Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Valença se reúne com secretários do Nordeste

O presidente do Simmepe, Alexandre Valença, como secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, participou do II Encontro de Secretários de Indústria e Comércio do Nordeste, que aconteceu na última quinta-feira (dia 24), na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza. Na ocasião, os secretários decidiram trabalhar em bloco para lutar em prol de incentivos e projetos junto ao Governo Federal.

Durante o encontro, ficou acertado que seria definida agenda única para o Nordeste, para a defesa dos interesses regionais. "Entendemos que é preciso haver agenda única a ser trabalhada", afirmou Valença. Para ele, é necessário também, cobrar do Governo Federal a elaboração de uma política de indústria sob a coordenação da nova Sudene. Neste caso, valorizando, de modo especial, a complementação das cadeias e arranjos produtivos de cada estado e integrando-as regionalmente.

Segundo o secretário, uma outra luta dos secretários estaduais será em prol da aplicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional que será criado pelo Governo Federal, em meio a reforma tributária. "Queremos saber qual a parcela que caberá ao Nordeste", ressaltou Valença. O Fundo deverá ser formado por 2% das arrecadações do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Com a finalidade de definir as bases de uma estratégia de desenvolvimento industrial regionalizada será realizado uma oficina de trabalho, no próximo dia 14 de agosto, em Fortaleza, com técnicos das secretarias estaduais e do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), do Banco do Nordeste.

Os secretários programaram uma nova reunião, dentro de 30 dias, em Brasília, com o Ministro e representantes do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior.

 

Refis deve ter prazo prorrogado

O prazo de adesão ao novo Refis – Programa de Refinanciamento de Débitos com a União para empresas e pessoas físicas, que se encerrava no próximo dia 31, deve ser estendido para 30 de agosto. Um projeto de lei de consenso entre os partidos da Câmara e que conta com o aval do governo foi apresentado ontem com regime de urgência e deve ser votado na semana que vem.

Para a prorrogação, o argumento é de que a greve dos servidores, iniciada no último dia 8, prejudicou o processo de adesão, já que a paralisação é forte na Receita Federal. A expectativa dos deputados é a de que o projeto seja aprovado no Congresso até o dia 31.