra-se todo o parque industrial do Nordeste", ressalta. Além disso, ele acrescenta que Pernambuco possui o setor industrial com o maior índice de diversificação da região. "Esses fatores fazem com que o Estado se constitua num forte pólo industrial e porta de entrada de um mercado extremamente atraente para os fornecedores de equipamentos".

Para ilustrar essas afirmação, ele revela que nos últimos quatro anos, a taxa de crescimento da economia do Nordeste tem superado o índice nacional. Atualmente, o Produto Interno Bruto (PIB) nordestino está em torno dos US$ 150 bilhões, sendo o quarto PIB da América Latina. "A dimensão desse mercado e o seu potencial de expansão constituem-se num grande filão para as indústrias de bens de capital", afirma João Sandoval.

O presidente do Simmepe destaca ainda os instrumentos de incentivo ao crescimento da indústria na região como o Finor – Fundo de Investimento do Nordeste, administrado pela Sudene. Outra opção é o FNE – Fundo Constitucional do Nordeste, administrado pelo Banco do Nordeste, que disponibiliza linhas de crédito com custo de até 9% ao ano para a modernização das pequenas indústrias. Só esses dois programas oferecem. recursos financeiros da ordem de R$ 3 bilhões em condições extremamente atrativas. Há ainda o Programa Nordeste Competitivo do BNDES que também oferece crédito e condições diferenciadas para investimentos na indústria da região.

CARAVANAS

Em razão da sua grande importância para setor industrial do Nordeste, a Fimmepe 2000 / Mecânica Nordeste conta com o apoio da Abimaq/Sindimaq, Banco do Nordeste, Sebrae, Fiepe, Abinee, Abiplast, entre outras entidades, além do Governo de Pernambuco que concederá incentivos fiscais através da Secretaria da Fazenda para os expositores pernambucanos. Esses incentivos proporcionam ao expositor um prazo de 90 dias para recolher o ICMS gerado nos negócios realizados durante a feira.

O Sebrae-PE também estará dando amplo apoio a Fimmepe 2000 através do Programa Nacional de Estímulo às Exportações das Pequenas Empresas que está sendo implantado em todo o Brasil. Como parte dessa ação, a entidade patrocinará a mobilização de caravanas de pequenos empresários de todo o Nordeste para visitarem a feira.

Como acontece todos os anos, o BNDES também terá uma importante participação na Fimmepe onde estará presente com o seu estande. Durante o evento o Banco estará atendendo os empresários interessados em realizar operações de crédito para a aquisição de máquinas.

Aproveite a feira e as atrações turísticas

Além das grandes oportunidades de negócios oferecidas durante a Fimmepe 2000 / Mecânica Nordeste, os participantes do evento poderão também desfrutar das maravilhosas atrações turísticas de Pernambuco. São praias paradisíacas, monumentos históricos, artesanato e uma vasta programação cultural que envolve desde peças teatrais, até manifestações típicas da região como a ciranda e maracatu.

Com um sol brilhando praticamente o ano inteiro, Pernambuco oferece o mais belo litoral da região a começar por Boa Viagem, considerada a praia urbana mais bonita do Brasil. Seguindo para o Sul, as praias de Calhetas e Porto de Galinhas são imperdíveis para quem quer desfrutar de um banho de mar em águas mornas e calmas. No litoral Norte, os destaques são as praias da Maria Farinha e da Ilha de Itamaracá com o seu monumental Forte Orange.

Para hospedagem, os expositores poderão contar com descontos especiais graças à parceria formada entre o Simmepe e a rede hoteleira do Recife.

Simmepe leva empresários para a Feira Internacional da Mecânica

Simmepe organizou uma comitiva com mais de 30 associados do sindicato para visitar a 23ª Feira Internacional da Mecânica, que acontece entre os dias 8 e 13 de Maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

A feira é considerada a maior do Hemisfério Sul e constitui uma rara oportunidade de contato com o que há de mais moderno no setor eletro-metal-mecânico, sem que seja preciso sair do Brasil.

Participarão do evento expositores de mais de 30 países, entre os quais estão a Alemanha, Brasil, Suíça, Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Holanda, Espanha, Argentina, Japão, Taiwan e China. Serão ocupados 72 mil m² do Pavilhão. Os organizadores têm a expectativa de receberem mais de 100 mil visitantes.

O Simmepe negociou com as companhias aéreas e a rede hoteleira condições especiais de pagamento, a fim de beneficiar os seus associados. "Essa é uma forma de nós estimularmos a participação das empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, nesse importante evento para o setor metal-mecânico", afirma o presidente do Sindicato, João Sandoval da Silveira.

Paulo Henning, da Telaport, já participou de pelo menos três comitivas organizadas pelo Simmepe com destino a feiras do setor industrial. Para ele, essa iniciativa do sindicato é de extrema importância, não só porque diminui os custos, mas também porque possibilita um intercâmbio de informações e um congraçamento entre os empresários de Pernambuco.

No último dia 4, o secretário executivo do Simmepe, Girley Brasileiro, realizou uma reunião com todos os participantes da comitiva, na sede do Sindicato, onde serão dadas orientações para que todos possam tirar o melhor proveito possível da participação no evento.

Presidente do Simmepe recebe título de Cidadão do Recife

O presidente do Simmepe, João Sandoval da Silveira, vai receber da Câmara de Vereadores do Recife o título de cidadão do Recife. O requerimento, apresentado pelo vereador Celso Miranda, foi aprovado em plenário em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunida de pelo empresário.

Em 1993, João Sandoval, presidente do Grupo Brasinox-Imosa, também foi agraciado pela Assembléia Legislativa com o título de cidadão pernambucano. No Fórum Gazeta Mercantil, foi eleito Líder Empresarial Nacional, em 1994, e Líder Empresarial Estadual em 1996. No ano passado, Sandoval recebeu ainda a Medalha do Mérito Industrial concedida pela Federação das Indústrias de Pernambuco.

Nascido no Rio Grande do Norte, Sandoval chegou ao Recife em 1958 para fazer o curso de engenharia mecânica na Escola Politécnica de Pernambuco. Desde então, fixou residência na capital pernambucana onde não só concluiu o curso com láurea, como também chegou a ser professor universitário e fundador do primeiro curso pré-vestibular da Escola Politécnica. Foi também em Recife onde ele fundou o grupo empresarial que hoje atua em todo o território nacional produzindo e comercializando cozinhas industriais, lavanderias e equipamentos para restaurantes, hotéis, hospitais, matadouros e terminais pesqueiros, entre outros.
   

NOTAS

Fiepe
A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe realizou eleições no último dia 8 de maio. O Simmepe teve mais uma vez um papel importante no processo de formação diretoria uma vez que reelegeu como presidente Armando Monteiro Neto, e, como um dos vice-presidentes, João Sandoval, atual presidente do Simmepe.

CIP
O Centro das Indústrias de Pernambuco – CIP realizou eleições no último dia 4 de maio. A nova diretoria tem como presidente o empresário Josias Inojosa, da Supergesso e, como vices, João Sandoval da Silveira, presidente do Grupo Brasinox/Imosa, o deputado Federal Armando Monteiro Neto, presidente da Fiepe, além de Paulo Drummond, da Companhia Industrial de Vidros – CIV.