Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco

Redução do IPI estimulará crescimento

A redução de 5% para 3,5% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre bens de capital, é o primeiro passo concreto dado pelo Governo para estimular o crescimento econômico a partir deste ano. A medida, anunciada na última quinta-feira, atende uma das mais importantes demandas do setor privado nacional.

Seu impacto se fará sentir na redução dos custos dos investimentos em produção física, na geração de empregos e no aumento da competitividade interna e externa da indústria brasileira. "Com esse ato, fica clara a disposição do Planalto de promover o desenvolvimento", afirmou o presidente da Abimaq, Luiz Carlos Delben Leite.

PROMESSA
– A promessa do governo é zerar a alíquota do IPI até 2006. A redução se fará gradualmente e promoverá uma desoneração progressiva dos bens de capital, que respondem por até 60% dos investimentos totais de uma empresa.
   
     

Setor metalúrgico cresce 12% em novembro

O setor metalúrgico cresceu 12,4 % em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse segmento foi um dos que mais contribuiu para a alta de 10,3% registrada na produção industrial de Pernambuco de novembro em comparação ao mesmo período do ano passado. Com esse crescimento, o estado apresentou o melhor desempenho, entre os cincos que apresentaram alta na atividade industrial.

Ainda segundo o estudo, o aumento foi influenciado também pela performance favorável de produtos alimentares (31,6%) e produtos de matérias plásticas (12,5%). O resultado foi bem mais favorável do que o do mês de outubro (2,0%).

Com crescimento positivo de 10,8 %, o segmento de Material Elétrico e de Comunicações (10,8%) foi o principal responsável pelas altas registradas por Pernambuco nos indicadores acumulados no ano (1,7%) e dos últimos doze meses (1,9%). Para o incremento desse índice, contribuíram positivamente seis dos 14 gêneros pesquisados.

NORDESTE – A Metalurgia cresceu 8,8 % em todo o Nordeste e aparece como destaque positivo para a indústria regional, que caiu 10,6% em novembro, em comparação a igual mês do ano anterior. Essa queda no indicador mensal foi a maior de 2003 no Nordeste. A Região também apresentou declínio nos indicadores acumulados no ano (-2,0%), tendo também na metalurgia (3,3%) a maior contribuição positiva. Entre os segmentos que influenciaram negativamente esse indicador está o de produtos de matérias plásticas (-20,5%). Nos últimos doze meses a Região também apresentou queda de -1,5%.