Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Inadimplência da Refinaria é tema de Audiência Pública em Suape

Uma Audiência Pública externa da Câmara Federal foi realizada na última sexta-feira (8) no Porto de Suape com o objetivo de debater a suspensão do repasse de verbas da Petrobras para empresas que prestam serviços à Refinaria Abreu e Lima, bem como as consequentes demissões de trabalhadores que estão acontecendo em Pernambuco.

A audiência foi organizada pelo deputado Federal, Augusto Coutinho, que faz parte da Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara Federal e pelo Deputado Federal, Benjamim Maranhão, que preside a Comissão, além do deputado estadual Aluisio Lessa (PSB), presidente da comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O objetivo do evento foi o de coletar informações para elaboração de um relatório que será encaminhado à Presidência da República. “O governo precisa sinalizar com algum posicionamento, pois o problema é muito grave”, disse Augusto Coutinho ao site JC On Line.

O evento contou com a participação do secretário executivo do Simmepe, Girley Brazileiro, que, na ocasião, representou o presidente do Sindicato, Alexandre Valença. Também participaram representantes das empresas associadas Plain e Galvanisa, que tiveram a oportunidade prestar informações sobre as dificuldades enfrentadas em função da inadimplência dos consórcios que prestam serviços à Refinaria.

Eduardo Plain disse que sua empresa paralisou as operações e que, no pátio da indústria, encontram-se muitas encomendas já enferrujadas, que não podem mais ser aproveitadas. Disse ainda que, desde o ano passado, participou de várias reuniões com a Petrobras, nas quais recebeu apenas promessas de que o problema seria resolvido, mas nada foi feito até agora.

O secretário-executivo do Simmepe, Girley Brazileiro, destacou que as sérias dificuldades causadas pela crise da Petrobrás estão afetando a indústria metalmecânica como um todo. “Como entidade agregadora dos empresários, o Simmepe vem desenvolvendo esforços para mitigar o verdadeiro caos vivido pelas empresas do setor”, ressaltou Girley.

Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Henrique Gomes, que também participou do evento, manifestou descontentamento e preocupação com as demissões em massa que vêm ocorrendo no setor.

simmepe 13 b