Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Coalizão reúne-se com siderúrgicas

Os integrantes da Coalizão Empresarial do segmento Eletro- metal- mecânico Norte/Nordeste reúnem-se na próxima quarta-feira com os presidentes das siderúrgicas CSN, Cosipa e CST – que também são representantes do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS). Os empresários vão discutir o desabastecimento de aços planos no mercado doméstico e os aumentos de preços abusivos que vêm causando graves prejuízos às indústrias da região. O encontro foi articulado pelo presidente da CNI, deputado Federal Armando Monteiro Neto. O presidente do Simmepe, Alexandre Valença, já está em entendimento com Monteiro para que também seja marcada reunião com representantes das siderúrgicas de aços não planos.
 

 

Empresas de aço admitem desabastecimento

A Usiminas e a Cosipa admitem o desabastecimento de alguns tipos de aço no mercado doméstico. A informação foi publicada no jornal O Estado de São Paulo. O presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, informou que a demanda tem sido maior do que as empresas tinham programado. O executivo admitiu a possibilidade de faltar aço no mercado brasileiro neste final de ano. Contudo, ele afirmou que a escassez acontecerá mais na reposição de estoques do que propriamente para a produção. Renato Vallerini Jr, diretor comercial da Cosipa, que é controlada pela Usiminas, também declarou na matéria, que a siderúrgica pretende garantir aos clientes pelo menos a média de compra do ano.

 

Abimaq pede ajuda para reduzir preço do aço

O Estadão publicou também matéria referente ao documento enviado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) ao governo federal. Segundo o jornal, a Abimaq pede providência contra os aumentos no preço do aço aplicados pelo setor siderúrgico e alerta para a falta do insumo no mercado nacional. O documento destaca que a Abimaq vê com muita apreensão o comportamento da indústria siderúrgica brasileira, que coloca o lucro momentâneo das exportações como prioridade, em detrimento do suprimento do mercado interno.