Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Alexandre Valença toma posse na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

O presidente do Simmepe, Alexandre Valença, foi empossado pelo governador Jarbas Vasconcelos como secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte na última terça-feira (4). A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a participação de lideranças empresariais e políticas do Estado, como o presidente da Fiepe, Jorge Corte Real, o presidente do Sinduscon, Antônio Carrilho e o deputado Federal Carlos Cadoca, entre outros.

Alexandre Valença assume a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes com a missão de dar continuidade ao trabalho de promoção do fortalecimento da base industrial do Estado e de consolidação da economia pernambucana como pólo regional de comércio e serviços. Para isso, o secretário planeja não só estimular a expansão das cadeias produtivas dos diversos segmentos industriais, mas também valorizar o potencial econômico do Estado nas mais diversas áreas como Turismo e Logística, entre outros.

 

Eletrobrás e empresas vão discutir tarifas

A Eletrobrás e as empresas do segmento eletrointensivo, grandes consumidoras de energia, devem iniciar nas próximas semanas uma queda-de-braço para a redefinição da tarifa cobrada. As empresas alegam que ficarão "estranguladas" com qualquer elevação nos valores de hoje, enquanto a estatal afirma que o preço cobrado ainda está baixo. A intenção da Eletrobrás é compensar perdas que podem chegar a até R$ 2 bilhões com a suspensão de 25% dos contratos iniciais com as distribuidoras, como prevê resolução da Agênica Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Representantes do setor siderúrgico, fabricantes de alumínio, petroquímico, papel e celulose (todos eletrointensivos), porém, dizem que as tarifas não têm como aumentar. "Elas estão excessivamente altas, se comparadas com o mercado internacional", disse o executivo de uma empresa petroquímica, que não descarta a possibilidade de discutir alternativas.