Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Vendas da indústria caem 8,8% em PE

Segundo pesquisa de indicadores industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI / Fiepe), divulgada ontem, a indústria pernambucana registrou queda em seu faturamento de 8,8% no mês de novembro em relação a outubro do ano passado. A instabilidade do mercado e a elevação das taxas de juros em três pontos percentuais em outubro estão entre os fatores que contribuíram para a retração. No estado, a redução de encomendas na metalurgia também provocou o desempenho negativo. No setor da indústria eletro-metal-mecânica, a queda também tem relação com a base de comparação (outubro), que registrou aumento expressivo nas vendas.

O relatório também verificou que em relação a igual período de 2001, o índice apresentou certa estabilidade, com variação negativa de 0,04%. No País, as vendas no segmento industrial tiveram queda de 12,84% em relação a outubro. Na comparação com novembro de 2001, houve crescimento de 2,83%, número considerado modesto pela CNI.

 

Emprego apresenta pequeno crescimento

A variação do pessoal empregado em Pernambuco mostrou tímido crescimento de 0,3% em novembro passado em comparação a outubro de 2002, ficando acima da média nacional com queda de 0,5. A pesquisa mostrou crescimento nos segmentos Metalúrgico (0,21%), Mecânico (0,89%), de Material Elétrico (0,72%) e redução no de Material de Transportes (-3,12%). Por outro lado, no acumulado do ano o Estado apresenta queda de -4,08% contra 0,21% da média nacional.

A massa salarial paga pela indústria local reduziu em termos reais 0,8% de outubro para novembro. O segmento metalúrgico e de material elétrico estão entre os que apresentaram acentuada redução. Também em novembro de 2002, a indústria pernambucana utilizou 74% da sua capacidade instalada. Esse número representa um acréscimo de 1,2 ponto percentual em relação a outubro passado.