Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Empresas de esquadria se unem

Nesta quarta-feira, oito empresas do setor de esquadrias de alumínio de Pernambuco, Paraíba e Alagoas vão realizar coquetel, na sede do Simmepe, para celebrar união em busca da qualidade de seus produtos. A ação, que tem apoio do Simmepe, visa à adequação às exigências das construtoras, que aderiram ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da Habitação – PBQPH. Com a parceria, além de consolidar suas posições nos mercados locais, os fabricantes de esquadria de alumínio se prepararam para enfrentar a concorrência de empresas de outras regiões e países.

 

Setor impulsiona retomada de emprego

A pesquisa mensal de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontou que o setor de máquinas e equipamentos impulsionou a retomada do emprego em setembro na indústria brasileira. Segundo a pesquisa, depois de três meses de cortes, o segmento voltou a empregar. O aumento de trabalhadores nas fábricas em todo o país no mês de setembro foi de 1,3% em relação ao mês anterior. O Nordeste apresentou alta de 6,7 % e Pernambuco de 7,4%. O IBGE revelou também que houve desaceleração do processo de desemprego no setor durante o terceiro trimestre.

 

Aumentos atingem construção civil

A exemplo do que vem ocorrendo com o segmento da indústria eletro-metal-mecânica, a Construção Civil também vêm enfrentando dificuldades devido ao aumento generalizado nos preços dos insumos. A Associação das Empresas de Mercado Imobiliário – Ademi/PE acusa reajuste de até 28% nos últimos 30 dias. No caso do ferro, que também é insumo da indústria metal-mecânica, o aumento foi de 14% nos últimos 30 dias e de 50% nos últimos seis meses. Segundo o presidente da entidade, José Antonio Simon, a Gerdau já anunciou aumento de 26% para dezembro.