Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Presidente do Simmepe defende a adoção do “Refis Estadual”

A Federação das Indústrias de Pernambuco, acatando uma sugestão do seu vice-presidente, João Sandoval da Silveira, também presidente do Simmepe, decidiu elaborar uma proposta para a criação de um programa de parcelamento de dívidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Pernambuco, a exemplo do Refis, criado pelo governo federal, através da lei nº 9964, de 10.04.2000, para facilitar a regularização de débitos de tributos e contribuições federais, exceto o FGTS e o ITR.

Na última reunião do Conselho de Desenvolvimento da Indústria e Comércio – Condic, realizada em 26 de maio, o vice-presidente, João Sandoval, representando a Fiepe, aproveitou a oportunidade para abordar o tema e obter informações com o secretário estadual da Fazenda, Jorge Jatobá, sobre o cronograma do estudo que o governo está fazendo a respeito do assunto. No Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), já foi celebrado um convênio autorizativo que permite a adoção da medida pelos estados, mas o Governo de Pernambuco ainda não se posicionou.

"Esse programa será bom para o Estado, que poderá transformar em receita as dívidas das empresas que não têm como saldar seus débitos nas condições atuais e bom para as empresas que terão uma boa oportunidade de regularizar sua situação junto a Fazenda estadual", afirma Sandoval.

O documento que está sendo elaborado pela Fiepe deverá ser analisado e discutido com várias entidades empresariais para depois ser levado ao governador Jarbas Vasconcelos.

A proposta deverá incluir a reinvidicação de que seja permitido o pagamento do débito consolidado com base em um percentual do faturamento do mês anterior. Outra proposta deverá ser a substituição da TJLP na atualização do débito consolidado por outro índice ainda a ser definido.

Segundo Sandoval, de acordo com o convênio firmado no Confaz, nada impede que o governo possa avançar ainda mais. "Alguns Estados, por exemplo, estão dispostos a anistiar as multas cobradas dos devedores por atrazo no recolhimento do imposto, além de cobrar juros menores do que a TJLP a partir da renegociação da dívidas", afirma Sandoval.
   

Investimentos em Pernambuco

 Na última reunião do Condic, foram aprovados seis projetos de investimentos de empresas do segmento eletro-metal-mecânico. As empresas contempladas foram a Merco Frio, Lanesa, Acu-muladores Moura, Almax, Philips e Dismopel.

O projeto de maior investimento é o da Philips que prevê a aplicação de R$ 32 milhões para a produção de lâmpadas automotivas e canhões eletrônicos para tubos de imagem de TV. Com isso, serão gerados mais 400 empregos e a indústria duplicará a sua capacidade de produção em Pernambuco.

Comitiva do Simmepe vai à Feira Internacional da Mecânica

Foi um grande sucesso a visita da comitiva com mais de 20 representantes de empresas associadas do Simmpe à 23ª Feira Internacional da Mecânica 2000, realizada no Parque Aenhenbi, em São Paulo.

Entre os dias 09 e 12 de maio passado os componentes da Comitiva tiveram a oportunidade de percorrer os 70 mil metros quadrados do Pavilhão do Anhembi, na capital paulista, tomados por expositores de máquinas, equipamentos e ferramentas do mundo inteiro, mostrando o que há de mais moderno tecnologicamente falando.

O grande destaque da Feira, que atraiu as atenções particulares da Comitiva Simmepe, ficou com os equipamentos da robótica, que, a cada dia mais, vem confirmando seu domínio na moderna e competitiva indústria. Soldagens, cortes e estamparia foram as tarefas mais exibidas na mostra.

Destaques também no Anhembi foram dados aos segmentos das máquinas injetoras para produção de peças em PVC e similares, da ferramentaria, do tratamento de superfícies metálicas e de lavagem e manutenção de máquinas e equipamentos.

Além de uma grande oportunidade de reciclar seus conhecimentos, os componentes da Comitiva tiveram também chances de fechar negócios voltados a modernizar suas indústrias localizadas no Estado.

A Comitiva foi chefiada pelo Presidente do Simmepe, João Sandoval da Silveira, acompanhado do Diretor Mário Conte e do Secretário Executivo do Sindicato, Girley Brazileiro, que atuou como coordenador geral da Comitiva. Participaram do grupo representantes de empresas como F. Conte, Almec, Brasinox, Casa das Placas Telaporte, Correia Vitorelli, CLT, Wicon, Almetal, Globo e Metalmaq, entre outras.

Fimmepe 2000 Mecânica Nordeste é divulgada no Brasil e no exterior

O Simmepe promoveu, durante a 23ª Feira Internacional da Mecânica, que aconteceu entre os dias 8 e 13 de Maio, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, uma ampla divulgação da Fimmepe 2000 – Mecânica Nordeste que será realizada de 23 a 27 de outubro deste ano, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Durante o evento, em São Paulo, considerado como o maior do gênero do hemisfério Sul, foram distribuídos folders e exemplares do Simmepe Informa com informações detalhadas sobre a feira de Pernambuco. Através desse trabalho, foram cadastradas quase 300 empresas nacionais e estrangeiras que estão sendo contatadas através de e-mails e telefone. Dessa forma, a coordenação do evento espera duplicar o número de empresas expositoras na Fimmepe 2000 – Mecânica Nordeste em comparação com a feira do ano passado.

Essa será a 6ª versão da Fimmepe que já se consolidou como a maior exposição de produtos da indústria eletro-metal-mecânica do Nordeste e integra calendário nacional de feiras do setor industruial do Brasil.

Registrando cerca de 8 mil visitantes em 1999, a feira pernambucana vem experimentando um crescente aumento de público e expositores a cada ano. Um fator que tem contribuído para isso, é a expansão do setor industrial do Nordeste. Esse fato tem feito com que as indústrias de bens de capital observem a região como um mercado bastante promissor.

Além disso, o evento é realizado em Pernambuco, Estado que tem uma localização estratégica em relação ao mercado do Nordeste. Sua capital, Recife, está exatamente no centro entre as capitais da Bahia e do Ceará, o que faz com que o seu raio de ação englobe 80% do mercado do Nordeste.

Outro ponto é o fato de Pernambuco possuir o setor industrial com o maior índice de diversificação da região. Isso torna o mercado mais atrativo para as indústrias, uma vez que a variedade de setores amplia o leque de clientes potenciais.

Em conseqüência do seu potencial para alavancar negócios para a região, a Fimmepe 2000 – Mecânica Nordeste conta com o apoio de instituições importantes como Abimaq/Sindimaq, Banco do Nordeste, BNDES, Sebrae, Fiepe, Abinee, Abiplast, entre outras entidades.

O Governo de Pernambuco também apoia o evento através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria da Fazenda que concede incentivos fiscais para as empresas pernambucanas que participam do evento. Esses incentivos proporcionam um prazo de 90 dias para recolher o ICMS gerado nos negócios realizados durante a feira. Além disso, o Sebrae colabora com a Fimmepe patrocinando e mobilizando caravanas de pequenos empresários de todo o Nordeste.

Grupo consultivo discute Data Base

O Grupo Consultivo de Recursos Humanos – GCRH do Simmepe realizou sua reunião periódica no último dia 6 de junho. O encontro teve como objetivo discutir as repercussões da conjuntura econômica nas indústrias do segmento eletro-metalmecânico e suas implicações nas relações patrões/empregados. Também foram avaliados casos particulares de algumas empresas associadas.

Durante a reunião, realizada na sede do sindicato, também foi definida a programação de trabalho com vistas a próxima negociação da Data Base. O GCRH é formado por executivos de Recursos Humanos de empresas associadas do Simmepe. O último encontro teve a participação de representantes das empresas Musashi, Microlite, Gerdau, TCA, Alcoa, Renda, Philips, Máquinas Piratininga.

A reunião contou com a participação do consultor jurídico do sindicato, José Otávio de Carvalho, que falou as expectativas para o processo de negociação com a classe dos trabalhadores que deverá ser iniciada no início do segundo semestre.

Durante o evento, o secretário executivo do Simmepe, Girley Brasileiro, fez um panorama da atual conjuntura econômica. Utilizando dados levantados pelas pesquisas realizadas pela Confederação Nacional das Indústrias, ele falou sobre as perspectivas para o setor eletro-metal-mecânico de Pernambuco e do Brasil para o ano 2000.

Feira Hotal Exposhow

No período de 8 a 11 de junho será realizada no Centro de Convenções de Per-nambuco a Hotal Exposhow – Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços para Hotéis, Bares, Restaurantes e Hoteleria Hospitalar.

O evento é uma feira de promoção de negócios nas áreas de serviços abragendo os setores de turismo, saúde e alimentação. A programação inclui ainda o lançamento de produtos, apresentação de novas tendências e o debate sobre questões de interesse dos setores participantes.

Entre os participantes de destaque da feira estará o grupo Brasinox-Imosa que vai expor, em um grande estande, uma completa e diversificada linha de equipamentos para hotéis, restaurantes, fast food, self-service, sorveteria, hospitais, matadouros e terminais pesqueiros, além de cozinhas e lavanderias industrais.