Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Aço pode sofrer aumento de até 20%

O início de 2004 já traz algumas preocupações para o segmento metal-mecânico no que se refere ao preço do aço. Segundo o presidente do Simmepe e secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Alexandre Valença, as siderúrgicas estão apontando o aumento na demanda mundial do aço, motivado pela expansão econômica da China, e também o crescimento nos custos de insumos, a exemplo do coque de petróleo e do minério de ferro, como fatores de pressão para um reajuste significativo no preço do aço.

Além disso, existe ainda a perspectiva de crescimento da indústria nacional este ano, o que também contribuirá para o aumento na demanda no mercado interno. "Como conseqüência desses fatores, a expectativa é de que o preço do aço sofra um aumento de até 20% acima da variação cambial", revela Valença. Ele lembra que, em dezembro passado, o aço já sofreu um reajuste de aproximadamente 10%. Caso se confirmem essas previsões, o presidente do Simmepe acredita que as indústrias do setor deverão sofrer não só com o aumento dos custos de produção, mas também devido a um possível desabastecimento de matéria-prima.
   
     

Simmepe prepara festa de 70 anos

A diretoria do Simmepe vai formar comissão especial para organizar a programação de aniversário dos seus 70 anos. A comemoração, que acontece no próximo mês de setembro, deve movimentar o segmento, reunindo as lideranças empresariais e políticas do Estado.
   
     

Mecânica liderou crescimento da produção em 2003

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que no mês de novembro, quando a produção industrial cresceu 0,8%, oito dos 20 vinte setores pesquisados tiveram desempenho positivo em relação ao mês de outubro. O destaque é o complexo metal-mecânico, que teve melhor desempenho, com crescimento de 8,5%.

A indústria mecânica, com acréscimo de 2,0%, neste índice, sustenta trajetória positiva há cinco meses consecutivos, tendo acumulado entre junho e novembro de 2003 crescimento de 13,5%. No mesmo período, a produção global da indústria avançou 7,6%.

Metalúrgica, com taxa de 2,6% em novembro, vem com desempenho positivo desde maio. Material de Transporte também cresce desde maio e alcança taxa de 5,7% em novembro. Já o segmento de Material-elétrico e de Comunicações cresce desde setembro e, em novembro último, teve taxa de 0,2%.