Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Metalúrgicos demonstram preocupação com o futuro do Polo Naval

As recentes manifestações de candidatos à Presidência da República, que não mostram claramente o posicionamento com relação ao futuro da indústria naval brasileira, está causando preocupação nos trabalhadores do setor em todo o País. Esta inquietação foi constatada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande (Stimmmerg), Benito Gonçalves, que participou recentemente de reunião da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), em São Bernardo do Campo (SP), acompanhado do diretor Sandro Laranjo.
O motivo principal do encontro foi a construção de um acordo coletivo nacional para os trabalhadores metalúrgicos. “Nossa intenção é unificar os salários e os direitos dos trabalhadores. A medida evitaria a migração da mão de obra, porque os salários ficariam iguais em todas as regiões”, justifica Gonçalves. “Os salários já estão praticamente iguais, mas nós aqui em Rio Grande conquistamos algumas vantagens que não existem em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, onde também eles têm outras vantagens que ainda não temos aqui. A unificação é uma questão de justiça, porque todos os nossos companheiros receberão os mesmos benefícios, sem distorções de uma região para outra”, destacou.
Definição
A preferência de candidatos à Presidência da República em energias limpas em detrimento do pré-sal, manifestadas recentemente na imprensa, também repercutiu no encontro da CNM. As lideranças sindicais dos metalúrgicos entendem que agora a indústria naval deverá ficar em compasso de espera até passar as eleições para ter uma definição sobre o futuro do setor, que hoje depende quase que exclusivamente da Petrobras e do pré-sal.
Benito Gonçalves diz que a apreensão é a mesma em Rio Grande: “Neste momento, minha preocupação é com a continuidade do Polo Naval”, observou.
O sindicalista também estranha que a grande imprensa do Estado, ao entrevistar os candidatos à Presidência, não questione o posicionamento deles com relação ao Polo Naval do Rio Grande, “que é um investimento de grande importância para todo o Rio Grande do Sul”.
simmepe 10