Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Empresários da indústria defendem reformas tributária e trabalhista

Mais de 1.800 líderes empresariais participaram do  9º Encontro Nacional da Indústria (ENAI) realizado quarta e quinta-feira desta semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A abertura do evento contou com a presença dos ministros Aloizio Mercadante, da Casa Civil, e Mauro Borges, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e do senador Armando Monteiro Neto. Estiveram representando o Simmepe o presidente Alexandre Valença e o secretário executivo Girley Brazileiro.

Entre os assuntos debatidos no encontro destacaram-se temas como produtividade,  reforma tributária, educação, infraestrutura, relações do trabalho, segurança jurídica e integração do Brasil à economia internacional. No encontro, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destacou que o Brasil precisa promover reformas que favoreçam o aumento da competitividade das empresas e a recuperação do crescimento da economia. “Precisamos de ações concretas. Só assim a confiança para investir será restaurada”, afirmou Andrade.

Para ele, aumentar a produtividade da indústria brasileira depende de uma combinação ampla de medidas, que devem ser tomadas dentro e fora das empresas pelo setor produtivo e pelo Estado. Entre as mais urgentes estão a cultura da inovação, as reformas tributária e trabalhista e o investimento em pessoas.