Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Solenidade marca comemoração dos 80 anos do Simmepe

O Simmepe comemorou 80 anos de fundação em grande estilo. A passagem do octagésimo aniversário da entidade foi marcada por uma solenidade realizada do JCPM Trade Center, que contou com a presença de lideranças empresariais, associados do Sindicato e representantes das indústrias do Estado.

2 O presidente Alexandre valença e os ex-presidentes Sebastião Pontes, João Sandoval, Celso Batistela e Mário Conte

O Presidente Alexandre Valença com os ex-presidentes Sebastião Pontes, João Sandoval, Celso Batistela e Mário Conte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O evento, realizado na última quinta-feira, marcou também o lançamento do livro contando a história do Simmepe, uma publicação de encadernação luxuosa que relata as importantes conquistas do Sindicato durante suas oito décadas de história, bem como, o surgimento, desenvolvimento e consolidação da indústria metalmecânica e eletroeletrônica de Pernambuco. A publicação, editada pela BB Editora de São Paulo, contou com o patrocínio das empresas Galvanisa, Elcoma, Gasil, Lumetron, Polifrio, Aerotec, Alphatec, Estaleiro Atlântico Sul, Gerdau, Globo Metalúrgica, Impsa, Iane, Mec-Tronic, Metal Design, Metalpil, Mundo das Placas, Noraço, Pórtico, Indústrias Reunidas Renda, Serralharia Ferralumínio, Utinav e Zipco.

3 Líderes empresariais e representantes da indústria participaram do evento

Líderes empresariais e representantes da indústria participaram do evento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Falando aos presentes, o presidente do Simmepe, Alexandre Valença, destacou a trajetória vitoriosa da entidade, que, ao longo dos anos, se consolidou como uma das mais importantes do setor produtivo do Estado. Ele destacou a coragem, pioneirismo e visão de futuro de Tércio Carneiro e Euclides Pereira de Lucena, líderes que deram início a organização empresarial do setor na década de trinta, bem como enalteceu o trabalho dos presidentes que os sucederam.

1 Dirigentes empresariais discerram a placa comemorativa

Dirigentes empresariais discerram a placa comemorativa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Valença, a passagem do octogésimo aniversário do Simmepe deve ser não apenas como uma rara oportunidade de expor o memorial de suas grandes realizações, mas também como uma ocasião para o estabelecimento de um novo referencial com vistas à construção de uma renovada trajetória de atuação, voltada ao progresso do setor industrial de Pernambuco.

4 Grupo de câmara se apresenta na solenidade

Grupo de câmara se apresenta na solenidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o presidente, as conquistas alcançadas nos 80 anos de existência revelam um Simmepe de densidade política consolidada e com responsabilidade de fazer cada vez mais visando o cumprimento da sua missão, isto é, defender interesses da categoria empresarial e do setor produtivo do Estado. “Imensos desafios se apresentam, assim como novos propósitos são delineados. É este nosso compromisso maior”, afirmou.

5 Alexandre Valenla, Presidente do Simmepe

Alexandre Valença, Presidente do Simmepe

6. Jorge Corte Real, Presidente da Fiepe

Jorge Côrte Real, Presidente da Fiepe

 

 

Já o presidente licenciado da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), deputado federal Jorge Côrte Real, destacou em seu discurso a importância do setor metalmecânico e eletroeletrônico como uma das bases da economia de Pernambuco. De acordo com ele, o segmento chegou ao ano de 2014 com grandes desafios, entre os quais o esforço em busca da inclusão das indústrias locais nas novas cadeias produtivas que estão surgindo no Estado a partir da chegada de projetos estruturadores. Além disso, Corte Real vê a necessidade das entidades empresariais como o Simmepe e a Fiepe continuarem a luta pela criação de um ambiente que favoreça a produção e estimule a geração de emprego a partir da redução da carga tributária e da implementação de uma legislação justa, que incentive as contratações de trabalhadores.

Durante o evento, o presidente Alexandre Valença homenageou os ex-presidentes Celso Batistela, Mário Conte, João Sandoval e Sebastião Pontes com um presente oferecido pelo Sindicato. Valença, por sua vez, que também é ex-presidente, recebeu a mesma homenagem das mãos do presidente licenciado da Fiepe, Jorge Côrte Real. Em seguida, os dirigentes empresariais descerraram a placa comemorativa dos 80 anos do Simmepe.

Um dos destaques da cerimônia foi a apresentação do grupo de música de câmara “Quinteto Pernambuco de Cordas” que brindou os presentes com um repertório composto por músicas clássicas de virtuoses como Vivaldi e consagradas composições de artistas pernambucanos como Asa Branca e Mourão, entre outras. Ao final, os convidados participaram de um jantar servido pelo buffet do restaurante La Cuisine.