Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

ALCA pode gerar crescimento nas exportações de bens de capital

Segundo estudo da Abdib (Associação Brasileira de Infra-estrutura e Indústrias de Base) em conjunto com a Funcex, as exportações de bens de capital sob encomenda podem crescer cerca de cinco vezes caso o projeto ALCA se concretize. A informação foi publicada pela Folha Online e reforça a idéia de que os nossos produtos são 17% mais caros que os americanos e canadenses tão somente pela carga tributária imposta pelo governo brasileiro. Ainda de acordo com a pesquisa, 87% dos fabricantes locais de bens de capital sob encomenda são empresas internacionais que podem deslocar investimentos e produção para locais mais atrativos.

 

Acesita promove Ação Inox

De 04 a 06 de setembro, no Recife Palace Hotel, acontece o evento “Ação Inox – Recife”, que se configura como um encontro comercial e técnico com especialistas em aços inoxidáveis. É, portanto, uma excelente oportunidade de trocar informações entre os profissionais do setor. A iniciativa é da Acesita, dos Centros de Serviços Distribuidores e do Núcleo Inox. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Mais informações pelos fones 0800 13 3499 / 0800 14 3499 ou pelo e-mail acaoinox@empareventos.com.br.

 

SIMMEPE realiza terceira rodada de negociações do Dissídio Coletivo

Ontem, foi realizada, na sede do SIMMEPE, a terceira rodada de negociações do Dissídio Coletivo deste ano em torno das 100 propostas, sendo 98 por iniciativa do colegiado profissional e 2 do colegiado econômico, aprovadas pela Assembléia Geral Extraordinária do Simmepe, ocorrida no dia 1º de agosto. Estão previstos mais três encontros para a próxima semana, onde serão debatidos os 20 itens considerados mais polêmicos, tais como reajuste salarial e direitos trabalhistas. As duas primeiras reuniões foram dedicadas à entrega da contra-proposta classista e à análise e discussão dos pontos de consenso.

 

Palestra sobre planejamento tributário

Devido à relevância do assunto o Simmepe renova o convite feito pela FIEPE para a palestra sobre planejamento tributário a ser realizada pelo consultor Cláudio Sá Leitão, no próximo dia 28, às 18h, em sua sede. O evento acontece no auditório Antônio Carlos Menezes e visa estimular um maior controle por parte das indústrias sobre esta questão. Serão apontados mecanismos legais de racionalização das despesas em relação ao pagamento de tributos que, cobrados de forma excessiva, gera desequilíbrio financeiro, perda de competitividade e conflitos fiscais.