Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Workshop recicla empresariado associado

Hoje, a partir das 9h, o Simmepe promove, em seu auditório, um workshop com o professor Wilson Cerqueira, especialista em assuntos trabalhistas. Essa é uma iniciativa que visa capacitar e reciclar o empresariado associado. Na ocasião, o consultor falará sobre o atual movimento sindical do Brasil, eleições X sindicalismo, além de atualizar o público presente com notícias das negociações trabalhistas em vários pontos do país. O evento foi pensado diante da perspectiva da próxima negociação da data-base da categoria e da atual dinâmica das relações sociais, políticas e econômicas nacionais.


Empregados demitidos sem justa causa em agosto têm direito a indenizações salariais extras

A assessoria jurídica do Simmepe lembra que, por força de previsão contida na cláusula 42 da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor, os empregados que forem demitidos sem justa causa, no mês de agosto de 2002, têm direito a uma indenização adicional, disciplinada pelo artigo 9° da Lei n° 7.238/84, correspondente a um salário mensal, além do pagamento dos complementos rescisórios decorrentes do reajuste coletivo que porventura resultar das negociações. Outro ponto salientado é que o Ministério do Trabalho, tendo expedido a ementa n°15, esposa o entendimento de que a indenização será devida nas rescisões cujo término do aviso-prévio trabalho ou a projeção do aviso-prévio indenização finde nos 30 dias anteriores à data-base. Para o caso dos metalúrgicos de Pernambuco, isso corresponde às rescisões comunicadas em julho. A assessoria jurídica aconselha que os prepostos levem às homologações, cópia da Convenção Coletiva de Trabalho.

 

Cadeia produtiva une Simmepe e Governo do Estado

O projeto de implementação de cadeias produtivas do setor eletro-metal-mecânico, liderado pelo Simmepe, tem encontrado respaldo do Governo do Estado. A iniciativa visa conferir maior dinamismo e dimensão ao setor, baseado no potencial de Pernambuco como importante centro de atração de novos empreendimentos. Isso permitirá a implantação de novas iniciativas empresariais que visem processar os insumos produzidos na região, transformando-os em produtos de maior valor agregado. O órgão que representa o governo estadual nesta parceria é a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD/DIPER), integrante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Maiores informações poderão ser encontradas no Simmepe Informa do mês de julho.