Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

A 20ª Edição da Feira Mecânica Nordeste começa nesta terça-feira, dia 21

Nesta terça-feira (21) começa, no Centro de Convenções de Pernambuco, a 20ª edição da Fimmepe – Mecânica Nordeste 2014, a maior feira industrial do Norte/Nordeste. No evento, micro, pequenos e grandes empreendedores vão encontrar máquinas, ferramentas e equipamentos para montar, ampliar ou modernizar suas empresas. Entre os expositores estarão os principais fabricantes e distribuidores de produtos para todos os segmentos da indústria metalmecânica e eletroeletrônica. O evento vai até a sexta-feira (24), funcionando sempre de 16h às 22h. A entrada é franca.

Na feira encontra-se desde as mais simples ferramentas manuais até máquinas robotizadas de alta tecnologia. Assim, um pequeno empreendedor pode encontrar as máquinas e equipamentos necessários para montar uma pequena oficina de fabricação de grades e portões de metal, como médias e grandes empresas podem encontrar máquinas automatizadas de corte e dobra de chapas metálicas ou um robô para modernizar e ampliar a sua indústria.

Mais de 30 micro e pequenas indústrias do Estado de Pernambuco estarão expondo ao lado de grandes multinacionais do segmento metalmecânico e eletroeletrônico. Para isso, essas empresas contam com o apoio do Sebrae/PE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que subsidiou parte do valor dos estandes a partir de um convênio firmado com o Simmepe (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Pernambuco), entidade realizadora do evento.

Ao todo, cerca de 150 empresas estarão expondo suas marcas no pavilhão com 13,5 mil metros quadrados. As expectativas são de uma visitação de mais de 11 mil pessoas, um público formado, principalmente, por empresários e técnicos vindos de Pernambuco e estados vizinhos em busca de soluções para ampliar, modernizar ou implantar seus negócios.

          Segundo Girley Brazileiro, secretário executivo do Simmepe (Sindicato da Indústria Metalmecânica e Eletroeletrônica de Pernambuco), entidade que realiza do evento há 20 anos, a feira é um importante instrumento de promoção do desenvolvimento e modernização da indústria regional. Desde 2013, o Sindicato tem como parceira a empresa multinacional Reed Exhibitions Alcântara Machado, que é responsável pela promoção, organização e comercialização da feira.

“A indústria metalmecânica e eletroeletrônica de Pernambuco e do Nordeste vêm experimentando, desde a metade da década passada, uma dinâmica de crescimento e desenvolvimento crescente, que promete oferecer, por um bom tempo, uma positiva perspectiva de mudança e modernização do setor industrial. Nesse contexto, a Fimmepe se insere como importante elo de ligação entre os produtores das mais modernas tecnologias aplicadas ao setor industrial e as empresas da região que necessitam investir para se adequarem às demandas dos novos tempos”, afirma Brazileiro.

Além da exposição, a feira contará com rodadas de negócios organizadas pela  ONIP – Organização Nacional da Indústria do Petróleo. Nesses encontros, grandes empresas (âncoras) terão a possibilidade de identificar alternativas competitivas de fornecimento de bens e serviços no mercado doméstico, com foco específico na demanda, gerando oportunidade de negócios para as empresas da região.

Também estão programadas visitas técnicas ao Complexo Industrial e Portuário de Suape com os expositores para que eles possam conhecer melhor as instalações e constatem, in loco, todo o potencial que existe na região para as empresas locais e dos demais estados.

Durante o evento, empresas expositoras como a Parker, Murata, Granfer e GRV estarão realizando workshops apresentando lançamentos e tirando dúvidas dos usuários sobre seus produtos. As palestras serão realizadas no auditório montado no pavilhão de exposições na Rua E29, em horários pré-determinados.

Entre os segmentos participantes da feira estão: Automação e controle de processos, Componentes industriais, Autopeças, Engenharia industrial, Informática, Máquinas e Equipamentos, Manutenção e Peças de reposição, Material eletroeletrônico, Navipeças, Óleo e Gás, Robótica, Entidades financeiras, Serviços e consultorias.


O credenciamento para visitar a feira é gratuito para quem fizer antecipadamente pela Internet. Para isso, basta entrar no sitewww.mecanicanordeste.org.br e clicar no link “Credencie-se”. O endereço virtual também conta com outras informações sobre o evento e fotos da edição anterior.

Foto Fimmepe