Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Mais de 60 compradores participam de evento realizado pelo Simmepe

Na noite da última quinta-feira (23), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simmepe), em parceria com a Rede de Negócios de Pernambuco (Renepe) e com a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), realizou o I Encontro de Compradores de Pernambuco, no Empresarial The Plaza, no Recife.

Na ocasião também foi lançado o portal “Fornecedor Industrial”, plataforma criada pelo Simmepe que irá contribuir para a ampliação dos negócios das indústrias, facilitando a vida de quem procura por produtos e serviços.

No encontro, os profissionais do setor de compras que atuam nas indústrias de Pernambuco participaram do seminário: “A revolução na gestão de suprimentos da indústria”. A palestra abordou as inovações estratégicas aplicadas ao segmento, inclusive nas cadeias de suprimentos da indústria 4.0.

Com o auditório lotado, Sebastião Pontes, presidente do Simmepe, deu boas-vindas a todos os presentes e destacou que o encontro tem o objetivo de criar uma interação entre as indústrias e os fornecedores.

Rafael Lira, diretor executivo da Ser Digital, empresa que desenvolveu o Portal “Fornecedor Industrial”, fez a apresentação da nova ferramenta de suporte para os compradores. “O Portal possibilita estabelecer uma relação direta entre as empresas fornecedoras e os clientes em potencial. “O comprador entra no portal, escolhe o serviço e a partir daí começa a fazer cotações e parcerias com diversas empresas do setor de eletroeletrônica, mecânica, metalúrgica e naval”, disse Rafael.

Dando início a noite de palestras, o administrador de empresas com MBA em gestão empresarial, Luciano Melo, destacou que a cadeia de suprimentos da indústria são todas as atividades que envolvem a distribuição do produto para o consumidor final. “A cadeia de suprimentos vai desde a aquisição da matéria prima, manufatura e montagem, armazenagem, controle de estoques, controle de entrada e saída de materiais, até a logística de entrega ao consumidor”.

Para Luciano, o ambiente industrial tem apresentado diversas mudanças técnicas e organizacionais que buscam acrescentar estratégias para a competitividade, integrando as atividades que agregam valor, gerando distribuição de responsabilidades e parceria entre empresas.

“O principal objetivo da cadeia de suprimento da indústria 4.0 é o aumento da sinergia entre os elos da cadeia devido à grande relevância do compartilhamento de informações, buscando assim obter maior nível de satisfação do cliente e a redução de custos”, contou Luciano.

Dando continuidade ao seminário, o administrador de empresas com MBA em gerência contábil, auditoria, perícia e controladoria, Igor Bulhões, buscou mostrar o fluxo de compras e lembrou que com o produto bem comprado, o empresário ganha no momento da venda.

Sobre os controles operacionais, Igor diz que esse processo busca assegurar o cumprimento dos objetivos específicos de uma operação ou transação. “O controle operacional abrange os controles gerenciais e incluem registros, relatórios, sistema de autorização, formulários e aprovação, sendo muito importante para a saúde financeira da empresa”, disse Igor

Outro ponto abordado na palestra foi o controle interno. Sobre esse assunto, Igor lembra da importância da necessidade de ter boas práticas. “Para obter um controle interno eficiente com relação aos procedimentos de compras, é fundamental que esteja segregada as funções de recepção de mercadorias, contabilização e pagamentos de material”, conta Igor.

Sobre a auditoria interna no processo de controle, o palestrante definiu como a avaliação dos controles internos da empresa. O auditor se vale do levantamento do sistema, que compreende o plano de organização e a política de procedimentos, com a finalidade de verificar se este oferece proteção aos ativos da companhia e confiabilidade nas informações e dados de natureza gerencial.

Para Otávio Carvalho, representante da Imetra, a palestra foi esclarecedora.” Foram abordados tópicos importantíssimos. A palestra mostrou a necessidade de assessoria na hora de comprar”, disse. Para Aryanne Gonçalves, do setor de compras da Lismar Game Station, as dicas foram importantíssimas. “Tudo que chega pro setor de compras é urgente. É preciso estar sempre se qualificando e buscar parcerias para desenvolver um excelente trabalho”, concluiu.

“A palestra me fez perceber as funções do comprador. Descobri que Somos clientes desses compradores”, afirmou Ricardo Oliveira, representando a Soldatec. Já para Fagner Paiva que foi à palestra representando a Smart Distribuidora, a palestra gerou um conhecimento necessário para quem trabalha com compras e isso beneficiará compradores e vendedores do Estado.