Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Simmepe lança Coalizão Empresarial

Buscando uma União regional dos empresários do segmento industrial Eletro-Metal-Mecânico do Nordeste, o SIMMEPE acaba de lançar o projeto da Coalizão Empresarial, com o objetivo de reunir a classe industrial desse segmento, através dos seus sindicatos estaduais, num esforço conjunto que trate de debater assuntos do interesse comum dos vários estados da Região e, com isso, possam de forma harmônica apresentar propostas de políticas setoriais à sociedade organizada e aos Governos. O Projeto foi apresentado esta semana, em Fortaleza, ao SIMEC – Sindicato das Indústrias Eletro-Metal-Mecânicas do Ceará, onde o movimento foi aplaudido e recebeu a adesão dos empresários cearenses. Proximamente o movimento será apresentado aos empresários da Bahia, Maranhão e Alagoas.

 

Suape adota recomendação do MPT

Recentemente, o coordenador da Unidade de Apoio aos Sindicatos (UAPS) da FIEPE, Marcos Esteves, encaminhou à diretoria do SIMMEPE ofício divulgando resolução do Porto de Suape, que atende a recomendação n° 02 de 11.04.2002 do Ministério Público do Trabalho. O documento regulamenta as condições que os usuários do porto devem obedecer para receberem e expedirem suas cargas quando no uso do cais. Segundo a direção do porto, o transporte destinado/oriundo de Suape cabe aos usuários e, portanto, também cabe a eles a contratação e a responsabilidade pelo transportador. A administração portuária sugere que – em caso de impossibilidade de atendimento, parcial ou total, das recomendações – o transportador procure diretamente o Ministério Público do Trabalho. Maiores informações no próximo número do SIMMEPE Informa.

 

FIEPE promove palestra sobre planejamento tributário

No próximo dia 28, às 18h, a FIEPE promove, em sua sede, uma palestra sobre planejamento tributário com o consultor Cláudio Sá Leitão. O evento acontecerá no auditório Antônio Carlos Menezes e visa estimular um maior controle por parte das indústrias sobre esta questão. Na ocasião, serão apontados mecanismos legais de racionalização das despesas em relação ao pagamento de tributos que, cobrados de forma excessiva, geram desequilíbrio financeiro, perda de competitividade e conflitos fiscais.