Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Produção industrial cai em Pernambuco

Em fevereiro, a indústria de Pernambuco apresentou recuo de 1,8% em comparação ao mesmo mês do ano passado segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado interrompe a série de resultados positivos apresentados a partir de setembro de 2002. Já os indicadores acumulados no primeiro bimestres do ano e nos últimos doze meses registraram crescimento de 4% e 1,6%, respectivamente.

Na comparação com fevereiro de 2002, seis dos 14 segmentos pesquisados reduziram a produção. Em sentido inverso, o segmento químico (22,7%) e material elétrico e de comunicações (14,4%) foram os setores que mais contribuíram positivamente. A Região Nordeste sofreu decréscimo de 2,9% no mesmo período, enquanto a média nacional foi de 4,1%.
   
Emprego industrial tem queda de 7,2

O indicador do pessoal ocupado assalariado na indústria pernambucana registra queda de 7,2, em fevereiro, quando comparado ao mês anterior. Com esse resultado, Pernambuco, ao lado de toda a região Nordeste, a aparece como principal impacto negativo na indústria nacional, que registrou queda de 0,2%.

Para todo o País, a análise do desempenho dos dezoito setores mostra que as atividades de produtos de metal-exclusive máquinas e equipamentos (2,8%) estão entre as principais contribuições positivas. No confronto com fevereiro de 2002, o crescimento do emprego foi de 1,1%. Oito locais e dez setores aumentaram o contingente de trabalhadores. Máquinas e equipamentos e de comunicações (8,1%) e produtos de metal (5,1%) estão entre os setores que mostraram influências positivas para esse índice.
   
Comitiva Simmepe à FEIMAFE

Importante: não esquecer que no próximo dia 25 estarão sendo encerradas as inscrições para a participar da Comitiva do Simmepe (Fones 3423.8744/8441 Fax 3423.8231), que visitará a FEIMAFE. Ainda restam algumas vagas. PARTICIPE.