Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Encontro Simmepe discute a implantação do eSocial

Empresários de empresas associadas prestigiaram o 1º Encontro Simmepe de 2018, que teve o tema: “O eSocial e as Mudanças na Prática Empresarial”, na última quarta-feira (24).

O encontro teve como objetivo, esclarecer dúvidas sobre o eSocial, sistema que começou a ser implantado este mês, pelo Governo Federal, para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais, e tem o objetivo de receber dos empregadores os dados referentes aos trabalhadores. As informações só começam a ser enviadas a partir de março.

As microempresas e os microempreendedores individuais (MEIs) entram na segunda etapa, começando a utilizar o sistema a partir de julho. A terceira etapa, que começa em janeiro de 2019, está reservada para os órgãos públicos.

Com o auditório do Sindicato lotado, a gerente de projetos do Simmepe, Mirella Santos, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do encontro por conta do grande impacto que o eSocial vai causar na gestão de pessoal das micros, pequenas e grandes empresas, já que a adequação para atender às exigências do eSocial não é tarefa simples.

Iniciando a noite de palestras, Alberto Borges, Consultor em gestão de processos de negócio e gestão de pessoas, representante da Lumi Consultoria, destacou a preocupação que as empresas devem ter com o fornecimento de informações e ressaltou a necessidade de engajamento para obter mais sucesso e êxito na implantação do sistema.

“O eSocial espera a transparência dos dados, por isso, todas as informações prestadas precisam ser coerentes com o que ocorre nas organizações e essa é uma responsabilidade que deve ser compartilhada com todos os setores”, disse Alberto destacando que dessa forma, cada setor fica responsável por seus dados e consegue acessar dentro do módulo eSocial apenas as informações que lhes dizem respeito.

O palestrante também contou que o eSocial faz parte do Sistema Público de Escrituração Contábil (SPED), instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários. “As informações da empresa e os dados colhidos com o eSocial serão confrontados a todo momento”, alertou.

Concluindo a palestra, Alberto falou que o sistema do eSocial exige da empresa detalhamento e consistência das informações repassadas. “Os dados obtidos com o sistema será compartilhado com a Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e com o INSS”, disse Alberto.

Dando continuidade ao Encontro, Fabiana Soares, representante da Auditarh e vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), destacou a importância da necessidade de planejamento. Ela lembrou que, com a utilização do eSocial, a empresa precisa prestar informações praticamente em tempo real sobre obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Para Fabiana, a mudança vai impactar na cultura de milhões de empresas. “O eSocial vai unificar o envio de informações trabalhistas aos órgãos reguladores e isso tem trazido grandes desafios para as empresas por conta da necessidade de verificação de prazos e regras, mudança de rotina empresarial, uso de programas específicos para a transmissão das informações e pela complexidade do sistema tributário”, disse.

A palestrante também fez um alerta aos empresários que estavam no encontro. “Por conta da velocidade do compartilhamento de dados, é preciso ficar atento à lei de cotas. Se por acaso a empresa demitir um deficiente físico ou aprendiz, por exemplo, a empresa precisa repor a vaga o quanto antes, para que não haja complicações com o órgão regulador”, alertou Fabiana.

“A palestra foi excelente. Proporcionou um esclarecimento fundamental a respeito das exigências do eSocial, o que vai objetivar meu desempenho no meu trabalho”, disse Jonatha Emanuel, analista de departamento pessoal da AGE Consulting. Já Eliabe da Silva, analista de RH da Simisa, conta que a qualificação é fundamental para a adequação ao sistema. “A palestra reduziu muito minhas dúvidas e creio que assim estarei mais preparado para as mudanças necessárias”, finalizou.