Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Sindicato promove Fórum de Certificação

O I Fórum de Certificação de Pessoas para a Indústria, realizado pelo Simmepe, em parceria com a Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) e apoio da Petrobras e Fiepe, foi realizado no dia 9 de novembro no auditório da Casa da Indústria. O objetivo do evento foi reunir a comunidade local para compartilhar os processos de certificação de pessoas de cada instituição e identificar a demanda da região.
“Essa foi mais uma iniciativa do Simmepe com o objetivo de estimular a formação de profissionais especializados para atender a demanda dos polos da indústria naval e de petróleo e gás que estão sendo implantado no Estado a partir da instalação da Refinaria Abreu e Lima e dos estaleiros no Complexo Industrial e Portuário de Suape”, disse o presidente do Simmepe, Sebastião Pontes.
O Fórum reuniu o empresariado local e entidades de certificação do país, para debater as carências da região em segmentos estratégicos para a atual conjuntura de desenvolvimento da região. Na ocasião, os participantes puderam esclarecer as dúvidas e conhecer as vantagens da certificação de pessoas como gerador de oportunidades de trabalho em empresas de grande porte.
Entre os temas discutidos, destacaram-se: A Experiência da Petrobras na Qualificação de Inspetores para a Indústria; O Sistema Senai de Certificação Profissional e as Demandas e Necessidades da Indústria Local e o Estabelecimento de um Centro Integrado de Qualificação em Pernambuco, entre outros assuntos.

Toma posse nova diretoria do Simmepe

O empresário Sebastião Pontes, da Polifrio, foi reconduzido ao cargo de presidente do Simmepe no dia 30 de novembro, quando a nova diretoria eleita para o triênio 2011/2013 tomou posse em reunião realizada na sede do sindicato. O executivo foi reeleito em chapa única com a missão de manter a trajetória de fortalecimento do Simmepe como órgão de defesa dos interesses da classe empresarial e do estado de Pernambuco.
Em seu primeiro mandato, Sebastião Pontes liderou o processo de criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das indústrias do setor eletro-metal-mecânico e a sua inserção nas cadeias produtivas dos projetos estruturadores em implantação no Estado. Outro foco, foi o estímulo a capacitação dos empresários associados por meio da promoção de programas de qualificação de gestores e funcionários, além da promoção de missões empresarias a eventos nacionais e internacionais. Os resultados alcançados nos últimos três anos garantiram não só o fortalecimento da instituição, mas também a conquista de novos associados. Veja a chapa eleita:
CONSELHO FISCAL: Luís Alberto Soares de Melo; Flávio Conte e Antônio Azevedo Matias da Silva; Suplentes: Eduardo José Renda; Antônio Ernani Rodrigues Brasil e Wadi Nicola Mansour. (Efetivos).
REPRESENTANTES NA FIEPE: Sebastião Pontes da Silva e João Sandoval da Silveira Suplentes: Alexandre Valença Marques e Armando de Queiroz Monteiro Neto. 
 

Grande público garante muitos negócios na Mecânica Nordeste

A 16ª edição da Mecânica Nordeste – Fimmepe superou as expectativas e trouxe resultados bastante positivos para expositores e visitantes. Representantes de empresas de todo o País se surpreenderam com o fluxo de pessoas registrado nos quatro dias de feira. Um público formado por empresários, engenheiros, técnicos e estudantes que garantiram a conquista de novos clientes e abriram oportunidades concretas de negócios futuros (Veja matéria na página 3).
Considerada como o mais importante evento destinado ao segmento industrial do Norte/Nordeste, a Fimmepe reuniu indústrias de máquinas, equipamentos e ferramentas de vários estados do País. Essas empresas, através da Mecânica Nordeste, aproveitaram o momento de expansão vivido pelo mercado nordestino, e especialmente em Pernambuco, para ampliar seus negócios na região.
“Os resultados alcançados revelam que a Mecânica Nordeste está consolidada como instrumento de promoção de negócios”, afirma Sebastião Pontes, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pernambuco (Simmepe), entidade promotora do evento. Segundo ele, inúmeras empresas já garantiram presença no evento do próximo ano demonstrando, com isso, que os resultados alcançados foram satisfatórios.
O evento, realizado de 18 a 22 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, também se apresentou como portal de entrada para as empresas interessadas em se tornarem fornecedoras dos grandes empreendimentos que estão instalando em Pernambuco. O estaleiro Atlântico Sul e a refinaria de Petróleo Abreu e Lima, por exemplo, participaram com estandes na feira com o objetivo de fazer contatos com as empresas potenciais fornecedoras de produtos e serviços.
A Fimmepe foi aberta pelo presidente em exercício do Simmepe, João Sandoval da Silveira e pelo o presidente da Federação das Indústrias, Jorge Corte Real. A solenidade foi marcada pela presença de lideranças empresarias e governamentais, como Jenner Guimarães, presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper).

Indústria pernambucana é divulgada na China

Os dirigentes do Simmepe, Sebastião Pontes (presidente), Alexandre Valença (vice-presidente) e Girley Brazileiro (secretário-executido) participaram da missão empresarial organizada pela Fecomércio à China, no mês de outubro. Na viagem, os representantes do sindicato tiveram oportunidade não só de divulgar o potencial da indústria eletro-metal-mecânica de Pernambuco para receber investimentos, mas também de identificar possibilidades de formação de parcerias entre empresas locais e estrangeiras.
Durante seminários realizados em Xangai e  Cantão – onde visitaram a maior feira de importação e exportação do mundo – Girley Brazileiro proferiu palestra para empresários chineses sobre a Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Pernambuco. Os focos foram as características do setor e suas perspectivas de desenvolvimento. Após a palestra foram realizadas rodadas de negócios.
“A participação nesta missão foi muito oportuna uma vez que possibilitou o intercâmbio de informações entre os integrantes da comitiva pernambucana e os empresários chineses, gerando assim inúmeras oportunidades para realização de negócios futuros”, afirmou Sebastião Pontes.
Com agendas de negócios nas cidades de Xangai, Pequim e Cantão, a missão possibilitou aos participantes testemunhar de perto a surpreendente pujança da economia chinesa que, há mais de 10 anos, registra um crescimento médio de sua economia de 10% ao ano.. Como reflexo desse processo de crescimento acelerado, o país transformou-se em um verdadeiro canteiro de obras com centenas de gruas compondo a paisagem que aos pouco vai se transformando com novos viadutos e edifícios gigantescos. Outro indicador é o mar de gente que pode ser visto nas ruas, cerca de 1,4 bilhão de consumidores que garantem ao país o título de maior mercado mundial.
 

Prometal III capacitará empresas associadas

O Simmepe se prepara para lançar o Prometal III, programa desenvolvido em parceria com Procompi – Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias da Federação das Indústrias (Fiepe), em convênio com a CNI e Sebrae Nacional.
A exemplo das edições anteriores, o programa tem como objetivo fortalecer o setor eletro-metal-mecânico, as entidades sindicais, a cultura de associativismo, além de melhorar a qualificação de mão-de-obra, modernizar a gestão e ampliar o acesso a mercados locais, nacional e internacional.
O programa do Procompi também oferece condições para que as empresas acompanhem o processo acelerado de inovações tecnológicas e econômicas através da transferência de tecnologia.
“O Prometal III surge no momento em que a indústria eletro-metal-mecânica de Pernambuco registra uma crescente demanda por capacitação de recursos humanos em geral e, principalmente, a empresarial a fim de habilitar o empreendedor pernambucano a participar das novas cadeias produtivas do segmento que estão surgindo no estado”, afirmou Sebastião Pontes, presidente do Simmepe.
Segundo Girley Brazileiro, secretário executivo do Simmepe, a terceira edição do programa já recebeu pré-aprovação do Sebrae nacional e neste momento está passando pelos últimos ajustes antes da implantação. O projeto prevê a participação de 30 empresas.
Girley destaca que, entre as metas prioritárias do Prometal III, estão  a promoção da modernização das das indústrias do setor a fim de aumentar a competitividade por meio da inovação tecnológica, de novas estratégicas de mercado e da sustentabilidade socioambiental.