Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Empresários conhecem alternativas para redução de custos com energia

Na noite da última quarta-feira (23), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco (Simmepe) promoveu o III Encontro de Negócios com foco na eficiência energética. O evento que iniciou com um coffee break para que houvesse interação entre os convidados, teve o objetivo de fomentar informação buscando a redução de custos com energia elétrica.SONY DSC

As palestras foram ministradas pelo gerente geral da gestão de energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Manoel Malta e pelo diretor executivo da FC Consult, Francisco Castro. Ambos procuraram desmistificar o uso da energia alternativas dentro da empresa e trouxeram dicas valiosas para empresários e associados que lotaram o auditório da sede do sindicato.

Iniciando o encontro, Manoel Malta apresentou ao público, o PE Solar, programa do Governo do Estado que proporciona subsídios para pequenas e médias empresas através de financiamento especializado para instalação de painéis fotovoltaicos. “Instalar uma unidade fotovoltaica na empresa pode beneficiar o meio produtivo, reduzir custos e trabalhar em prol da preservação do meio ambiente”, destacou Manoel.

Manoel explica que a energia fotovoltaica é uma energia elétrica produzida a partir de luz solar e que pode ser produzida mesmo em dias nublados. Ao ser questionado sobre horários noturnos, Manoel respondeu “caso a empresa use energia no horário noturno, seria utilizada o excesso do que não foi usado no período diurno”.

O palestrante Francisco Castro compartilhou informações valiosas sobre a importância de uma boa gestão energética, trazendo ideias inovadoras para atender as necessidades das empresas. “Com soluções simples, pode-se reduzir consideravelmente os custos dentro da empresa”, disse Francisco. O palestrante trouxe ainda, uma nova metodologia, criada a partir de planejamento, execução e monitoria, onde, através de uma análise crítica, é possível fazer mudanças, com foco na redução do consumo de energia.

Para os participantes, o III Encontro de Negócios promovido pelo Simmepe, foi muito proveitoso. “Não consegui estar presente nos dois primeiros encontros de negócios, mas não pretendo perder mais nenhum”, afirma o empresário, David Pessoa.