Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Fimmepe deve bater recorde em 2003

A diretoria do Simmepe está trabalhando para que a Fimmepe – Mecânica Nordeste 2003, que acontecerá de 20 a 24 de outubro, bata recorde em número de expositores e visitantes este ano. Para isso, o Sindicato vem intensificando os esforços na divulgação do evento junto às empresas do País e ao público alvo do evento. Como parte da estratégia de divulgação, o Simmepe participou este mês com um estande na Brasilplast – Feira Internacional do Plástico, realizada em São Paulo. Na ocasião, foram distribuídos folders e cartazes do evento e realizados contatos com potenciais expositores. Em maio, um trabalho semelhante será realizado na Feimafe – Feira Internacional de Máquinas e Ferramentas em São Paulo. Este ano, o Simmepe também deverá contar com o apoio da Abimaq – Associação Brasileira de Máquinas no sentido de atrair para a Fimmepe um maior número de indústrias do Centro-Sul.
   
     

IBS repudia tributação do aço

O Instituto Brasileiro de Siderurgia – IBS, que reúne no seu quadro social as grandes siderúrgicas brasileiras, distribuiu nota à Imprensa relatando os resultados da reunião convocada pelo Ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan para discutir e analisar as atuais dificuldades de abastecimento do aço e os abusivos aumentos dos produtos, no mercado doméstico. De acordo com a nota, a entidade argumentou que os reajustes no preço do aço resultaram em grande parte dos efeitos da variação cambial na cotação dos insumos importados, bem como daqueles que, embora adquiridos no mercado interno, têm como base os preços internacionais.

O IBS ressalta ainda que, na reunião, afirmou-se que o setor trabalhou com sucesso no sentido de manter a indústria consumidora plenamente abastecida. Em razão disso, os problemas já teriam sido quase totalmente superados através do aumento da oferta interna, em detrimento das exportações. Os diretores do IBS também manifestaram repúdio ao pleito de alguns segmentos consumidores de aço para aplicação de tributação ou contingenciamento das exportações do setor, pois, segundo eles, representam quebra de confiança e abandono das regras do mercado.

Associadas do Simmepe, porém, consideram que o quadro continua crítico no tocante ao abastecimento e os preços não param de crescer. Entre janeiro de 2002 e até hoje o preço do aço teve um aumento aproximado de 80%, com graves reflexos nos preços ao consumidor final.