Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Coalizão debate perda de incentivo no frete do aço

A perda do benefício fiscal de crédito presumido do ICMS para as indústrias do segmento Eletro-metal-mecânico que atuam em Pernambuco e Ceará foi o principal tema da reunião da Coalizão Empresarial Norte/Nordeste para esse setor, que aconteceu hoje (24), na sede do Simmepe. O benefício é uma forma de compensar a cobrança do frete pago na hora da compra de aços planos da região Sul e Sudeste do País. Os dois estados concentram 75% das indústrias desse segmento na região, sendo Pernambuco o maior produtor.

Para Armando Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que também participou da reunião, isso vai representar aumento nos custos de produção e perda da competitividade para essas empresas. Para ele, com o fim do benefício, que está previsto na Reforma Tributária, as pequenas empresas também deverão ser afetadas, já que adquirem a matéria-prima de grandes distribuidores instalados nos estados.
   
     

Mudança
No encontro, os empresários também demonstraram preocupação e descontentamento em relação à possibilidade de mudança na data limite para que os estados pudessem conceder incentivos fiscais às empresas interessadas em implantar ou ampliar a produção. O relator da reforma, senador Romero Jucá, optou por retroagir o prazo para 30 de abril último, ao invés de 30 de setembro como pensavam os estados. A mudança vai prejudicar, principalmente, as duas regiões mais pobres do País, que são representadas pela Coalizão Empresarial.
   
     

Mais de 15 mil pessoas visitaram a Fimmepe

Mais de 15 mil pessoas visitaram a 9ª edição da Fimmepe 2003 – Mecânica Nordeste que aconteceu de 20 a 24 de outubro no Centro de Convenções. A expectativa é de que os negócios gerados no evento alcancem R$ 20 milhões. Ao todo, foram 150 expositores contra 100 no ano passado, dos quais 55% vieram de São Paulo.

Este ano, o evento registrou um crescimento de 40% em sua área total, em relação a 2002. Além disso, o número de grandes empresas foi aumentado em 50%. "Ao longo dos anos, o potencial de geração de negócios tem sido cada vez mais reconhecido, o que também coloca a feira como importante vitrine dos produtos e serviços de Pernambuco", afirmou o presidente do Simmepe e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Alexandre Valença.
   
     

Crédito

Em sua primeira participação na Fimmepe, a Caixa Econômica Federal fechou, durante o evento, uma operação de financiamento de uma máquina da Deb’Maq para a empresa Metal Máquinas, que produz facas e contra-facas para o setor de plásticos. O financiamento totalizou R$ 30,2 mil. O gerente da Caixa, Cícero Moraes, entregou o cheque ao diretor da Metal Facas, Luiz Estácio, com a presença do presidente do Simmepe e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Alexandre Valença, e dos diretores da Deb’Maq, Marcos Wanderley e Edson Marinho, no estande do sindicato.