Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Saúde e segurança do trabalho em debate

Empresários e executivos de empresas associadas prestigiaram o 9º Encontro Simmepe que teve como objetivo esclarecer dúvidas nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho. No evento, que aconteceu na sede do Sindicato no último dia 27 de abril, especialistas falaram sobre a importância da prevenção contra acidentes e possíveis passivos trabalhistas.

Dando início à noite de palestras, João de Castro, assessor jurídico do Simmepe, esclareceu que acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício da função a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional de caráter temporário ou permanente. Ele alertou que a legislação determina que a empresa deve não só exigir, mas também fiscalizar a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), disse castro.

Por sua vez, Pacífico Pinho, engenheiro de segurança e diretor da D Proteção, lembrou que o investimento em segurança do trabalho pode ser um meio de reduzir custos. “Com um plano bem elaborado, é possível diminuir a quantidade de funcionários afastados, diminuir ações trabalhistas, além de criar um sentimento de integração, respeito e cuidado entre a equipe”, relatou.

Já Luiz Carlos Regueira, coordenador técnico da equipe médica do Sesi, enfatizou que o gasto com prevenção é bem menor que os gastos com os transtornos pós acidente. Ações simples como oferecer uma alimentação saudável, ginástica, lazer, vacinação e atividades educativas, fazem parte das ações primárias de promoção à saúde do trabalhador.

No evento foram sorteados 3 estandes no I Encontro da Indústria de Pernambuco, que será promovido pela Fiepe, no Shopping RioMar, de 6 a 8 de junho.