Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Grandes empresas são maioria na Fimmepe 2003

A Fimmepe 2003- Mecânica Nordeste, que acontece de 20 a 24 de outubro, no Centro de Convenções, terá área 50% maior, em relação ao ano passado, para abrigar o dobro do número de grandes empresas participantes. "Este ano, as gigantes serão maioria na feira", afirma o coordenador do evento, Jocildo Bezerra.

Entre as mega empresas que já confirmaram presença estão a Alcoa, Romi, Grupo Moura, Gerdau e Philips. Também integram a lista de confirmadas no evento a Koblitz, Inal, Durit, Indústrias Renda, UTIPEC, Laminaço, Siemens, BNDES e Polifrio. "A reestruturação é resultado da profissionalizado das atividades de comercialização, que deverá, sobretudo, conferir uma nova feição à organização e administração da Feira", destaca Bezerra.
   
     

Assessoria jurídica esclarece dúvidas sobre convenção coletiva

Diante das dúvidas levantadas por parte dos associados, a assessoria jurídica do Simmepe esclarece pontos sobre o reajuste de salários dos empregados admitidos após a Convenção Coletiva de 2002. Segundo o advogado José Otávio, o reajuste salarial dos empregados admitidos após a data-base de 2002 encontra-se disciplinado no item "4" da Cláusula 4ª.

Dessa forma, admite-se o reajuste proporcional dos empregados admitidos após 16 de setembro de 2002, desde que não receba piso salarial e não existam outros empregados exercentes da mesma função que receberam o reajuste integral, ante o princípio da isonomia salarial (para todo trabalho igual, com o mesmo valor e produtividade assegura-se o mesmo salário – art. 461 da CLT).

EXEMPLO – para um empregado admitido em 05 de janeiro de 2002, sem paradigma na empresa e que perceba salário superior ao piso, o reajuste será de 11,73% (17,5 : 12 X 8). Se esse mesmo empregado tiver sido admitido em 18 de janeiro de 2002, o reajuste será de 10,26% (17,60 : 12 X 7). Isso porque conforme consta do item da CCT citado, considera-se mês a fração igual ou superior a 15 (quinze) dias.