Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Simmepe e Reed firmam parceria para comercialização da Fimmepe

O número de visitantes cresceu 18% na Mecânica Nordeste deste ano

   O Simmepe, que realiza a Fimmepe – Mecânica Nordeste há 18 anos, firmou contrato de parceria com a Reed Exhibitions Alcântara Machado para a promoção da feira a partir de 2013. Pelo acordo firmado, o Simmepe continuará como detentor da marca da Fimmepe e a Reed será responsável pela organização e comercialização do evento.
   “O mercado de feiras do Brasil tem sido foco dos grandes grupos internacionais. Atento a essa realidade, o Simmepe não poderia deixar passar a oportunidade de criar as condições necessárias para dar à Mecânica Nordeste uma nova dimensão capaz de atender às grandes demandas que estão surgindo em Pernambuco”, afirmou Sebastião Pontes, presidente do Sindicato.
   “Através do nosso expertise em feiras de negócios e eventos no setor industrial ao redor do mundo, vamos trazer para a região Nordeste o que há de mais moderno e tecnológico em relação a estrutura e organização. Queremos investir na feira e no desenvolvimento das cadeias de produção da região, que cada vez mais vem se desatacando como um grande mercado”, disse Paulo Octavio de Almeida, vice-presidente executivo da Reed, maior empresa do mundo em seu segmento.
   Com a Fimmepe, Reed incorpora ao seu leque de eventos mais uma feira de destaque. Este ano, a 18ª edição da Mecânica Nordeste, realizada de 22 a 26 de outubro, trouxe resultados bastante positivos para expositores e visitantes. Representantes de empresas de todo o País se surpreenderam com o fluxo de pessoas registrado nos cinco dias de feira, que cresceu 18% em relação ao ano anterior, passando de 7,9 mil para 9,3 mil. Foi um público formado por empresários, engenheiros e técnicos interessados em conhecer as novidades e fazer negócios.
   “Esses números mostram que o mercado regional de máquinas, ferramentas e equipamentos está aquecido”, afirma Sebastião Pontes. Segundo ele, um dos diferenciais deste ano foi a maciça participação de pequenas e médias empresas de Pernambuco que estão descobrindo a Fimmepe como canal para ampliação de seus negócios e inserção nas novas cadeias produtivas que estão surgindo no Estado.
   Para a maioria dos expositores, a Fimmepe – Mecânica Nordeste 2012 trouxe resultados muito satisfatórios. Luiz Samões, gerente comercial da Robótika, afirma que seu estande, este ano, registrou mais visitas de clientes potenciais. Segundo ele, o público mostrou-se realmente interessado em seus produtos, deixando boas perspectivas para a realização de negócios futuros.
   Em seu quinto ano consecutivo na Mecânica Nordeste, a Vitor & Buono registrou um resultado 20% superior ao de 2011.”Vendemos máquinas durante o evento e também fizemos boas prospecções para depois da feira”, afirmou Daniel Cobra, diretor comercial;
   Fábio Oliveira, coordenador da filial Pernambuco da SEW Eurodrive, também constatou uma visitação muito boa e já garantiu a participação na Fimmepe do próximo ano. “Planejamos retornar pela quinta vez com um estande ainda maior”, afirmou.
   Durante a Fimmepe, também foram realizados 21 seminários, incluindo workshop de Automação & Instrumentação Industrial, que, pela primeira vez, foi realizado em Pernambuco pela ISA – Internacional Sociedade de Automação. “Temos confiança de que a parceria entre o Simmepe e ISA seja definitiva, uma vez que a feira e o workshop desenvolvem atividades bastante complementares. Com isso, esperamos continuar a trazer para o Nordeste cada vez mais novas tecnologias, conhecimento e informação na área de automação”, ressaltou Jorge Ramos, presidente da entidade na América do Sul.

Pontes é cidadão de Abreu e Lima

Sebastião Pontes recebe a placa das mãos do vereador Cícero Moraes e do presidente da Câmara, Herbert Varela.

   O presidente do Simmepe, Sebastião Pontes, recebeu, na Câmara de Vereadores de Abreu e Lima, o título de Cidadão Abreulimense. A cerimônia foi realizada no plenário da Casa Antônio Amaro Bezerra, no último dia 14 de dezembro, com a presença de lideranças do setor indústrial e político do Estado, como o deputado federal e presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Jorge Corte Real.
   A comenda foi proposta pelo vereador Cícero Moraes (PTB) em reconhecimento à trajetória de sucesso e realizações do empresário em Abreu e Lima. Pontes é sócio-proprietário há 25 anos da empresa Polifrio do Nordeste, responsável por 120 empregos diretos no município e mais 360 indiretos e também presidente do Centro das Indústrias de Pernmbuco (Ciepe). “Sebastião Pontes luta pela criação de um novo distrito industrial do município e pela intensificação das ações de qualificação profissional. Enfim, um grande empresário e visionário que ajudou Abreu e Lima a crescer industrialmente”, enfatizou o vereador em seu discurso.
  Por sua vez, Jorge Corte Real afirmou que Sebastião Pontes é um empresário que dedicou sua vida em fazer com que a prosperidade chegue não só aos seus negócios, mas também ao entorno de suas empresas, distribuindo renda e fazendo com que Abreu e Lima cresça. Corte Real destacou ainda a atuação de Pontes à frente de entidades representativas de classe que prestam serviços e desenvolvem atividades que trazem benefícios para a sociedade.
   Falando aos presentes, o presidente do Simmepe agradeceu a homenagem proposta pelo vereador Cícero Moraes e comprometeu-se em dar continuidade à sua luta por novas conquistas para Abreu e Lima. Segundo ele, a implantação de empreendimentos estruturadores como a Fiat está fazendo com que Pernambuco experimente um forte crescimento econômico, com reflexos muito positivos para municípios da Região Metropolitana. Dessa forma, Abreu e Lima, que ocupa uma posição de destaque como um dos principais polos industriais, requer atenção especial dos poderes públicos, a fim de que esteja preparada para usufruir dos benefícios do atual momento no Estado.

Grupo Remme lança portal

Lançamento do Portal durante a Mecânica Nordeste

   A Rede de Empresas Metal Mecânica de Pernambuco – Remme  lançou o seu portal na Internet (www.remme.com.br), com o objetivo de estreitar relações entre empresas do setor para atenderem às demandas de forma mais organizada e competitiva. Segundo o empresário da Metalgil e diretor do Simmepe, o grupo Remme foi criado em 2011 com a finalidade de unir esforços no sentido de acelerar o processo de modernização das empresas, a fim de capacitá-las a atender de forma integrada às novas demandas do mercado regional.
   A rede foi concebida como parte do Projeto de Desenvolvimento Territorial, executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceira com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).
   O portal, que foi lançado em evento realizado  na Fimmepe – Mecânica Nordeste, é uma ferramenta para facilitar novos negócios e a comunicação das empresas com possíveis clientes e associados. Além de informar os serviços prestados pelas empresas associadas – pequenas e micro, em sua maioria – fornece os contatos para potenciais negócios por meio do envio de demandas para atendimento, além da disponibilização de informações sobre o setor, serviços das empresas associadas e seus contatos para novos negócios.

Enai reúne empresários de todo o País

   Com o tema “O Futuro da Indústria”, foi realizado em Brasília o 7º Encontro Nacional da Indústria. O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), reuniu cerca de 2 mil empresários e líderes de entidades representativas do setor industrial nos dias 5 e 6 de dezembro. No encontro, o Simmepe foi representado pelo vice-presidente Alexandre Valença, o diretor Mário Conte e o secretário executivo Girley Brasileiro.
   Na solenidade de abertura do ENAI, a presidente da República, Dilma Rousseff, abriu as discussões falando sobre a importância do investimento na educação e capacitação, além de renovar o compromisso com a redução dos custos de energia elétrica.
   No Enai, os empresários fizeram um balanço da evolução da agenda de competitividade e dos problemas que afetam a indústria; e examinaram as novas tendências mundiais, em especial as tecnológicas, que terão impacto sobre o futuro da economia brasileira e, ao final. divulgaram a Carta da Indústria 2012, com a agenda de prioridades para 2013 (Veja Quadro).

Prometal realiza palestra em janeiro

O Prometal realiza capacitações para gestores e funcionários

   Já estão programadas as atividades para 2013 da terceira edição do Prometal,  programa de apoio à indústria Eletrometalmecânica, que tem como meta principal fortalecer as empresas por meio da qualificação da mão de obra, modernização da gestão e ampliação do acesso aos mercados local, nacional e internacional. O próximo evento a ser realizado será uma palestra sobre Linhas de Crédito, no dia 24 de janeiro. Em fevereiro, será a vez da palestra acerca de Inovação Tecnológica / Novas Tecnologias (softwares e máquinas), no dia 21 de fevereiro. Em breve, a coordenação do projeto estará divulgando a hora e local dos eventos.
   Além disso, estão em andamento, até março, consultorias realizadas nas empresas nas áreas de produção e qualidade. Também está prevista a realização de uma missão empresarial à Feimafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta, que acontecerá em São Paulo de 3 a 8 de junho, a fim de que os participantes possam conhecer as últimas novidades em tecnologia aplicada ao setor industrial. Em 2012, foram realizadas capacitações em ISO 9001/2008, Gestão de Produção e Gestão em Logística Interna. Outras atividades foram palestras em Gestão de Pessoas, Incentivos Fiscais e Meio Ambiente.
   O Prometal é realizado pela Unidade de Relacionamento e Serviços aos sindicatos da Fiepe, em parceria com o Sebrae e o Simmepe, que subsidia para as empresas associadas 50% dos investimentos necessários à realização do programa.

Dirigentes conhecem polo de Joinville

Representantes do Simmepe e Suape Global em visita ao polo metalmecânico de Joinville

   O Fórum Suape Global, projeto do Governo do Estado que tem como objetivo transformar Pernambuco em um polo provedor mundial de bens e serviços nas áreas de petróleo, gás, naval e offshore, realizou missão empresarial ao polo metalmecânico de Joinville (SC) nos dias 29 e 30 de novembro
   O objetivo da missão foi divulgar as oportunidades de negócios que estão surgindo em Pernambuco a partir da implantação de grandes projetos estruturadores, como estaleiros, montadora de veículos e polo petroquímico. Com isso, espera-se atrair empresas para promover o adensamento das cadeias produtivas, a fim de que o fornecimento dos insumos necessários para as grandes indústrias seja feito por empresas instaladas no Estado.
   Participaram da comitiva o diretor do Fórum Suape Global, Sílvio Leimig; o vice-presidente do Simmepe, Alexandre Valença; o secretário executivo do sindicato, Girley Brazileiro, e o analista de negócios da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, José Renato Delgado. Na ocasião, foram realizadas visitas ao Sindimec (Sindicato das Indústrias Mecânicas de Joinville) e a empresas de médio e grande portes, como a Schulz, Rossil, Marcegaglia e Megaestamp. “Vimos uma indústria muito bem estruturada, o que nos abre um grande leque de oportunidades para troca de experiências e formação de parcerias”, afirmou Alexandre Valença.
   O Projeto Suape Global foi lançado em dezembro de 2008. A partir da sua implementação, mais de dez empresas já confirmaram investimentos de cerca de US$ 300 milhões para atender à demanda dos empreeendimentos estruturadores que estão se instalando em Pernambuco.

Associados do Simmepe participam de missão à Coreia do Sul e Japão

Comitiva visita estaleiro da Samsung na Coreia do Sul

   Uma comitiva de representantes de indústrias Metal-Mecânicas participou da missão empresarial à Coreia do Sul e Japão, organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias de Pernambuco e Simmepe, com apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
   O objetivo da missão foi não apenas investigar oportunidades de negócios nos segmentos naval e offshore, mas também promover a capacitação empresarial por meio de visitas aos estaleiros Hyundai, Samsung, Ishikawagima Harima e STX, além de empresas fornecedoras da cadeia produtiva do setor naval nos dois países.
   Na viagem, também houve oportunidade para visitas às feiras Offshore 2012 e Marine Tech Korea 2012, ambas na Coreia do Sul. A comitiva participou ainda da reunião anual do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, na sede do Keidanren (Confederação das Indústrias do Japão), em Tóquio, na qual temas de interesse comum dos dois países fizeram parte da pauta de discussões.
   Participaram da missão ao Japão e à Coreia os diretores do Simmepe Leonardo Marques, Debora Black e o secretário executivo  do Sindicato Girley Brazileiro, além de representantes das empresas associadas Galvaniza, Utipec, Sermotec.
   Segundo Girley Brazileiro, a viagem possibilitou uma visão ampla do grande avanço tecnológico vivido pela indústria naval dos dois países, o que remete aos grandes desafios que a indústria brasileira ainda necessita enfrentar em áreas diversas, como produtividade, infraestrutura, gestão e capacitação de mão de obra.