Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Abimaq Inova debate o futuro da indústria no Brasil

O seminário Abimaq Inova aconteceu na última terça-feira, 30, reunindo empresário e executivos do setor industrial de Pernambuco no auditório do Porto Digital. Realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), com apoio do Simmepe, o evento teve como tema: “Manufatura Avançada, a Indústria 4.0 no Brasil”.

Conhecida também por Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente, a Manufatura Avançada foi o centro do debate sobre produtividade e inovação dos meios de produção. Considerada a quarta revolução industrial, o novo paradigma representa a interação, autônoma e inteligente, entre sistemas de fabricação automáticos complexos.

O diretor regional da Abimaq e presidente do Simmepe, Sebastião Pontes, deu início aos trabalhos cumprimentando os presentes e falando sobre a importância do tema para a competitividade das indústrias brasileiras. Por sua vez, o economista José Carlos Cavalcanti iniciou a série de palestras traçando um perfil do cenário econômico da tecnologia da inovação para o futuro da indústria. Já o diretor de tecnologia e inovação da Abimaq, José Alfredo Delgado, descreveu a experiência da Associação em manufatura avançada. O encontro também proporcionou momentos para interação e apresentação de tecnologias disponíveis no mercado para a Indústria 4.0.

A combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet permite que linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo ao mesmo tempo em que diferentes unidades fabris tomam decisões sobre a produção.