Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Simmepe trabalha pelas empresas associadas e por Pernambuco

O Simmepe marcou o último ano do milênio com realizações importantes em prol de suas empresas associadas e do desenvolvimento de Pernambuco. Ciente de seu papel como uma das instituições representantes da classe produtora do Estado, o Sindicato, ao longo do ano, posicionou-se não só em defesa dos legítimos interesses das indústrias do setor eletro-metal-mecânico, mas também em defesa de importantes projetos visando a consolidação do parque industrial pernambucano.

Uma das ações nesse sentido foi o engajamento na campanha deflagrada pela Fiepe para a criação de um programa de parcelamento de dívidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Pernambuco, a exemplo do Refis, criado pelo governo federal para facilitar a regularização de débitos junto a Receita Federal e ao Instituto Nacional de Previdência Social (INSS). A Federação encaminhou um pleito formal ao Governo do Estado e vem realizando rodadas de negociação junto a Fazenda estadual.

Oportunidade – "Esse programa será bom para o Estado, que poderá transformar em receita as dívidas das empresas que não têm como saldar seus débitos nas condições atuais e bom para as empresas que terão uma boa oportunidade de regularizar sua situação junto a Fazenda estadual", afirma.

O "Refis Estadual", como vem sendo chamado, permitiria que as empresas pagassem os seus débitos em até 120 meses com base no faturamento mensal e corrigidas pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Atualmente esse prazo é de 30 meses. Além disso, o programa permite que os governos estaduais ampliem os benefícios para os devedores do ICMS.

Em 2000, também não foram esquecidas as proposições visando a redução dos encargos que vem penalizando as empresas de uma forma geral, afetando decisivamente a competitividade frente aos concorrentes estrangeiros.

Entre as realizações do Simmepe nesse sentido, destaca-se a ação em conjunto com a Fiepe contra a cobrança indevida e inconstitucional da TFA (Taxa de Fiscalização Ambiental), cobrada pelo Ibama. O assunto ganhou dimensão a nível nacional, junto a CNI e culminou com a suspensão da taxa até o julgamento do mérito, no Tribunal Federal.

Laminadora – Diante do potencial de expansão do parque metal-mecânico de Pernambuco, o Simmepe reforçou, durante o ano de 2000, a defesa da implantação no Complexo Industrial Portuário de Suape de uma laminadora a frio de aços planos ao carbono. Segundo o presidente do Simmepe, João Sandoval da Silveira, o projeto da laminadora está acoplado a uma Central de Serviços que, por sua vez, está associada a uma unidade de estamparia que não só fornecerá matéria-prima para pequenas indústrias, como também será um fator de atração de novos empreendimentos do segmento metal-mecânico no Estado.

Visando estimular o avanço tecnológico de suas empresas associadas, o Simmepe organizou missões empresariais, com representantes das associadas, à feiras e eventos nacionais e internacionais. Em maio, do ano que termina, o Simmepe formou uma comitiva com mais de 30 componentes para visitar a 23ª Feira Internacional da Mecânica, realizada no Parque Anhembi, São Paulo. Ocupando uma área de 72 mil m2, a feira é considerada a maior do Hemisfério Sul e constitui-se em uma rara oportunidade de contato com o que há de mais moderno no setor eletro-metal-mecânico, sem que seja preciso sair do Brasil. Participaram da Comitiva do Simmepe, representantes das associadas: Mecal, Brasinox, Almetal, Wicon, F. Conte, CLT, Telaport, Almec e Kronorte, entre outras.

Intercâmbio – Outra iniciativa visando a criação de oportunidades de negócios e o intercâmbio de conhecimento na área de novas tecnologias foi a participação do Simmepe na comitiva da Fiepe que, a convite do presidente Hugo Chavez, visitou a Venezuela em novembro. O Sindicato da Indústria Metal-Mecânica foi a entidade que levou o maior número de representantes na missão empresarial, o que abriu perspectivas para a formação de parcerias com grupos venezuelanos.

Como acontece todos os anos, o Simmepe comandou, em nome da classe empresarial do segmento, a negociação da Data Base para a celebração de uma nova Convenção Coletiva de Trabalho, definindo as regras das relações entre patrões e empregados das indústrias eletro-metal-me-cânicas de Pernambuco, para vigorar no período setembro de 2000 a agosto de 2001. Como vem ocorrendo nos últimos anos, o processo transcorreu de forma tranqüila e sem riscos de greves, resultando em ganhos para ambas as partes.

Em 2000 o sindicato deu continuidade a prestação de serviço de assessoramento jurídico às empresas associadas, sobretudo nos conflitos trabalhistas. Este ano, foram prestadas 340 consultas, das quais apenas 22 foram levadas a Juízo ou à DRT, com resultados satisfatórios para o associado. Além disso, foram expedidas várias circulares com informações e orientações sobre mudanças na Legislação Trabalhista.

Feira – Pelo 6º ano consecutivo o Simmepe realizou com grande êxito a já tradicional Feira da Indústria Mecânica, Metalúrgica e de Material Elétrico de Pernambuco – Fimmepe 2000 – Mecânica Nordeste. O evento deste ano recebeu cerca de 10 mil visitantes, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Reunindo quase 200 expositores de todo o Brasil, a feira registrou um intenso movimento no pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, onde foram expostas as mais modernas tecnologias do segmento. Um dos destaques foi a pulsionadeira automática de fabricação japonesa apresentada pela empresa Ferrostaal. Esse tipo de equipamento foi trazido pela primeira vez ao Nordeste e vendido para a CLT, indús-tria associada do Simmepe. (ver matéria na página 3).

Como resultado do trabalho desempenhado não só à frente do Simmepe, mas também como presidente do Grupo Brasinox/Imosa, o presidente do sindicato, João Sandoval da Silveira, foi agraciado pela Câmara de Vereadores do Recife com o título de cidadão do Recife. O requerimento, apresentado pelo vereador Celso Miranda, foi aprovado em plenário em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade pelo empresário.

Fimmepe bate recorde de público

Cresceu em 20% o número de visitantes da Fimmepe 2000 – Mecânica Nordeste deste ano, que reuniu quase 200 expositores de todo o Brasil. A sexta edição da feira, que aconteceu de 23 a 27 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, recebeu visitas de cerca de 10 mil pessoas enquanto, em 1999, 8 mil visitantes compareceram ao evento.

A solenidade de abertura da Fimmepe 2000 – Mecânica Nordeste contou com a participação de autoridades do Governo Estadual e lideranças empresariais como o presidente da AD-DIPER, Kléber Dantas, o presidente da Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco) Armando Monteiro Neto e o diretor regional do BNDES, Ajalmar Leite, entre outros.

Na ocasião, o presidente da Simmepe, João Sandoval, deu boas-vindas aos participantes e visitantes, destacando a importância do evento para Pernambuco e para o Nordeste, como um meio de integração entre clientes, fabricantes, fornecedores, bancos e instituições governamentais.

Entre os expositores que prestigiaram a feira estavam a Oxigênio Nordeste, Brasinox/Imosa, Indústrias Reunidas Renda, Alcoa e Engetécnica, entre outras. Também participou do evento a empresa alemã Ferrostaal que expôs uma punsionadeira automática de fabricação japonesa que se transformou em uma das principais atrações da feira ao ser posta em operação no estande. Essa foi a primeira vez que o referido equipamento foi exposto no Nordeste.

Mais uma vez o Sebrae realizou uma rodada de negócios, evento destinado às empresas que planejam adquirir equipamentos mais modernos ou para quem pretende abrir seu próprio negócio com pequeno capital. "A infra-estrutura oferecida e o tempo destinados às negociações foram alguns dos fatores positivos nessa experiência realizada na Fimmepe 2000 Mecânica Nordeste", destaca a coordenadora da rodada, Lígia Gayão.

"Os resultados deste ano mostram que a Fimmepe manteve, mais uma vez, a tendência de crescimento anual de 25% que vem registrando desde a sua primeira edição realizada há seis anos", ressalta João Sandoval da Silveira, presidente do Simmepe, órgão promotor do evento. Para ele, isso aponta para um resultado ainda melhor no próximo ano.

De acordo com Sandoval, a feira tem as condições ideais para atrair um número cada vez maior de expositores. A estratégica localização geográfica de Pernambuco e o fato deste Estado possuir o setor industrial mais diversificado da região são duas grandes vantagens oferecidas às empresas que têm interesse em vender máquinas e equipamentos no Nordeste.

O presidente do sindicato destacou o apoio recebido pelo Governo do Estado que, através da Secretária e Desenvolvimento Econômico, Secretaria da Fazenda e Empetur, deu uma importante contribuição para a realização do evento. O BNDES e o Banco do Nordeste também tiveram uma participação decisiva através de postos avançados que funcionaram em seus estandes na feira, nos quais atenderam aos empresários disponibilizando linhas de crédito para a compra de máquinas e equipamentos.

Feira 2001 – O Simmepe já lançou a Fimmepe 2001 Mecânica Nordeste. O maior e mais importante evento da indústria no Nordeste do Brasil será realizado no período de 24 a 28/10/2001, no Centro de Convenções de Pernambuco e deverá atrair os mais destacados produtores de bens de capital do setor eletro-metal-mecânico de todo o País e um número ainda maior de visitantes desejosos de comprarem máquinas, componentes e ferramentas, bens que não são produzidos pela indústria das regiões Norte e Nordeste.

Em sua 7a versão, a feira ocupará uma área de 11 mil metros quadrados. A sua empresa não pode ficar de fora desse grande acontecimento que já se consolidou como a maior vitrine de produtos do setor eletro-metal-mecânico do Nordeste. Faça imediatamente a sua reserva de área, aproveitando os preços e prazos promocionais de lançamento.

Contatos pelos fones:
(81) 3423-8744
e (81) 3423-844.
Fax: (81) 3231-4943.

Simmepe participa de Missão Empresarial à Venezuela

Atendendo convocação da FIEPE, o Simmepe se incorporou à Comitiva Empresarial que visitou a Venezuela, no período entre 12 e 15 de novembro passado, sendo representado pelo seu Presidente João Sandoval da Silveira (Brasinox), pelos diretores Antonio Sotero (Máquinas Piratininga), Mário Conte (F. Conte S/A) e o Secretário Executivo Girley Brazileiro.

A Comitiva Fiepe, comandada pelo Presidente Armando Monteiro Neto, contou com empresários de outros setores industriais, num total de 16 integrantes, e foi recebida de modo oficial pelo Governo Venezuelano.

Ao visitar a Venezuela, os empresários pernambucanos atenderam ao convite do Presidente Hugo Chávez, quando de sua visita à federação, em agosto passado. O Governo venezuelano vem, atualmente, apoiando e incentivando a intensificação de negócios com o Brasil, particularmente com Pernambuco.

A Comitiva foi recebida, no Palácio de Miraflores, pelo próprio Presidente Chávez, na tarde do dia 13, ocasião em que efetivou uma reunião de trabalho, por quase duas horas. Vários temas foram abordados, todos girando em torno das possibilidades de estreitar as relações comerciais e de cooperação técnica entre os empresários venezuelanos e pernambucanos.

Seminário – Para estabelecer as bases das rodadas de negócios que se verificaram em Caracas, a Fiepe, com apoio conjunto da Embaixada do Brasil e da Corporación Andina de Fomento – CAF, realizou o "Seminário Posibilidades de Negócios com el Noreste de Brasil: Pernambuco", quando foram explanadas as potencialidades de negócios entre os dois países.

O Simmepe, através do seu Secretário Executivo, Girley Brazileiro, fez uma exposição sobre o segmento eletro-metal-mecânico pernambucano e apresentou específicas possibilidades de negócios entre empresários dos dois países.

Além desses eventos os representantes do Simmepe tiveram oportunas reuniões com dirigentes de entidades de classe empresarial, destacando-se os da Câmara Nacional de Distribuidores de Equipamentos de Cozinhas e Afins (CANADIFA), Senhor Eddy McPeck, da Associação de Industriais Metalúrgicos e de Mineração (AIMM), Senhor Alfredo Gibbs e Confederação Venezuela de Industriais (CONINDUSTRIA).

A associada do Simmepe, Máquinas Piratininga do Nordeste, representada por seu diretor Antonio Sotero, apresentou ao presidente venezuelano Hugo Chávez e também no seminário realizado em Caracas, projetos com tecnologias de sistemas construtivos em aço Steellar para edificações de habitações populares; instalações de incineradores ecológicos de resíduos sólidos industriais e hospitalares; além de um sistema de tratamento de resíduos tóxicos.

O diretor da empresa identificou oportunidades de negócios também na indústria açucareira da Venezuela que necessita modernizar suas unidades de produção. Além disso, há ainda boas perspectivas no setor petrolífero que, respondendo por 28% do PIB do País, constituí-se em um potencial comprador de equipamentos da indústria pernambucana.