Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Vice-presidente do Simmepe recebe Medalha do Mérito Industrial na Fiepe

Ítalo Brasil Renda Filho, vice-presidente do Simmepe e superintendente das Indústrias Reunidas Renda S/A, empresa associada ao sindicato, recebeu, ontem, a Medalha do Mérito Industrial na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). A condecoração entregue há 27 anos, é a mais alta comenda da entidade empresarial do Estado e tem a finalidade de destacar as personalidades do meio industrial pernambucano que tiveram atuação representativa para o desenvolvimento e crescimento do setor em 2002. O evento de entrega da medalha ocorreu em virtude às comemorações ao Dia da Indústria e contou com a participação de políticos, empresários e representantes de outros sindicatos, com destaque para a presença dos presidentes das federações das indústrias dos Estados de Minas Gerais, Alagoas e do Amapá.

 

Ítalo Filho representa a 3ª geração dos Renda

O pernambucano Ítalo Filho, de 43 anos, representa a terceira geração dos Renda, que tem no avô, o emigrante italiano Pedro Renda, a fundação do clã, no Brasil, nos primeiros anos do século passado, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Em 1929, a empresa se transferiu para Pernambuco. Com formação em Ciências Contábeis e Marketing, Ítalo Filho tem a convicção de que todo profissional, em início de carreira, deve começar de "baixo", percorrendo os diversos departamentos da empresa. Por isso, em 1978, aos 19 anos, começa nos negócios da família, na administração de bens e imóveis e depois na indústria, pelo almoxarifado, até chegar à gerência comercial, na área alimentícia. Por imposição do crescimento e da diversificação dos negócios, foi feita a cisão da Renda Priori, com nascimento, em 1989, das Indústrias Reunidas Renda, voltada para o segmento metalúrgico, na qual Ítalo passa a exercer o cargo de superintendente. Sua gestão se caracteriza pela busca da qualid ade, aumento de produtividade e eliminação de desperdícios, objetivando oferecer aos consumidores, produtos que atendam às suas necessidades, a preços competitivos.


Setor metal mecânico destaca-se no crescimento industrial do Estado

A indústria pernambucana começa a dar os primeiros sinais de recuperação. Apesar da Região Nordeste ter apresentado uma queda de 1% na produção industrial em abril/2002 na comparação com abril/2001, o Estado apresentou um crescimento de 0,3% nesse mesmo período. Destaque para as indústrias metalúrgica, que teve um incremento de 12,5%, minerais não-metálicos (8,4%) e química (3,5%).