Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Setor eletro-metal-mecânico integra acordo de livre comércio com o México

Brasil e México fecharam um acordo comercial que elimina as barreiras alfandegárias de 790 produtos. Entre os principais produtos beneficiados estão os químicos, as máquinas e equipamentos, os eletrônicos, agropecuários e os agroindustriais. A iniciativa é bastante positiva porque vai beneficiar tanto o setor representado pelo Sindicato, quanto aos associados do Simmepe. Esses setores foram escolhidos por serem itens que geram fluxos de comércio importantes em que os dois países são competitivos. O acordo busca intensificar e abrir novas oportunidades para o comércio bilateral, que já cobre uma ampla pauta de produtos, além de impulsionar as negociações de livre comércio entre os dois países.


Novos valores da Previdência Social

Informamos aos associados que em razão à edição da Emenda Constitucional nº 37, de 12/06, que aprovou a prorrogação da CMPF, com aplicação imediata, o ministro de Estado da Previdência e Assistência Social resolveu expandir a Portaria nº 610 de 14/06, alterando a portaria nº 525, de 29/05, a qual reajustou os benefícios da Previdência Social e instituiu novos valores de benefícios da Previdência Social. A instrução detalhada desta matéria foi objeto de nossa Circular Clientes nº 06/2002", de 05/06/2002. Pela nova portaria, não mais prevalecerão as alíquotas de 8%, 9% e 11% que vigorariam a partir do dia 17/06 para os empregados domésticos, avulsos ou equiparados, pois essas alíquotas deixavam de contemplar a redução resultante da incidência de CPMF. Dessa forma, as alíquotas de 7,5%, 8,65%, 9% e 11%, antes prestes para vigorarem de 01/06 a 16/06, continuam a prevalecer até nova alteração dos valores.

 

Latasa é homenageada pelo Gere

A Latasa, empresa associada ao Simmepe, foi homenageada com um almoço, no Mar Hotel, pelo Grupo de Executivos do Recife, o Gere. Na ocasião, estavam presentes cerca de 180 participantes, entre eles, Rafael Nazário, diretor industrial da Latasa, Flávio Donatelli , diretor-financeiro e Márcio Miller, gerente-financeiro da Latasa Nordeste. O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Esporte do Estado, Carlos Eduardo Cadoca, fez a saudação aos convidados. O Gere presta homenagem, mensalmente, a executivos, grupos e organizações empresariais que contribuem para o desenvolvimento da economia do Estado.