Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Simmepe reúne empresários e autoridades em confraternização


Cerca de 180 convidados estiveram presentes ao jantar anual de confraternização realizado pelo Simmepe no último mês de dezembro. O evento, que aconteceu no buffet Arcádia Casa Forte, reuniu dirigentes da entidade, executivos das empresas associadas, representantes da Fiepe e dos sindicatos congêneres, autoridades e jornalistas dos principais jornais do Estado.

Em seu discurso proferido durante o encontro, o presidente do Simmepe, João Sandoval da Silveira, destacou aspectos da atual conjuntura econômica do Estado e do País e fez um balanço das realizações da entidade em prol dos seus associados e em apoio às iniciativas visando ao desenvolvimento econômico do Estado.
Sandoval lembrou que houve resultados positivos da economia como um todo, apresentando um crescimento de 4,2 % do PIB nacional, estabilidade política e inflação controladas. Já Pernambuco cresceu a taxa de 3%, revelando um quadro que induz a retomada do desenvolvimento em 2001.

Ele rassaltou, no entanto, que estudos da Fiepe, referentes ao período de janeiro a outubro de 2000, mostram que o segmento metal-mecânico apresentou uma contribuição sofrível. "A indústria metalúrgica registrou um crescimento positivo de apenas 2,84%, enquanto que o segmento de material elétrico e de comunicações teve uma de 2,7% ", destaca. O estudo da Fiepe não incluiu pesquisa sobre a indústria mecânica. Segundo ele, esses dados exigem uma reflexão e especial atenção, diante do que se pretende para este ano.

O presidente João Sandoval destacou ainda em seu discurso as realizações do sindicato em 2000. Ele ressaltou que o Simmepe continuou adotando posições firmes em campanhas de interesse da classe empresarial e de Pernambuco. "Apoiamos o desenvolvimento de pro-jetos estruturadores para o Estado, como a laminadora a frio de aços planos ao carbono, acoplada a uma central de serviços e uma unidade de estamparia. Projeto que vai gerar matéria-prima para as indústrias do Estado e servirá de base para os pólos da Linha Branca de Autopeças".
Sandoval também lembrou que o sindicato participou de campanhas em conjunto com a Fiepe visando a defesa dos legítimos interesses da classe empresarial. Como exemplos ele citou a ação contra a cobrança indevida da TFA (Taxa de Fiscalização Ambiental), do Ibama e a proposta de criação de um programa de parcelamento de dívidas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Pernambuco, a exemplo do Refis, criado pelo governo federal para facilitar a regularização de débitos junto a Receita Federal e ao Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).    

O presidente do sindicato destacou ainda a Fimmepe – Mecânica Nordeste que, em 2000, bateu um recorde de público recebendo cerca de 10 mil visitantes, o que representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

"No ano passado mantivemos nossos programas de estímulo ao avanço tecnológico", disse Sandoval. Entre as iniciativas nesse sentido ele citou a comitiva com mais de 30 componentes formada pelo Simmepe para visitar a 23ª Feira Internacional da Mecânica, realizada no Parque Anhembi, em São Paulo, considerada a maior feira do gênero na Hemisfério Sul.

Outra iniciativa nessa área foi a participação do Simmepe na comitiva da Fiepe que, a convite do presidente Hugo Chavez, visitou a Venezuela em novembro. O Sindicato da Indústria Metal-Mecânica foi o que levou o maior número de representantes na missão empresarial.

João Sandoval destacou ainda a negociação da Data-Base conduzida pelo sindicato. "Mais uma vez, disse ele, as negociações transcorreram de forma tranqüila e sem riscos de greves, resultando em ganhos para ambas as partes", concluiu o presidente.
 

Sindicato prepara a Fimmepe 2001

O Simmepe já está preparando a maior feira da indústria eletro-metal-mecânica da Região. Trata-se da Fimmepe 2001 – Mecânica Nordeste. A meta é superar mais uma vez o evento do ano anterior em número de expositores e visitantes. A feira, conhecida como a maior vitrine de produtos do setor eletro-metal-mecânico do Norte-Nordeste, será realizada em outubro no pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco.
   
Em sua sétima versão, o evento promete atrair ainda mais indústrias importantes do Centro-Sul e do Nordeste. Boa parte das empresas expositoras no ano passado, já demonstraram interesse em participar da Fimmepe 2001 – Mecânica Nordeste.

Segundo o empresário João Sandoval da Silveira, presidente Simmepe, a feira realizada em Pernambuco possui as condições ideais para atrair um número cada vez maior de expositores. Por isso o sindicato está intensificando a divulgação este ano com o objetivo de despertar a atenção de novos expositores de outras regiões para potencial do mercado nordestino.

Sandoval revela ainda que o Simmepe também espera atrair indústrias de Pernambuco que ainda não participam do evento. Para o presidente do sindicato, muitos empresários locais ainda não descobriram o potencial das feiras para alavancar suas vendas. "A Fimmepe é um importante veículo de divulgação de produtos e de realização de negócios imediatos ou a curto e médio prazos", ressalta.

Ao longo de 6 anos ininterruptos, o potencial de geração de negócios da Fimmepe – Mecânica Nordeste tem sido reconhecido pelas centenas de empresas que já participaram como ex-positoras. Além dos expositores e visitantes, a própria economia do Estado é beneficiada, uma vez que muitos empresários que vêm apenas visitar o evento e acabam trazendo negócios para Pernambuco.

Segundo João Sandoval, isso mostra que a Fimmepe representa muito mais do que uma simples feira, pois já pode ser vista como um movimento em prol do fortalecimento da indústria de Pernambuco e da região Nordeste. Em razão disso, ele vê a feira como uma grande oportunidade de consolidar o Estado como portal de entrada para o mercado nordestino de bens de capital produzidos no Brasil e exterior.

Sandoval afirma que não há no Nordeste outro evento de porte considerável destinado ao setor industrial-eletro-metal-mecânico. "Não é sem motivos, portanto, que a Fimmepe vem se consolidando como um acontecimento de abrangência efetivamente regional", afirma.

Ele destaca ainda que o parque industrial nordestino vem se constituindo em um mercado cada vez mais importante para os fornecedores de bens de capital devido ao seu constante processo de expansão. Além disso, ele afirma que a indústria da região também passa atualmente por uma profunda reestruturação para se adaptar aos novos tempos do mundo globalizado. "Todas essas mudanças dependem essencialmente da aquisição de tecnologias e equipamentos mais modernos que não são produzidos na região", ressalta.

João Sandoval ressalta ainda que a Fimmepe conquistou credibilidade nacional e já está definitivamente inserida no calendário anual de feiras do País. Por essa razão, a feira, ao longo
dos anos, vem contando com o apoio de instituições como a Abimaq/Sindimaq, Abinee, Abiplast, ABS, Banco do Nordeste, BNDES, Sebrae, Fiepe, entre outras entidades, além do Governo de Pernambuco.

Eleições Sindicais do Simmepe

O Simmepe realizará, no próximo dia 22 de fevereiro, a eleição para a renovação da Diretoria, Conselho Fiscal e Representação junto à FIEPE. O pleito acontecerá na sede do sindicato no horário das 9h às 20h.

Para exercitar o direito de voto, os associados deverão estar com suas contribuições sociais quitadas, conforme prevê os estatutos do sindicato. O atual presidente do sindicato, João Sandoval da Silveira, alerta para a importância da participação ativa de cada associado no processo eleitoral. "Isso será fundamental para que o sindicato possa manter vivos os ideais que o norteiam", ressaltou.

Sandoval também lembra que a participação maciça dos eleitores será imprescindível para que seja atingido o quórum mínimo de 2/3 dos associados com direito a voto.

CHAPA 1:

Presidente: Italo Brasil Renda Filho;
1º Vice-Presidente: José Heimer;
Vice-Presidentes: João Sandoval da Silveira, Edson Mororó Moura e Mário Barbosa Beltrão;
1º Secretário: Alexandre José Valença Marques; s
2º Secretário: Sebastião Pontes da Silva Filho;
1º Tesoureiro: Mário Conte;
2º Tesoureiro: Francisco Canindé de Macedo;
Suplentes de Diretoria: Antonio Sotero de Farias Sobrinho, Gil José Martins Filho, Moacyr Marcon, Luís Otávio Gomes Koblitz e José Carlos de Oliveira Correia; CONSELHO FISCAL:
Efetivos: Josias Silva de Albuquerque, Antonio Azevedo Matias da Silva e Paulo José Gomes Sales;
Efetivos: Italo Brasil Renda Filho e José Heimer;
Suplentes: João Sandoval da Silveira e Armando de Queiroz Monteiro Neto.

 

CHAPA 2:

Presidente: Edson Mororó Moura;
1º Vice-Presidente: José Heimer;
Vice-Presidentes: João Sandoval da Silveira; Italo Brasil Renda Filho e Mário Barbosa Beltrão;
1º Secretário: Alexandre José Valença Marques;
2º Secretário: Sebastião Pontes da Silva Filho;
1º Tesoureiro: Mário Conte;
2º Tesoureiro: Francisco Canindé de Macedo;
Suplentes de Diretoria: Antonio Sotero de Farias Sobrinho, Gil José Martins Filho; Moacyr Marcon; Luís Otávio Gomes Koblitz e José Carlos de Oliveira Correia; CONSELHO FISCAL:
Efetivos: Josias Silva de Albuquerque, Antonio Aze-vedo Matias da Silva e Paulo José Gomes Sales;
Efetivos: João Sandoval da Silveira e José Heimer;
Suplentes: Edson Mororó Moura e Armando de Queiroz Monteiro Neto.

Associe-se ao sindicato

O Simmepe não só representa os interesses dos empresários nas discussões geradas por ocasião da celebração periódica da Convenção Coletiva de Trabalho, mas também realiza importantes ações no sentido de apoiar suas associadas no desenvolvimento de novos mercados, acesso a novas tecnologias, além de oferecer assessoramento nas questões tributárias e trabalhistas.

O sindicato tem promovido missões a feiras internacionais e intercâmbio com empresas de diversos países. Além disso, promove anualmente a Fimmepe – Feira Mecânica Nordeste que atrai expositores de vários estados do Brasil, ampliando as oportunidades de negócios para o setor eletro-metal-mecânico em Pernambuco.

Entre em contato conosco e associe-se, através dos fones: (81) 3423.8441/8744; e Fax: (81) 3423.8231

Norma trabalhista

O assessor jurídico do Simmepe, José Otávio Patrício de Carvalho, alerta aos associados do sindicato para a Portaria n° 6, da Secretaria de Inspeção do Trabalho de 05.02.2001, publicada no DOU de 07.02.2001, que altera o Quadro dos Serviços e Locais considerados insalubres ou perigosos para o trabalho de menores de 18 anos. Ele lembra também que a proibição do trabalho do menor nos referidos serviços e locais se estende, inclusive, ao menor aprendiz e persiste mesmo com o uso de EPIs.

Carvalho esclarece ainda que, com relação aos adultos, mesmo nos serviços e locais constantes no quadro, a caracterização de insalubridade ou da periculosidade dependerá de perícia técnica, sendo aplicável a regra do artigo 195 da CLT.