Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Indústria alerta governo sobre alta de aço

Dez entidades representativas de diversos segmentos industriais, que juntas respondem por 30% do consumo nacional de aço, encaminharam ao governo federal documento alertando sobre os impactos dos aumentos "abusivos" do aço. Segundo os setores, a elevação vem afetando os custos industriais, os preços dos produtos finais para o consumidor e a própria inflação, além de afetar a competitividade externa dos produtos.

As instituições reclamam ainda que as siderúrgicas praticam preços dolarizados no mercado interno, embora toda a produção ocorra no país. Além disso, o documento mostra que os preços dos aços planos sofreram reajuste de 63% entre janeiro de 2002 e janeiro passado. No mesmo período, a variação do dólar foi de 45% e a do IGP-M, de 28%.

Segundo os setores, o monitoramento das importações pelo governo e a alta das cotações no mercado externo serviram de incentivo para que as siderúrgicas destinem parcela considerável de sua produção a exportações o que criaria problemas de abastecimento interno.

Entre as entidades que assinam o texto estão Anfavea (automóveis), Abimaq (máquinas), Abinee (eletroeletrônicos), Eletros (eletrodomésticos) e Sindipeças. O Instituto Brasileiro de Siderurgia informou que não faria comentários sobre a política de preços de seus afiliados.


Caixa abre linha de crédito para associados

O Simmepe firmou parceria com a Caixa Econômica Federal a fim de disponibilizar para suas associadas linhas de crédito de longo prazo para compra de máquinas e equipamentos. O financiamento é destinado a pequenas e médias empresas com faturamento anual de no máximo R$ 5 milhões. Com taxas de juros subsidiadas, o plano oferece prazo de pagamento de até 48 meses, com carência de 6 meses. Mais informações no Simmepe com Hildemberg Breckenfeld, pelo telefone: 3423.8744.