Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Empresários apresentam reivindicações ao vice-governador

 

Empresários e dirigentes sindicais participaram de reunião promovida pela Federação da Indústrias de Pernambuco (Fiepe) com o secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-governador, Raul Henry,  com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao setor produtivo. No encontro, o Simmepe esteve representado pelo presidente Sebastião Pontes e pelo vide-presidente Alexandre Valença, que também é vice presidente da Fiepe e Secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação.

 

Entre os assuntos discutidos, na reunião realizada no dia 15 de maio, estava o Programa de Incentivos do Governo. Os empresários defenderam a importância de se considerar a existência ou não de capacidade de produção ociosa no setor do pretendente  com o objetivo de evitar maiores dificuldades às empresas já instaladas  e também que os incentivos fiscais destinados à novas empresas que se instalarão seja redistribuídos de forma a contemplar todos as indústrias que fabriquem o mesmo produto.

Outro assunto debatido entre os empresários e o secretário foi a legislação aprovada no final do ano passado que só permite aos consumidores buscarem o mercado livre de gás se tiverem um consumo superior a 500.00 metro cúbicos por dia. “A medida vai contra as premissas do próprio Ministério de Minas e Energia, que estimula o aumento da competição e a diversidade de agentes”, explica o gerente de Economia e Negócios Internacionais da FIEPE, Thobias Silva.

Por fim, os empresários também pediram um posicionamento do governo estadual quanto à proposta de criação de mais um feriado que está para ser votado na Assembleia Legislativa. Apesar de reconhecer a importância da Data Magna para a história do Estado, os empresários se posicionaram contra o feriado que chega para tirar mais um dia de produtividade da indústria do Estado.