Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Presidente do Simmepe reúne-se com o presidente Temer e o ministro Mendonça Filho

O presidente do Simmepe e secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco, Alexandre Valença, esteve esta semana em Brasília onde participou de reunião de representantes do setor industrial com o presidente da República, Michel Temer e foi recebido
em audiência pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.
Foto 1 Colocar na Newsletter em cima e na notícia do site
A reunião com Temer foi a primeira de uma série que o chefe do Governo realizará com representantes das federações da indústria dos estados brasileiros. Os primeiros a participar do encontro foram os representantes de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba. “O presidente revelou sua intenção de trabalhar pela aprovação de todas as medidas necessárias para que o País possa superar a atual crise econômica e política, tais como as reformas previdenciária e trabalhista”, afirmou Valença.
Os empresários, por sua vez, reivindicaram a conclusão de obras inacabadas e a adoção de medidas visando dar suporte a recuperação do setor industrial que vem sofrendo com os efeitos da recessão. Entre essas medidas estão a criação de um Refis para a indústria, a fim de negociar débitos fiscais em âmbitos federal e estadual, além da melhoria da oferta de crédito para capital de giro e um maior controle das oscilações de câmbio, para proteger as exportações.
Quanto às obras inacabadas, os empresários cobraram a conclusão da transposição do Rio São Francisco, da Ferrovia Transnordestina e das adutoras do Oeste e do Sertão. Também entraram na pauta a construção do Arco Metropolitano e a agilização do processo de implantação dos terminais de contêineres, veículos, granéis minerais e de trigo no Complexo Industrial e Portuário de Suape.
Foto 2 Colocar na Newsletter abaixo da 1 e na notícia do site
Além de Alexandre Valença, estavam entre os representantes de Pernambuco os empresários Ricardo Essinger, presidente da Federação das Indústrias; Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar; José Antônio de Lucas Simon, vice-presidente do Sinduscon; Gérson Lucena (GL Empreendimentos); Paulo Sales (Baterias Moura); Paulo Drummond (Vivix) e Rafael Coelho, do Sindicato das Indústrias do Curtimento de Couros. Também participaram do encontro o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, e o presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique de Almeida Sousa.
Na audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, o presidente do Simmepe deu início às negociações para a celebração de convênios que possibilitem a inclusão do Sindicato em programas de treinamento e qualificação de mão de obra, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).